A casa de Deus: Lugar de sacrifício

A casa de Deus: Lugar de sacrifícioTexto: Esdras 6:1-22 – Zacarias 11: 4–7
 
Introdução: No capítulo 6 verso 3 do livro de Esdras está registrado que a "casa de Deus" é um lugar de sacrifícios. Entendemos espiritualmente que esta casa mencionada no texto não é uma  casa formada  por paredes de tijolos, mas sim a nossa própria vida! Portanto, somos chamados para ser diante de Deus um local de sacrifícios.
 
A Palavra do Senhor diz que somos "edifício de Deus" 1 Coríntios 3.9.
 
Esse "edifício de Deus" ou "casa de Deus", que somos nós, da mesma maneira que foi no tempo de Esdras, tem uma função muito importante, que é ser um local de sacrifício.
[post_ad]Como a "casa de Deus", que é a Igreja e especificamente, você e eu, pode ser um local de sacrifício?

I. Somos um lugar de sacrifício na adoração

Sacrifício no Antigo Testamento significa "aquilo que é trazido perto". No Novo Testamento sacrifício é: "dom, oferta, oferecer”
Adoração significa colocar Deus em um lugar de primazia em nosso coração.Como diz Wayne Grunden em seu livro Teologia Sistemática, "adoração é a atividade de glorificar a Deus em sua presença com nossa voz e coração".
Quando nós entramos em adoração, podemos obter muitos benefícios deste ato, a saber:
a. Podemos nos alegrar na pessoa do Pai.Davi expressa esta ideia em seus salmos: "que eu possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar em seu templo" (Salmo 27.4)  e diz ainda no Salmo 16.11 "na tua presença há plenitude de alegria"

II. Somos um lugar de sacrifício na comunhão intima com o pai.

O que Deus mais quer e espera de nós, que somos Seus filhos, é que a comunhão seja algo abundante e contínua.
Davi pôde experimentar esta comunhão bem próxima com Deus, comunhão que lhe permitia abrir o coração, orar e  ter a certeza de que Deus estava bem ali para compreendê-lo e ajudá-lo.
No Salmo 5.3 Davi diz: "Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã me apresentarei a ti e vigiarei."
Jesus,  em sua oração sacerdotal, em João 17.21, afirma que há possibilidades de desenvolvermos uma intimidade tal com o Pai e por isso Ele diz: "para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti;  que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviastes."

Queridos, como casa de sacrifícios, somos chamados também a cuidar de nós mesmos, a pastorearmos uns aos outros, a exercermos o amor de um para com os outros.

Sei que isto não é fácil e que muitas vezes temos até inúmeras barreiras para que isto venha a se tornar uma realidade.

Para quebrar estas barreiras um dos textos que quero refletir com você é o de Zacarias 11:4, o de "pastorearmos as ovelhas destinadas a matança".

Este pastoreio exige de nós uma abertura de coração para exercermos o perdão e caminharmos algumas milhas a mais com o nosso próximo.

Jesus nos exorta a este pastoreio quando propôs as  parábolas de Lucas 15 ( a da ovelha perdida, a da dracma perdida e a do filho pródigo).

Todas estas parábolas dizem respeito às "ovelhas destinadas a matança", mas que pela misericórdia e graça de Deus houve solução para cada caso.

Neste pastoreio é necessário usar duas ferramentas que o próprio Jesus nos dá: o seu cajado e a vara (e à estes Ele dá um nome específico, como registra o verso 7 do capítulo 11 de Zacarias, a saber: "Graça" e "União").

Conclusão: Portanto, meu querido amigo e irmão, como membros do corpo de Cristo somos chamados a andar em unidade de vida, somos chamados a andar em Cristo e desenvolver Nele uma vida plena.
 
Meu  desejo  é  que  sua  vida  possa ser um lugar de sacrifício suave ao Pai e que você possa exercer, dentro do corpo de Cristo,  um  pastoreio  sadio  para  com  a minha vida e para com a vida de cada irmão.
 
Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!