Vivendo Perigosamente - Jovem Êutico

Vivendo perigosamente - Jovem êuticoTexto: Atos 20:9-10

Introdução: Esta é uma palavra da parte de Deus para que não vivamos perigosamente com nossa alma e nosso espirito. Temos visto pessoas que querem servir a Deus, porém, com a vida dividida entre: a igreja e o mundo, Deus e o diabo, as coisas do espirito e as coisas da carne.

O exemplo do êutico, o jovem de trôade que se assentou na janela do terceiro andar, enquanto o Apostolo Paulo pregava, é um exemplo de falta de vigilância e de descaso para com a palavra de Deus.

1. Sentado na janela. V. 9ª

A. Enquanto Paulo prolongava a mensagem por razão de ter que partir no dia seguinte, veja no verso 7, o êutico foi se assentar na janela do terceiro andar.
a. Entendemos que janela não é lugar de se assentar. Quem está na janela, nem está dentro nem fora.
b. Está dividido e automaticamente exposto aos riscos.

B. Estar na janela enquanto Deus fala, significa estar com o coração dividido entre as coisas de Deus e as coisas do mundo. Da janela se vê o que se passa na igreja e o que se passa lá fora no mundo. Automaticamente não se pode agradar a Deus e ao mundo.

2. Dormiu durante o culto. V. 9b

A. Como se não bastasse se assentar na janela, o jovem êutico cometeu um erro mais grave ainda: deixou ser apanhado por um profundo sono durante o culto.
a. Há pessoas que tem facilidade de dormir durante a mensagem, até mesmo devido o cansaço do dia a dia. Mas seja lá por que motivo for, acaba sendo um mal terrível para sua vida espiritual, pois deixa de receber grandes bênçãos.

B. Dormir na janela da vida espiritual, ainda é muito mais sério. Imagina que estando alertas e dentro da igreja, o inimigo está sempre investindo contra nós, o que dizer quando estamos divididos entre as coisas santas e as pecaminosas, e ainda somos apanhados por um sono espiritual?

3. O jovem caiu. V. 9ª

A. Claro! Não há surpresa alguma, se o que vive perigosamente se ferir ou até morrer. O final do verso 9 diz que o êutico caiu e foi levantado “morto”.

B. A grande preocupação com quem vive espiritualmente perigosamente é sua alma e seu espirito.

C. Se Jesus voltar, ou se o tal que estiver na janela dessa vida, vier a morrer com a vida indecisa certamente sofrerá as perdas espirituais.

D. Mas quando o jovem caiu do terceiro andar, e todos ficaram perturbados, Paulo o abraçou e acalmou o povo dizendo: “...não vos perturbeis pois sua alma nele está”. Atos 20:10.

E. Aos que estão na janela, devemos alertar para não cair. Porém uma vez caídos, tomemos o exemplo de Paulo, e abracemos os mesmos ministrando o espirito de vida sobre eles, para que vivam eternamente.

Conclusão: Aprendemos com está palavra que a janela é lugar impróprio para o ser humano, pois ele não agrada nem a Deus nem ao mundo. A janela é também o lugar da indecisão onde não sabemos ao certo o que queremos.

Deus está cobrando de nós: então disse Jesus aos seus discípulos: “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me” Mateus 16:24

Em contra partida, o mundo também está cobrando de que lado você está.

2 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem