Seguros em um Mundo Inseguro

Seguros em um mundo inseguroTexto: Salmos 46:1-11
 
Introdução: Como podemos estar seguros vivendo em um mundo inseguro?

O salmista nos diz através de sua própria experiência: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia" Isso é onde podemos encontrar a verdadeira segurança e paz.
 
Neste salmo, o salmista nos lembra de três coisas:

1. A nossa segurança está em Deus, não neste mundo.

Devemos olhar para o Criador, e não para a criação, amar o Doador, e não os presentes. Este mundo tem pouco a nos oferecer. Ele diz que a terra pode se transtornar, as montanhas podem cair no mar, e as águas podem tumultuar e espumar, e os montes podem se abalar.
 
Somos convidados a voltar-se para Deus, pois só Ele pode ser o nosso refúgio e fortaleza. Deus é o nosso auxílio sempre presente. Ele é a nossa esperança, e nada mais.
 
Temos apenas uma fonte de segurança - Deus. Quando a economia entra em colapso, estalam as guerras, os desastres naturais destroem nossas casas, o governo falha, a nossa saúde se deteriora, ou amigos nos traem, Deus é o único lugar onde podemos encontrar segurança. Nosso mundo, com todos os seus avanços em educação, tecnologia e ciência, não é mais seguro hoje do que era há milhares de anos. Na verdade, nos sentimos mais ameaçados hoje do que aqueles dias em que as pessoas viviam em aldeias, em cabanas de madeira.
 
Uma história verdadeira: Um casal aposentado estava alarmado com a ameaça da guerra nuclear, e, portanto eles realizaram um estudo sério de todos os lugares habitados no globo. O objetivo deles era determinar em que lugar do mundo seria o lugar menos provável ser afetado por uma guerra, um lugar de segurança máxima.
 
Eles estudaram e viajaram, viajaram e estudaram. Finalmente encontraram o lugar - uma ilha. E no Natal eles enviaram ao pastor um cartão de sua nova casa - nas Ilhas Falkland.
No entanto, a história nos diz que o que eles chamaram de "paraíso" logo se transformou em uma zona de guerra entre a Grã-Bretanha e a Argentina.
 
Qualquer coisa pode acontecer, a qualquer momento. Estamos à mercê das circunstâncias. Não há nenhuma segurança a menos que tenhamos nos colocado na mão daquele que detém a eternidade, que está no controle de todas as coisas.
 
Nós precisamos nos voltar para Deus, mais ainda nestes últimos dias. O tema para este ano será a oração. Somente quando buscamos a Deus, podemos encontrar descanso para nossa alma. O salmista escreveu: "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus" (V.10)
 
A Bíblia diz: "Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do Senhor, nosso Deus. Eles se encurvam e caem; nós, porém, nos levantamos e nos mantemos de pé" (Salmo 20:7-8).
 
Deus está sempre esperando nos ouvir clamar a Ele por ajuda. E se nós clamarmos, ele vai responder.
 
Isto é importante. Quando você está seguro em Deus, você não precisa da segurança de outras coisas. Nós acreditamos que Deus ainda está no controle e bem colocado em seu trono. É por isso que podemos dizer: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto, não temeremos, ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem nos seio dos mares" (Salmo 46:1-2).
 
A segunda verdade que precisamos ter plantada profundamente em nossas vidas é esta: 

2. A nossa segurança vem da nossa fé, não de nossa circunstância.

Mas o salmista foi capaz de se sentir seguro e feliz, não por causa dessas coisas. Ele diz no versículo 5 - Deus está no meio da cidade, e, portanto, ela não vai cair. E no versículo 7: "O Senhor dos Exércitos está conosco... " Sua fé está na presença de Deus, que lhe dá esperança e segurança. Não porque a cidade tem enormes muros ou portões fortes, não porque eles são guerreiros experientes ou tem grandes armas, mas porque Deus está com eles.
 
Oramos hoje, não para ter uma boa vida ou para Deus nos tornar ricos. Deus pode nos abençoar materialmente com as riquezas. Deus quer que desfrutemos Seus bons presentes, assim como queremos que nossos filhos desfrutem do que nós lhes damos. Mas Ele não quer que a gente dependa dessas coisas - Ele quer que dependamos dele. Nossa confiança não está nas coisas, mas nEle.
 
Oramos por uma fé forte, que, no meio de um mundo em mudança, vamos continuar a confiar que Deus está conosco. Sua presença será a nossa paz e alegria. Queremos ter fé nEle, não importa o que aconteça.
Jesus disse: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (João 14:27)
 
Há aqueles que vivem em grande prosperidade - eles têm muito dinheiro e posses - mas suas vidas são consumidas com preocupação e medo. Há aqueles no mundo de hoje que vivem em lugares muito difíceis e perigosos, e ainda têm uma grande sensação de segurança, porque eles colocaram sua fé e esperança em Deus.
 
Jó estava privado de tudo ao seu redor, mas ele optou por colocar sua confiança em Deus. Ele estava abalado, mas ele não caiu. A Bíblia diz: "Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas permanece para sempre" (Salmo 125:1).
 
Segurança não é a ausência de problemas, mas a confiança e a coragem que temos no meio da angústia - isto vem de uma fé em Deus. É essa fé que dá ao salmista a coragem de dizer: "Não temeremos" (V.2)
 
Podemos ter a mesma coragem hoje. Jesus disse: "Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. Neste mundo tereis aflições. Mas tende bom animo! Eu venci o mundo" (João 16:33) . Nossa confiança não pode ser abalada, porque nós temos um Deus que está no controle completo. Temos coragem, não porque somos fortes, mas porque temos um Deus que é forte. Ele é poderoso e Ele governa sobre tudo. Deus não mudou, e Seu amor vai nos manter seguros.
 
Paulo pergunta: "35 quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?... 37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou" (Romanos 8:35, 37)
 
Estamos seguros em um mundo inseguro porque Aquele que nos ama está conosco.
 
A terceira verdade que precisamos ter plantada profundamente em nossas vidas é esta: 

3. A nossa segurança está na eternidade, não no presente.

"Vinde, contemplai as obras do Senhor" Em última análise, Deus vence.
 
Este mundo não é nosso lar. Se você está olhando apenas para as circunstâncias presentes, você será abalado, mas se a sua vida está fundamentada na eternidade você vai se manter firme.
 
Como cristãos, nossa vida tem uma dimensão eterna. Sabemos que nada do que acontece aqui pode prejudicar ou alterar as coisas que são importantes para nós - a nossa relação com Deus, nosso lar no céu, a presença de nossos entes queridos e amigos que conheceram Cristo e vivem por ele. Nada pode mudar essas coisas. Ninguém pode levá-las embora.
 
A Bíblia diz: "E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8:28). Deus age em todas as situações de nossas vidas para trazer o Seu proposito. Ele não é a causa delas, mas Ele as usa.
 
Entendemos que determinadas coisas como, por exemplo, o ataque terrorista as torres gêmeas nos Estados Unidos não eram a vontade de Deus. Aqueles que o fizeram iam contra a sua vontade. Deus não teve nada a ver com eles, mas Deus vai usar essas coisas para os Seus propósitos eternos.
 
Nossa confiança não está no sobe e desce da bolsa de valores. Nossa segurança não está na forma como a notícia é boa na televisão. Pois o Senhor diz neste salmo: "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra" (Salmo 46:10).
 
Como cristãos, nós entendemos que há mal no mundo. Mas também sabemos que Deus está no mundo. Mas Deus julgará o mal neste mundo. Em última análise, o bem triunfará sobre o mal, a verdade será vitoriosa sobre a mentira e o amor vai prevalecer sobre o ódio. Deus vence, sempre!
 
Não há garantias neste mundo para nenhum um de nós. Nós não estamos imunes aos danos deste mundo, mas somos amados - temos um Pai que cuida de nós, Seus filhos - e essa é a nossa segurança. A canção diz: "Este mundo não é a nossa casa, estamos só de passagem. Os nossos tesouros estão em algum lugar além do céu azul"
 
Estamos seguros em um mundo inseguro, porque nossa segurança está na eternidade, não no presente.
Nós temos um Deus bom, e Ele vai nos levar com segurança de volta para a nossa casa eterna no céu.
 
Podemos nos voltar para ele. Devemos nos voltar para ele. Ele está conosco. Não importa onde a viagem nos levará, Ele toma a nossa mão e caminha ao nosso lado. Não há melhor notícia. Não há maior segurança.
A segurança que você deve ter é a segurança do próprio Deus.
 
Salmo 9:9-10 "O Senhor é também um alto refúgio para o oprimido, um alto refúgio em tempos de angústia. Em ti confiam os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, não abandonas aqueles que te buscam”.
 
Através da oração, entramos no refúgio de Deus. Vamos melhorar a nossa vida de oração no próximo ano.

Que o próximo ano seja um ano de oração perseverante.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem