Explorando o Evangelho de Marcos, Parte 6

Explorando o Evangelho de Marcos, Parte 6
Texto: Marcos 10-13

A Jornada para a Cruz

I. Jesus ensinou e ministrou no caminho para a cruz. Marcos 10

A. Ele ensinou os fariseus.
1. João Batista tratou a questão do divórcio e foi decapitado.
2. Talvez os fariseus esperassem que a mesma coisa acontecesse com Jesus quando veio a ele com a pergunta: “... para o experimentarem, lhe perguntaram: É lícito ao homem repudiar sua mulher?” (Marcos 10:2).
3. Na verdade, os fariseus aceitaram as instruções de Moisés para lidar com a legalidade de um divórcio, mas eles estavam divididos em suas opiniões sobre os motivos para o divórcio. (Veja Deuteronômio 24:1-4)
a. Uma escola de pensamento permitia o divórcio por qualquer motivo que o marido escolhesse: vestir-se inadequadamente, falar com outro homem, queimar o ensopado de cordeiro, responder com desrespeito.
b. Outra escola de pensamento permitia o divórcio apenas em casos de adultério da esposa.
4. Jesus ignorou as razões para o divórcio, e focou na intenção original de Deus;
5. Seu ideal para o homem e a mulher.
a. Na criação, Jesus disse: Deus "os fez macho e fêmea" para que os dois se tornassem "uma só carne".
b. Ele não planejou que o homem deveria separá-los.
c. Mas, "por causa da dureza do vosso coração", disse Jesus, "ele [Moisés] você escreveu este preceito" (Marcos 10:5-8).
6. Jesus estabeleceu a igualdade entre homens e mulheres...
a. Quando Ele sugeriu que os homens como as mulheres deveriam ser responsabilizados por ter cometido adultério.
b. Este era um novo ensinamento para os judeus da época.

B. Ele ministrou as crianças.
1. Talvez Jesus estivesse pensando em lares desfeitos causados pelo divórcio quando ele disse aos discípulos: "... Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus" (Marcos 10:14)
2. Para entrar no reino, corações não deve ser duros, mas sim, suave como a de uma criança.

C. Ele ensinou a um jovem rico.
1. Quando eles continuaram a viagem, um homem rico que conhecia todos os mandamentos e os tinha guardado desde a sua juventude, veio e se ajoelhou diante de Jesus.
2. Ficamos com a impressão de que o homem, apesar de sua riqueza e posição, sentia que algo estava faltando em sua vida.
3. Ele veio humildemente, acreditando que Jesus tinha a resposta à sua pergunta: "Ora, ao sair para se pôr a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele e lhe perguntou: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?” (Marcos 10:17)
4. Mas, como muitas pessoas hoje em dia, ele chegou a Jesus como o "Bom Mestre", e não o aceitou como o Messias, o Filho de Deus.
5. Jesus viu o homem rico como pobre, porque ele tinha uma grande necessidade invisível.
a. Suas posses o tornaram "grande" e "primeiro" aos olhos do mundo.
b. Mas Jesus disse-lhe para dar aos pobres para que se tornasse servo de todos e cumprir os requisitos de ser o primeiro no reino.
c. A lei e os mandamentos que o homem conhecia tão bem, não poderia fazê-lo "bom" ou "primeiro".
d. Eles só poderiam apontá-lo em direção a Deus.
e. O homem fez a sua escolha e saiu da presença de Jesus muito triste.
f. Alguém uma vez disse: "O Senhor não conta o sacrifício grande ou pequeno pela quantidade dada, mas pelo valor retido para nós mesmos"
6. Jesus ensinou que cada um de nós deve renunciar a tudo o que temos para segui-Lo.
a. Para alguns, isso significa, literalmente, renunciar todas aquelas coisas que os impedem de colocar Deus em primeiro lugar.
b. Para todos nós, isso significa uma mudança de atitude do coração, liberando todas as nossas posses a Deus para que Ele possa determinar como elas devem ser usadas.

D. Ele ensinou os discípulos.
1. Jesus sabia o quanto era difícil para os homens renunciar seus bens terrenos e se concentrar em coisas de valor eterno.
2. E Ele sabia o quão pouco os discípulos entenderam sobre a decisão que tinha feito para segui-Lo.
3. Mais uma vez na estrada para Jerusalém, Ele tomou à parte os Doze e explicou sua missão pela terceira vez.
4. Desta vez, deu mais detalhes: "dizendo: Eis que subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas; e eles o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios; e hão de escarnecê-lo e cuspir nele, e açoitá-lo, e matá-lo; e depois de três dias ressurgirá". (Marcos 10: 33-34)
5. Mas os discípulos abraçaram firmemente o Cristo da glória e não podiam aceitar o Servo Sofredor de Isaías. (Veja Isaías 53)
6. Tiago e João foram a Jesus pedindo para sentar-se à sua direita e a sua esquerda quando Ele entrasse em Sua glória.
7. Na realidade, dois ladrões depois ocuparam esses postos, lugares que os discípulos teriam rejeitado neste ponto em suas vidas.
8. Jesus ensinou-lhes mais uma vez que, se quisessem ser os primeiros, eles deveriam ser servos. "e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos" (Marcos 10: 44-45).

E. Ele ministrou ao cego Bartimeu.
1. Os olhos dos discípulos ainda estavam vendo apenas vagamente, quando um mendigo cego gritou: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim" (V.47).
2. Ele sabia quem era Jesus!
3. Tiago e João pediram glória; o cego Bartimeu pediu vista.
4. Jesus o curou e ele "seguiu a Jesus pelo caminho" (v. 52).

II. Jesus entrou em Jerusalém como um rei. Marcos 11:1-26

A. Quando o Rei dos reis entrou em Jerusalém no primeiro dia da semana da Páscoa, montou num jumentinho emprestado. "Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei; ele é justo e traz a salvação; ele é humilde e vem montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta" Zacarias 9:9

B. Sua escolta era uma multidão de pessoas pobres que espalhavam diante dEle as suas vestes e alguns ramos de palmeira.
1. Eles eram um grupo de júbilo "... Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor”.
2. Ironicamente, no entanto, dentro de algumas horas, muitos na multidão se juntariam aos fariseus e saduceus, agora à espreita no fundo, em um esforço determinado para matar Aquele que afirmou ser o Messias.

C. No final do dia, Jesus foi ao Templo, olhou em volta, e saiu com seus doze discípulos para Betânia, a poucos quilômetros de distância.
1. Mas Jesus voltou a Jerusalém na manhã seguinte como um juiz.
2. Ele começou com uma figueira que não tinha nenhum fruto, condenando-a a se manter para sempre infrutífera.
3. Em seguida, Ele expulsou os cambistas e os negociantes para fora do Templo, declarando que o templo havia se tornado um "covil de ladrões”.
4. Por essas ações Jesus fez uma parábola de Israel.
a. A figueira é um símbolo de honra para Israel, um povo que Deus ordenou para espalhar sua palavra a todas as nações.
b. Mas, quando o Filho de Deus veio à procura de frutos, Ele não os achou.
c. Não havia gentios no Templo, e Sua casa de oração tinha sido transformada em um lugar de negócios.
d. Assim como a figueira, o Templo e a nação de Israel foram julgados.

D. Na manhã seguinte, quando Jesus e seus discípulos outra vez passaram pela figueira ela tinha secado.
1. Jesus ensinou-lhes que a oração da fé pode realizar o impossível.
2. Mas, essas orações devem vir de corações perdoadores.

III. Jesus tem toda a autoridade. (Marcos 11:27- 12:44)

A. Autoridade sobre as instituições religiosas.
1. Depois que os líderes religiosos do judaísmo rejeitaram Jesus, Ele começou a falar em parábolas, revelando o significado apenas para aqueles que ouviam e perguntavam.
2. Agora, no entanto, em resposta a perguntas dos principais sacerdotes, mestres da lei e os anciãos sobre Sua autoridade para purificar o Templo, Jesus contou uma parábola que nenhum deles tinha qualquer dificuldade em compreender.
3. O agricultor inquilino era comum na Palestina do primeiro século, e os judeus todos concordavam que o proprietário tinha o direito de esperar uma colheita de seus inquilinos.
4. Os líderes religiosos entenderam que Jesus estava condenando-os porque eles não tinham conseguido produzir frutos, mas também tinham maltratado e matado os profetas.
5. Por meio da parábola, Jesus revelou plano deles para matá-lo e declarou que o dono da vinha a daria a outros inquilinos mais responsáveis.
6. É interessante que os inquilinos da parábola reconheceram o filho do dono: "Este é o herdeiro" (Marcos 12:7).
a. Estava Jesus dizendo que os líderes religiosos sabiam quem ele era e ainda assim continuavam traçando sua morte?
b. Esta conclusão não deve surpreender-nos quando nos lembramos de que uma grande porcentagem dos brasileiros acredita que Deus existe.
c. No entanto, muitos destes o rejeita, recusando-se a obedecê-lo ou ter algo a ver com ele.

B. Autoridade sobre os governos. V.13-17
1. Em seguida, os fariseus se juntaram com os herodianos, normalmente seus inimigos, para testar Jesus.
2. Eles começaram pela lisonja, e, em seguida, perguntaram: "é lícito dar tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos?” V. 14-15
a. Os fariseus e as massas de pessoas se opuseram a pagar tributo a César; os herodianos de lado de César iriam notificar rapidamente as autoridades romanas se Jesus apoiasse os fariseus.
b. A questão tinha sido escolhida com cuidado.
c. Desta vez, os seus inimigos pensaram, pegamos Ele!
3. Mas Jesus os pegou desprevenidos e perguntou por que eles estavam tentando prendê-lo.
a. Então, Ele pediu uma moeda com a inscrição de César e disse: "Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus" (Marcos 12:17).
b. Esta resposta espantou todos os que a ouviram e estabeleceu os princípios de separação Igreja e Estado que nós vivemos hoje.

C. Autoridade sobre a vida. V. 18-27
1. Os saduceus estavam próximos de tentar prender Jesus.
2. Este grupo político e religioso poderoso negava a vida após a morte, portanto a pergunta sobre o casamento na ressurreição.
3. Jesus poderia ter perguntado por que tal problema existia para eles, mas não o fez. Ele lhes deu uma resposta que confirmou a vida após a morte.
4. Apontando para o livro de Moisés, que eles aceitavam, Ele os lembrou das palavras de Deus faladas da sarça ardente: "Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó" (Êxodo 3:6).
5. Os saduceus sabia que esses patriarcas tinham morrido, mas dizendo: "Eu sou..." Deus declarou que eles ainda estavam vivos.
6. Jesus fechou a conversa dizendo: "Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos. Estais em grande erro" v. 27

D. Autoridade sobre a Lei. V. 28-34
1. Jesus declarou Sua autoridade sobre a Lei, respondendo a um escriba que lhe perguntou qual era o mandamento mais importante.
2. O homem foi sincero.
3. Ele estava intrigado com as mais de seiscentas leis que os líderes religiosos tinham acrescentado para ter certeza de que as leis originalmente dadas por Deus eram obedecidas.
4. Jesus respondeu ao escriba citando o Shema, um nome dado às palavras de Deuteronômio 6: 4-5 que os judeus recitavam todas as manhãs e à noite.
a. A palavra "Shema" significa "ouvir".
b. Hoje, todos os serviços nas sinagogas começam com a Shema.
c. Nota: v. 29-30
5. Em seguida, Jesus citou Levítico 19:18.
6. O escriba concordou com Jesus e entendeu que os holocaustos e sacrifícios, as coisas "de fora", não era comparáveis com as coisas de "dentro" - o amor de Deus e o homem.
7. As respostas de Jesus eram tão surpreendentes que ninguém mais se atreveu a fazer-lhe mais perguntas.

E. Autoridade sobre as pessoas. V. 35-44
1. Jesus tinha estabelecido a autoridade de Deus sobre as instituições religiosas, o governo, a própria vida, e a lei.
2. Agora, Ele apontou para as Escrituras e para Si mesmo não como o filho de Davi, mas como Senhor de Davi.
3. Como Senhor, Ele alertou todos os que quisessem ouvir a tomar cuidado com os doutores da lei, que em seu orgulho, colocavam toda importância em coisas "exteriores" ao invés de dar atenção às coisas de "dentro".
4. E como Senhor, Jesus sentou-se e observava a multidão colocando dinheiro no tesouro do templo.
5. Por essa ação Ele estabeleceu a Sua autoridade para julgar o coração das pessoas.
6. Jesus não negou que as pessoas ricas deram muito, mas Ele disse que a pobre viúva que colocou duas pequenas moedas deu mais.
7. A deles era uma contribuição; a dela era um sacrifício.

IV. Jesus conhece o futuro. Marcos 13

· Durante quase mil anos o templo tinha sido o ponto focal da fé judaica.
· No espaço de Salomão e templos de Zorobabel, Herodes, o Grande, construiu o terceiro templo.
· Apenas o magnífico santuário principal foi concluído no tempo de Cristo.
· Quando os discípulos estavam deixando o templo com Jesus, eles se maravilharam com o seu tamanho e sua beleza.
· Mas Jesus disse que cada pedra desse belo Templo seria derrubada.
· Mais tarde, sentado no Monte das Oliveiras, defronte do templo, quatro dos discípulos (Pedro, André, Tiago e João) perguntaram a Jesus quando toda esta destruição aconteceria.
· E Jesus ensinou-lhes sobre o futuro.
· Sua resposta para suas perguntas dizem respeito a dois eventos:
- A perseguição dos judeus e a destruição do Templo, que veio cerca de quarenta anos mais tarde;
- A segunda vinda de Cristo, quando o tempo vai acabar.
· Como cristãos, não devemos estar preocupados com as datas em que Deus vai fazer todas essas coisas acontecer.
· Em vez disso, Jesus deu estas profecias aos discípulos, e para nós, para que possamos ser mais vigilantes em nossa caminhada diária e saber que estamos seguros nEle enquanto aguardamos Sua vinda. "O que vos digo a vós, a todos o digo: Vigiai" (Marcos 13:37)

A. Cuidado com os falsos cristos. Marcos 13:1-8; 21-22
1. O primeiro aviso de Jesus foi sobre os falsos cristos, os homens que vinham afirmando ser o Messias e enganariam a muitos.
2. Estes juntamente com guerras, fomes e terremotos, Jesus disse que seria apenas o "princípio das dores"
3. Isso não seria o fim.
4. Todas estas coisas apareceram durante o primeiro século e continuam a ser uma parte de todos os tempos desde então.

B. Cuidado com vós mesmos. Marcos 13:9-20
1. Jesus advertiu os discípulos que eles seriam presos, julgados e espancados nas sinagogas.
2. Mas Ele lhes assegurou a presença e a ajuda do Espírito Santo.
3. Lá, no Monte das Oliveiras, Jesus falou-lhes das perseguições que os cristãos teriam de enfrentar não só no primeiro século, mas ao longo dos séculos.

C. Vigiar as mudanças e o caos social. Marcos 13:23-31
1. Na sequência de todas as perseguições, o dia virá em que as instituições do mundo serão um caos.
2. A terra será abalada e o homem vai saber que ele perdeu todo o controle.
3. Em seguida, "verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória" (Marcos 13:26).
4. Será um grande dia para os crentes.
5. Os anjos estarão com Jesus quando Ele reunir seu povo de toda a terra.
6. Esta verdade é certa. V. 31

D. Vigiar para que seja encontrado dormindo. Marcos 13:32-37
1. Conforme o tempo passa, as coisas que se pensava ser importante tem uma maneira de tornar-se menos urgente.
2. Mas Jesus advertiu: "Cuidado!”.
3. Os discípulos provavelmente entendiam muito pouco do que Jesus estava dizendo a eles no momento, mas eles não poderiam ter perdido a Sua mensagem de que eles deveriam viver em um constante estado de vigilância.[

Conclusão: Jesus tem toda a autoridade sobre as instituições religiosas, os governos, a vida, a lei, e as pessoas, mas ele adverte que Ele veio para servir não para ser servido. Ele está preocupado com as coisas de "dentro", e Seu reino é espiritual. Se quisermos ser Seus seguidores, devemos nos tornar servos de todos.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem