A história do pecadoTexto: Hebreus 3:13
"antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado"
 
Introdução: Charles Haddon Spurgeon reconheceu como o maior elogio feito a ele as palavras de um inimigo declarado, que disse: "Aqui está um homem que não se moveu uma polegada para frente em todo o seu ministério. No final do século 19 ele ainda está pregando a teologia do primeiro século e está proclamando a doutrina de Nazaré e Jerusalém, que era atual há 1.800 anos”.
[post_ad]
O que foi dito de Spurgeon precisa ser dito de cada pregador do Novo Testamento. Precisamos pregar sobre o pecado, uma vez que foi pregado pelos servos de Deus 2000 anos atrás.
 
Definição de pecado
1. "O pecado é uma transgressão, um mal, uma violação da moral aceita, código religioso”.
2. Pecado é qualquer falta de conformidade com o caráter de Deus.
3. O pecado é uma doença incurável irremediavelmente da alma.
4. O pecado é rebelião contra Deus.
5. O pecado é o oposto da santidade de Deus e da moralidade.

I. A forma como o pecado começou

1. O pecado começou no universo com a rebelião de Satanás.
Isaías 14:12-14 "Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo"
2. O pecado começou no mundo com a rebelião de Adão e de Eva.
Gênesis 3:6-7 "Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais"
Romanos 5:12 "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram"
3. O pecado começa no homem, pois o coração é enganoso.
Jeremias 17:9 "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?”.
Mateus 15:18-19 "Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus"

II. A forma como o pecado afeta o homem

1. Ele fez do homem um transgressor - Separado de Deus.
Isaías 59:2 "mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça"
2. Tornou o homem culpado e condenado perante Deus.
João 3:18 "Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus"

III. A forma como o pecado afeta Deus

1. É contrário à sua santidade.
2. Ele provoca a ira de Deus.
João 3:36 "Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus"

IV. A forma como o pecado afeta as nossas vidas

1. O pecado tem uma lei da semeadura e da colheita.
Gálatas 6:7-8 "Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna" .
2. O pecado é excessivamente maligno
a. Êxodo 20:3-17 - Dez Pecados
b. I Coríntios 6:9,10 - 5 Pecados
c. Romanos 1:29-31 - 19 Pecados
d. I Timóteo 1:19-11 - 6 pecados
e. Colossenses 3:5-8 - 7 pecados
f. Gálatas 5:19-21 - 9 Pecados
g. Marcos 7:20-23 - 3 pecados
 
Mais de 50 pecados separados

V. A forma como o pecado afeta o nosso futuro

1. Hebreus 9:27 "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo"
2. Romanos 5:12 "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram"

VI . A maneira de escapar - Deus providenciou um meio

João 3:16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"
Romanos 5:8 "Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós”.
Efésios 1:7 "em quem temos a redenção pelo seu sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça"
João 5:24 "Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida"
 
Pr. Aldenir Araújo