Esboço de sermão: Erro de cálculo

Esboço de sermão: Erro de cálculoTexto: Provérbios 14:12
"Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte" Provérbios 14:12 (repetido de forma idêntica em Provérbios 16:25).
 
Introdução: Erros de cálculo é uma experiência normal na vida cotidiana. Eles podem variar de apenas perturbações a consequências muito graves. Um pouco de sal demais na sopa pode ser um erro de cálculo desculpável. Não calcular corretamente a velocidade de um veículo que se aproxima em um cruzamento pode ser altamente consequente.
 
Em matéria de salvação, calcular mal o que é essencial para ser salvo pode ter uma consequência devastadora e eterna.
[post_ad]
Vamos considerar alguns dos erros de cálculo espirituais que muitas pessoas estão cometendo hoje.

I. Há muitas falsas doutrinas no mundo de hoje.

Jesus advertiu Seus discípulos: "porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos" Mateus 24:24
Satanás, o grande enganador, é o nosso arqui-inimigo. Ele tem criado muitas falsas doutrinas e religiões para atrair a humanidade para longe da adoração ao Deus vivo e verdadeiro e Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Cuidado, pois às vezes a falsificação parece mais atraente do que o artigo real.
Efésios 4:14 nos instrui sobre a necessidade de um pensamento maduro, para que não sejamos "levados ao redor por todo vento de doutrina".

II. Alguns caminhos que ao homem parecem direitos, mas podem ser mortais.

· As boas obras são o fruto da salvação... não o caminho da salvação. "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras" Efésios 2:8-10.
· A consciência da pessoa perdida: A consciência do homem natural é o produto de sua educação e meio ambiente e varia de acordo. Nem todo homem ousa "deixe a sua consciência ser seu guia!”.
· Precisamos observar cuidadosamente o que Paulo escreveu: "No entanto, nem todos os homens têm esse conhecimento... e sua consciência, sendo fraca, fica contaminada" I Coríntios 8:7.
· A sinceridade é um ingrediente vital na salvação, mas não o único ingrediente. Uma pessoa pode ser sincera em acreditar que algo seja verdade, quando não é. Nossa sinceridade deve ser baseada na verdade; não no erro!
· Ser membro da igreja não substitui o novo nascimento! "E o Senhor acrescentava à igreja aqueles que iam sendo salvos" Atos 2:47.
A ordem é: primeiro a salvação... então membro da igreja.

III. O caminho que leva à vida eterna: A experiência do novo nascimento

”Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" João 3:3.
 
Alcançado somente através de Jesus: "Jesus disse-lhe: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida: ninguém vem ao Pai, senão por mim" João 14:6.
 
Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem