Em Defesa de Cristo: Sua Ressurreição

Em Defesa de Cristo: Sua Ressurreição
Tema: Páscoa

Texto: 1 Coríntios 15:17

Introdução: Ouvi falar de um avô que queria ver o quanto sua neta de 4 anos sabia sobre a história da Páscoa. Ele colocou-a no colo e perguntou: "Julie, por que nós celebramos a Páscoa?" Sem hesitar, ela disse: "Jesus foi crucificado. Depois que ele morreu, seu corpo foi colocado em um túmulo. Eles rolaram uma grande pedra na frente da abertura. Um grupo de soldados guardava o túmulo. No terceiro dia, houve um grande terremoto e a pedra foi removida".

O vovô ficou satisfeito com o quanto sua neta sabia sobre a história da Páscoa, mas, em seguida, ela continuou, "Quando o terremoto aconteceu, toda a cidade saiu do túmulo. E quando Jesus saiu e viu sua sombra, eles sabiam que haveria mais seis semanas de inverno!". Pelo menos ela sabia parte correta da história.

Esta noite eu quero destilar os dados esmagadores sobre a ressurreição em alguns pedaços do tamanho da mordida. E, quero pedir-lhe para participar de um júri. Imagine esse auditório como um tribunal e cada um de vocês sentado no banco dos jurados.

Argumento de Abertura

Em meu argumento de abertura quero ajudá-lo a conhecer toda a história correta sobre o que aconteceu naquela primeira Páscoa. Com todas as informações disponíveis no mundo de hoje, vou mostrar que a maior parte é irrelevante e não é muito útil. São apenas dados flutuando ao redor do ciberespaço. Realmente não importa. O que importa supremamente é se Jesus ressuscitou dos mortos ou não. Jesus apostou Toda a sua reputação na Ressurreição - se isso não aconteceu, tudo o que Jesus disse e fez está aberto a questão.

A questão perante o tribunal esta manhã não de um crime é, mas uma reivindicação - uma afirmação tão espetacular e tão crucial que ele seja a pedra angular do cristianismo ou a sua falha fatal. Membros do júri, a alegação é que Jesus Cristo ressuscitou corporalmente dentre os mortos. A Ressurreição é o milagre supremo do cristianismo - é o cerne da fé. Se isso nunca aconteceu, o cristianismo entra em colapso na mitologia e milhares de milhões de pessoas já foram enganadas. Se isso aconteceu, ele autentica tudo o que Jesus fez e disse - e os crentes têm a garantia da vida eterna e o perdão dos pecados.

Deixe-me dizer isso tão fortemente como o apóstolo Paulo disse em 1 Coríntios 15:17: "Se Cristo não ressuscitou, a vossa fé é inútil". A Ressurreição é um dos fatos mais enganosos, mais perversos, sem coração, ou é o mais fantástico fato da história.

Eu vou te mostrar a prova esmagadora de que Jesus Cristo fez exatamente o que Ele previu que faria - que no terceiro dia Ele ressuscitou dos mortos. Atos 1:3 afirma que "aos quais também, depois de haver padecido, se apresentou vivo, com muitas provas infalíveis.."

Isso é o que eu pretendo fazer esta noite - Vou apresentar três elementos de prova que, quando tomados em conjunto, irá fornecer prova convincente de que Jesus ressuscitou dos mortos.

Prova A: O Tumulo Vazio

A primeira prova eu quero trazer perante o tribunal é a Prova A: O tumulo Vazio. A Bíblia ensina que, após carrascos profissionais crucificarem Jesus, Seu corpo foi colocado em um túmulo de rocha sólida. Após Seu corpo ter sido coberto com cerca de 50 quilos de especiarias, ele foi envolvido extensivamente em tiras de pano de linho. Uma pedra muito grande, que deveria pesar cerca de 2 toneladas, foi, então, rolada na frente da entrada do túmulo.

Após esta pedra estar no lugar, um contingente de até 16 soldados romanos foi designado para proteger o túmulo. Algumas imagens que você pode ter visto mostrar um ou dois homens parados de minissaias, segurando uma lança em suas mãos. Isso simplesmente não é o caso. Estes homens eram máquinas de combate humanas. Estes gladiadores eram treinados para proteger a área ao redor do túmulo contra um batalhão inteiro.

Mateus 27:66 nos diz que, além da guarda romana, eles colocaram um selo oficial romano à prova de adulteração na pedra. Qualquer um que intentasse fazê-lo após os soldados romanos, então, teria que quebrar este selo, incorrendo, assim, a ira da lei romana.

Apesar de todas essas precauções - a pedra, os soldados, e o selo - o túmulo estava vazio naquela manhã de Páscoa! Quando as primeiras pessoas chegaram para olhar, viram apenas uma coisa: os panos do sepultamento manchados de sangue, como se Jesus tivesse se materializado através deles.

O túmulo vazio serve como a Prova A. É um poderoso testemunho da Ressurreição de Jesus. Os críticos ao longo dos anos não foram capazes de refutar o túmulo vazio - em vez disso, vieram com outras possibilidades. Talvez os discípulos roubaram o corpo? Mas isso parece inverossímil quando você considera que este grupo de covardes teria que dominar soldados armados, rolar uma pedra de duas toneladas, se livrarem do corpo e, em seguida fabricar um mito sobre a Sua ressurreição - um mito que eles deram suas vidas por ele. Isso não parece plausível.

Outra possibilidade seria a de que os líderes religiosos removeram o corpo. Mas, este tem algumas falhas sérias também. Se eles tivessem removido o corpo, tudo o que eles teriam que fazer é o desfile dos restos mortais pelas ruas de Jerusalém, e eles teriam descarrilhado o cristianismo desde o início. Mas, eles não poderiam produzir o corpo, porque o corpo já não estava morto - Jesus havia ressuscitado para a vida novamente.

Senhoras e senhores, o cristianismo sobe ou cai sobre o túmulo vazio. É a única testemunha silenciosa e infalível. Os críticos não podem explicá-la. Se Jesus não ressuscitou dentre os mortos, então onde está o corpo? Líderes de todas as outras religiões morreram e ficaram mortos - seus ossos estão deteriorando no chão. Isso não é o caso com Jesus. Ele afirmou que iria ressuscitar dos mortos no terceiro dia - e isso é exatamente o que Ele fez. A tumba vazia valida a sua afirmação.

Somente isso já fornece evidência substancial para a ressurreição de Jesus, vou conceder-lhe que este fato não foi convincente em si mesmo para os seguidores originais de Jesus. Mesmo que Jesus havia predito que Ele iria ressuscitar dos mortos, é óbvio, a partir de seu comportamento, que não estavam esperando por isso. Eles precisavam de mais provas - algo que iria eliminar qualquer dúvida de suas mentes.

Prova B: Várias Testemunhas

Homens e mulheres do júri, eu agora gostaria de colocar em evidência a Prova B: Várias Testemunhas. Os primeiros cristãos não acreditaram que Jesus tinha ressuscitado apenas por causa do sepulcro vazio - eles acreditaram, porque eles viram com seus próprios olhos. Quando eles falaram com outras pessoas sobre Jesus, eles não disseram, "Nós encontramos um túmulo vazio", em vez disso, eles disseram: "Vimos Jesus vivo!”.

A prova mais notável que Jesus ressuscitou dos mortos é que mais de 515 testemunhas o viram em 12 ocasiões diferentes. Atos 1:3 diz que, "aos quais também, depois de haver padecido, se apresentou vivo, com muitas provas infalíveis, aparecendo-lhes por espaço de quarenta dias, e lhes falando das coisas concernentes ao reino de Deus".

Jesus deu uma prova inquestionável de que Ele estava vivo! Depois de Sua ressurreição, Ele fez uma aparição a uma mulher no cemitério. Mais tarde, naquele mesmo dia, Ele atravessou uma porta fechada e conversou com seus seguidores assustados que estavam reunidos em Jerusalém. À noite, ele caminhou lado a lado com dois homens quando eles caminhavam por uma estrada. Ele apareceu aos crentes e céticos; para as pessoas inflexíveis e almas misericordiosas.

Várias pessoas o viram em mais de uma ocasião, alguns sozinhos, e alguns com grandes grupos; às vezes à noite e às vezes durante o dia. O apóstolo Paulo, ao escrever uma carta a um grupo de novos cristãos, colocou tudo para fora em 1 Coríntios 15: 3-6: "Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras; que apareceu a Cefas, e depois aos doze; depois apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormiram"

Deixe-me ilustrar. Eu sofri um pequeno acidente de carro há alguns anos quando eu viva em Quincy. Uma vez que o acidente aconteceu no início da manhã, não houve testemunhas oculares. Quando o policial chegou ao local, a primeira coisa que ele queria saber era se alguém havia presenciado o acidente. Porque ninguém tinha visto ele não poderia realmente ter certeza do que aconteceu. Eu tinha uma versão de como aconteceu – e a senhora que se chocou com meu carro tinha sua história (apesar de ter sido muito leve). Como resultado, o agente da polícia concluiu que ambos estávamos 50% em falta.

Agora, imagine se houvesse uma testemunha que viu tudo e testemunhasse que a minha versão da história era verdadeira. O policial amigável estaria mais inclinado a acreditar na minha versão, não é? Que tal se houvesse três testemunhas que comprovassem a minha opinião sobre o que aconteceu? Seria ainda mais forte se 12 pessoas estivessem dispostas a testemunhar que eu estava com a razão quando eu dirigia minha fiel minivan através daquele cruzamento fatídico.

O meu caso seria ainda mais forte se 100 pessoas tivessem visto o que aconteceu. Seria hermético, e totalmente convincente se mais de 515 pessoas estivessem alinhadas na esquina daquele cruzamento, e visto tudo se desdobrar na frente de seus olhos. Eu nunca ouvi falar de um julgamento que teve mais de 500 testemunhas.

Para colocar isso em perspectiva, se fôssemos para chamar cada um deles para o banco de testemunhas para serem questionados e interrogados por apenas 15 minutos cada, e fossemos durante todo o dia, sem uma pausa, levaria da manhã de segunda-feira até a sexta-feira a noite para ouvi-los todos. Depois de ouvir quase 129 horas seguidas de depoimentos de testemunhas oculares, quem poderia eventualmente sair sem estar convencido?

Amigos, isso é o quão forte é o caso da ressurreição de Jesus! Mais de 500 diferentes indivíduos estavam dispostos a testemunhar que eles tinham visto o Cristo ressurreto. Quando o cristianismo foi lançado em cena, essas testemunhas ainda estavam vivas e poderiam ser questionadas. Com efeito, a Igreja primitiva podia dizer: "Se você não acreditar em nós, você pode perguntar aqueles que o viram com seus próprios olhos”.

Pedro, que era uma daquelas testemunhas oculares, levantou-se um dia e pregou seu primeiro sermão. Após resumir o que os profetas escreveram sobre Jesus, e como Jesus viveu, Pedro definiu os detalhes que cercaram sua morte. Uma cópia de suas notas de sermão foi preservada na Bíblia. Esta é a forma como ele formula a sua conclusão em Atos 2:32: "Ora, a este Jesus, Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas". É interessante que Pedro prega este sermão, mesmo no coração de Jerusalém - a própria cidade onde Jesus foi crucificado e sepultado. As pessoas sabiam que o túmulo estava vazio e que Jesus havia aparecido para centenas de pessoas - era verificável.

Mais tarde, Pedro escreveu uma carta que aparece na Bíblia. Ele quer que seus leitores saibam que ele não falou sobre a ressurreição apenas - ele viu Jesus, ele falou com Ele, e ainda comeu um peixe assado com ele na praia um dia. Eis o que ele escreveu em 2 Pedro 1:16: "Porque não seguimos fábulas engenhosas quando vos fizemos conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, pois nós fôramos testemunhas oculares da sua majestade".

Ao ponderar os fatos que eu estou apresentando esta noite, exorto-vos a considerar a Prova A: o túmulo vazio e a Prova B: As várias testemunhas.

Prova C: Vidas Transformadas

Há mais um argumento convincente para a Ressurreição. Ilustres membros do júri, eu apresento a Prova C: Vidas Transformadas. Aqueles que conheceram Jesus ressuscitado tiveram suas vidas totalmente transformadas. A Ressurreição é validada pelas vidas transformadas de seus seguidores.

Algo aconteceu para reorientar radicalmente este grupo original de seguidores. Depois que Jesus foi condenado à morte, os discípulos se dispersaram. A Bíblia nos diz que eles estavam reunidos em uma sala trancada no último andar de um edifício. Eles estavam cheios de medo. O líder deles tinha sido executado. O que aconteceria com eles agora?

João 20: 19-20 nos deixa entrar em uma cena que mudaria para sempre a sua visão - e suas vidas: "Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana [Domingo de Páscoa], e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco. Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Alegraram-se, pois, os discípulos ao verem o Senhor".

Em vez de confrontar os discípulos por não estar com Ele em Seu momento de necessidade, Jesus apareceu para eles e disse: "A paz esteja convosco". Esta paz esmagadora eliminou suas culpa e sentimentos de fracasso. Seu medo foi substituído com alegria. Pedro foi transformado de um covarde que havia negado a Cristo por três vezes para um homem de rocha que se tornou um dos pilares da nova igreja.

Estes homens comuns foram transformados de covardes assustados em uma das organizações missionárias mais eficazes que o mundo já viu. Deixe-me perguntar-lhe uma coisa: O que os motivou a ir a qualquer lugar e proclamar a mensagem de Cristo ressuscitado? Foi o dinheiro? Poder? Fama? Não.

Cada um deles tinha saído da dúvida para a determinação, da confusão à convicção, do medo à fé. Ouça como eles morreram e veja se eles parecem que eles estavam apenas fazendo-se a Ressurreição:

  • Mateus foi morto na Etiópia
  • Marcos foi arrastado pelas ruas até que estivesse morto
  • Pedro, Simão, André e Filipe foram crucificados.
  • Tiago foi decapitado
  • Bartolomeu foi esfolado vivo
  • Tomé foi perfurado com lanças
  • Tiago, menor, foi jogado para fora do templo e apedrejado até a morte.
  • Judas foi morto a tiros com flechas
  • Paulo foi fervido em óleo quente e decapitado

Membros do júri; posso sugerir que a única coisa que poderia ter mudado suas vidas de forma tão dramática foi a ressurreição de Jesus Cristo? Cada um desses caras poderia ter vivido se tivessem dito apenas uma declaração: "Ele está morto". Mas eles se recusaram porque eles sabiam que Ele estava vivo!

A Prova C é vidas transformadas. Não só o impacto de Cristo ressuscitado neste grupo de indivíduos, o seu poder de mudança de vida tem transformado as pessoas a partir da terceira década do primeiro século até os dias atuais. O testemunho combinado de vidas transformadas atribuídas ao Cristo ressuscitado é executado em casa dos bilhões. De todas as raças e tribo, língua, nacionalidade no mundo. Apesar das várias origens intelectuais e sociais, os crentes estão unidos na sua convicção de que Jesus Cristo está vivo.

Jesus mudou a minha vida. E, eu sei que Ele mudou sua também. Seu poder de mudança de vida é tão disponível para nós hoje como era a esse grupo de seguidores assustados no domingo de Páscoa a noite.

Argumento de Encerramento

Agora, gostaria de fazer o meu argumento de fechamento. Ao considerar a ressurreição de Jesus Cristo, pensem homens e mulheres; vai levar algum tempo para resolver através de todas as informações disponíveis e estudar as provas. Primeiro de tudo, como vocês explicam o túmulo vazio? Em segundo lugar, como é que vocês argumentarão contra várias testemunhas? Finalmente, como vocês fugirão do fato de que o Cristo ressuscitado transforma a vida?

A evidência é forte e convincente. Na verdade, muitos céticos têm abordado a ressurreição com o objetivo de refutar isso. Quando eles reuniram todos os dados, eles descobriram que a prova exige um veredicto. Membros do júri, qual é o veredicto de vocês sobre a Ressurreição?

Embora você possa concordar com a forte evidência para a ressurreição, alguns de vocês estão entediados com ela. Ela não faz muito por você. Os dados, simplesmente, não parecem relevantes para a sua vida. Eu seria o primeiro a admitir que, como um devorador de noticias, algumas notícias me dão sono. Eu sou muito parecido com você - Eu quero uma notícia que eu possa usar.

Antes que você se afaste desse júri para se perder na avalanche interminável de bits e bytes de dados, eu quero fechar meu caso, argumentando que a ressurreição é cheia de novidades que você pode usar - aplicar de forma notável para sua vida.

Notícias que você pode usar

Depois de investigar a evidência para a ressurreição, a questão em ultima instancia é: E então? Que diferença isso faz em minha vida?

A páscoa responde a pelo menos 5 perguntas que todos nós temos:

1. A questão da dúvida. É verdade? Como posso saber que é verdade? O que é a verdade? Como Tomé, que não iria acreditar, a menos que ele realmente pudesse tocar as chagas de Jesus, a evidência para a ressurreição pode deslocar a dúvida de sua mente.

2. A questão da solidão. Será que alguém realmente se importa comigo? Eu sou importante? A ressurreição prova que você é importante profundamente para Deus. Jesus morreu por você como pagamento por seus pecados e ressuscitou para demonstrar como você é importante para Ele. Ele agora pode atender a sua necessidade mais profunda de um relacionamento com Ele, porque Ele está vivo.

3. A questão da fraqueza. Como posso encontrar o poder de mudar? Por que eu não posso me livrar dos maus hábitos na minha vida? Amigo, o mesmo poder que ressuscitou Jesus dentre os mortos está disponível para você esta noite. Ele pode transformar você assim como ele transformou radicalmente esse primeiro grupo de pessoas debilitadas. Um encontro com o Cristo vivo pode lhe dar força e confiança como você nunca teve antes.

4. A questão da culpa. Como posso me livrar da minha culpa por tudo o que eu fiz? Você quer uma boa notícia - uma notícia que você pode realmente usar este domingo de Páscoa? A ressurreição é a prova final de que Deus aceitou o sacrifício de Jesus como seu substituto pelo pecado. Jesus é o pagamento pelo pecado, o Salvador do mundo - a Ressurreição valida esta transação.

5. A questão da morte. O que acontecerá quando eu morrer? Por causa do que Jesus fez; agora você pode saber que há vida além-túmulo. Não é apenas uma teoria - é uma realidade comprovada. Porque Jesus está vivo, a morte nunca terá a última palavra; uma ressurreição é prometida para cada morte, e um novo começo para cada fim.

Amigo, você não pode sentar em julgamento para sempre. A evidência para a ressurreição é esmagadora - e relevantes para sua vida. A prova exige um veredicto. É hora de fazer a sua decisão. É hora de encontrar Cristo vivo para si mesmo. Se você quer uma prova irrefutável para a Ressurreição, então deixe Jesus mudar a sua vida. Abra-se a Ele. Volte-se para Ele agora. Abrace o Senhor Jesus que está vivo.

Em João 20, quando Pedro e João correram para o túmulo vazio, eles foram surpreendidos e assustados. O verso 8 diz que João "viu e creu". A palavra aqui não é a utilizada quando vemos algo na distância ou mesmo de perto. Significa ver com uma luz interior que leva a uma conclusão. Em outras palavras, a luz se acendeu para ele.

Tem a luz de Cristo iluminado sua vida esta noite? Se assim for, então dê o próximo passo e creia. Coloque sua fé no Cristo Ressuscitado e peça a Ele para salvá-lo de seus pecados e transformá-lo de dentro para fora.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem