O que é graça?

O que é graça?"O centro e o núcleo de toda a Bíblia é a doutrina da graça de Deus" - J. Gresham Machen
 
"Graça" é o conceito mais importante na Bíblia, no cristianismo e no mundo. É mais claramente expressa nas promessas de Deus revelada nas Escrituras e encarnada em Jesus Cristo.
 
A graça é o amor de Deus mostrado ao abandonado, a paz de Deus dada ao inquieto, o favor imerecido de Deus.

Como algumas pessoas têm definido graça?

[post_ad]
BB Warfield: "A graça é favor soberano para os maus-merecedores".
John Stott: "A graça é o amor que se preocupa, se inclina e socorre”.
Jerry Bridges: "[Graça] é Deus buscando as pessoas que estão em rebelião contra ele"
Paul Zahl: "A graça é o amor incondicional em direção a uma pessoa que não merece"

A Graça dá vida

A graça é mais necessária e mais bem compreendida em meio ao pecado, sofrimento e quebrantamento.
 
Vivemos em um mundo de ganhar, merecer e mérito, e estes resultam em juízo. É por isso que todo mundo quer e precisa de graça. O juízo mata. Somente a graça dá vida.
 
A graça é uma abreviação para "misericórdia, e não mérito”.
 
A graça é o oposto do karma, que é tudo sobre receber o que você merece. Graça é receber o que você não merece, e não receber o que você merece. O cristianismo ensina que o que merecemos é a morte, sem esperança de ressurreição.

O juízo mata. Somente a graça vivifica.

Enquanto todo mundo precisa desesperadamente, a graça não é sobre nós. Graça é fundamentalmente uma palavra a respeito de Deus: a sua iniciativa sem coação e penetrante, manifestações extravagantes de cuidado e favor.
 
Michael Horton escreve: "Na graça, Deus não dá nada menos do que ele. Graça, então, não é uma terceira coisa ou substância mediadora entre Deus e os pecadores, mas é Jesus Cristo na ação da redenção".

Tudo se baseia na graça

Os cristãos vivem a cada dia, pela graça de Deus. Nós recebemos o perdão de acordo com as riquezas da graça de Deus e a graça impulsiona a nossa santificação. Paulo nos diz: "Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente," (Tito 2:11-12). O crescimento espiritual não acontece da noite para o dia, mas "cresce na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" (2 Pedro 2:18).
 
A graça transforma nossos desejos, motivações e comportamentos.
 
De fato, a graça de Deus motivos e capacita tudo na vida cristã. A graça é a base para:
Nossa identidade cristã: "Pela graça de Deus sou o que sou" (1 Coríntios 15:10).
Nossa posição diante de Deus: “... esta graça na qual estamos firmes" (Romanos 5:2).
O nosso comportamento: "Nós nos comportamos no mundo... pela graça de Deus" (2 Coríntios 2:12).
Nossa vida: Aqueles que recebem "a abundância da graça e o dom gratuito da justiça reinarão em vida por um só, Jesus Cristo" (Romanos 5:17) pela "graça da vida" (1 Pedro 1:7).
A nossa santidade: "Deus nos chamou para uma santa vocação... por causa da sua própria determinação e graça" (2 Timóteo 2:9).
Nossa força para viver: "Ser fortalecido pela graça que há em Jesus Cristo" (2 Timóteo 2:1). Pois "é bom para o coração seja fortalecido pela graça" (Hebreus 13:9).
Nosso modo de falar: "A vossa palavra seja sempre agradável" (Colossenses 4:6).
Nosso serviço: "servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus" (1 Pedro 4:10).
Nossa suficiência: "A minha graça te basta" (2 Coríntios 2:9), E " E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra"(2 Coríntios 9:8).
Nossa resposta à dificuldade e o sofrimento: Recebemos "graça para socorro em ocasião oportuna" (Hebreus 4:16) e "E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer"(1 Pedro 5:10).
Nossa participação na missão de Deus: como recipientes da graça, temos o privilégio de servir como agentes da graça. Os crentes recebem a graça (Atos 11:23), são encorajados a continuar na graça (Atos 13:43), e são chamados a dar testemunho da graça de Deus (Atos 20:24). Jesus diz: "Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós" (João 20:21). A missão de Deus é para o mundo inteiro.
Nosso futuro: Deus e sua graça são eternos. "Definir a sua esperança inteiramente na graça que será trazido a você na revelação de Jesus Cristo" (1 Pedro 1:13).
Nossa esperança para além da morte: "Graça [reina] através da justiça que conduz à vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 5:21).
O evangelho é tudo sobre a graça de Deus por meio de Jesus Cristo. É por isso que Paulo chama de "o evangelho da graça de Deus" (Atos 20:24) e "palavra da sua graça" (Atos 14:3).

A Graça é a mensagem

O evangelho da graça de Deus é a mensagem que todos precisam. A palavra da graça é proclamada em todas as páginas da Bíblia e, finalmente, revelada em Jesus Cristo. O último versículo da Bíblia resume a mensagem do Gênesis ao Apocalipse: "A graça do Senhor Jesus esteja com todos" (Apocalipse 22:21).
 
Através de Jesus "todos nós recebemos graça sobre graça" (João 1:16), a graça gratuita de Deus.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!