6 Métodos de pregação que Jesus usou que você deveria usar também

6 Métodos de pregação que Jesus usou que você deveria usar também
Texto: João 13:15

“Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também”.

Se há alguém que devemos imitar em nossa pregação, é Jesus!

Acho que todos podemos concordar que Jesus é o maior pregador que já andou na face da terra. Como pregadores do Evangelho, se há alguém que devemos imitar em nossa pregação é Jesus!

Então, como Jesus ensinou?

Aqui estão seis dos métodos de pregação de Jesus que todos nós podemos aprender a partir deles:

1. Jesus contava histórias

Jesus contou inúmeras parábolas (Marcos 4:34). Ele tirava a verdade espiritual da vida quotidiana. Essas histórias não somente fazem de Jesus o pregador mais memorável, como também conecta de forma muito mais profunda. Pense sobre a parábola do Filho Pródigo. Jesus poderia ter proclamado: "Deus te ama tanto que Ele vai recebê-lo de volta a ele, não importa o quão longe você se desviou"

Isso é definitivamente verdade. No entanto, Jesus escolheu contar a história de um rapaz que renegou sua família, desperdiçou a sua herança, voltou para casa pedindo misericórdia, mas foi surpreendentemente recebido de braços abertos por seu pai, que esperava todo dia pelo seu retorno. O que é mais poderoso? Se você quer pregar como Jesus, conte histórias. Muitas delas. Use exemplos do cotidiano para ensinar a verdade espiritual.

2. Jesus chocava as pessoas

Jesus muitas vezes usou hipérbole. Ele ensinou usando exemplos ultrajantes, exageros e declarações chocantes que chamava a atenção das pessoas. Estas declarações não eram todas feitas para serem tomadas literalmente, mas elas definitivamente mostravam um ponto de vista. Por exemplo; Jesus realmente não quis dizer que temos que arrancar os olhos e amputar as mãos por causa do pecado (Mateus 5:29-30), ou então todos os cristãos seriam amputados cegos.

Ele também não quer dizer que as pessoas que ele falou, literalmente, tinha argueiro nos olhos (Mateus 7:3-5). Jesus estava simplesmente tornando um ponto muito claro. Jesus disse coisas que chocaram pessoas e exagerou a verdade para enfatizar seu ponto. Se você quer pregar como Jesus, choque as pessoas. Exagerar um pouco com suas perguntas. Diga coisas ultrajantes que não são destinadas a ser literais, mas para chamar a atenção e comunicar o ponto com clareza.

3. Jesus elaborava ditos memoráveis

Jesus falou poeticamente. Ele frequentemente utilizava provérbios cativantes e jogos de palavras. Isso nem sempre é aparente nas traduções para o português. No entanto, na língua original, Jesus tornou muito mais fácil para os seus ouvintes se lembrar do que ele disse. Por exemplo, Jesus memoravelmente disse: "Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós" (Lucas 6:37-38).

Outro grande exemplo é a Regra de Ouro (Lucas 6:31). Se você quer pregar como Jesus, faça declarações memoráveis. Torne ponto principal fácil de lembrar. Se o teu povo se lembrar da mensagem, eles serão capazes de levá-la com eles onde quer que vá.

4. Jesus fazia perguntas

Ao invés de dizer a todos a resposta de imediato, Jesus usou o método socrático. Ele levou o público a conclusões, fazendo um monte de perguntas. Por exemplos veja Mateus 16:26, ou 22:20-21. As perguntas são um método de ensino poderoso, especialmente quando se ensina uma multidão hostil (como os incrédulos). As perguntas estimulam o pensamento crítico. Fazer boas perguntas faz com que o público sedento encontre as respostas. Se você quer pregar como Jesus, faça um monte de perguntas. Não revele a resposta imediatamente. Ajude o seu público a usar seus próprios cérebros.

5. Jesus usava lições objetivas

Jesus muitas vezes usava lições objetivas para se comunicar com seu público. Ele lavou os pés dos discípulos para ensinar liderança servil (João 13: 3-17). Ele chamou uma criança para ele para discutir a fé infantil (Mateus 18:1-4). Ele descreveu a doação altruísta depois de observar uma viúva depositar duas pequenas moedas na oferta no templo (Marcos 12: 41-44).

Quando ele contou a parábola do semeador, há uma boa probabilidade de que ele estivesse em pé perto de um campo. A verdade comunicada visualmente é muito mais poderosa do que a mera verdade declarada. Se você quer pregar como Jesus, use lições objetivas. Gaste tempo na sua preparação do sermão para ser criativo. Pense em maneiras de comunicar a sua mensagem visualmente.

6. Jesus usava a repetição

Jesus ajudou a sua audiência a aprender Suas lições frequentemente repetindo a si mesmo. Ele ensinou os mesmos temas principais de novo e de novo. Por exemplo, Jesus falou de sua morte e ressurreição uma e outra vez (Marcos 8:31; 9:31; 10: 33-34), e os discípulos ainda não entenderam. Às vezes as pessoas precisam ouvir algo diversas vezes antes de entender completamente. Além disso, os ensinamentos que são repetidos são lembrados. Se você quer pregar como Jesus, use a repetição. Encontre o ponto principal da sua mensagem e diga de novo e de novo, e não tenha medo de pregar sobre temas importantes mais do que uma vez por ano.

Se você quer ser um pregador melhor, não procure mais do que Jesus.

Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem