Como ouvir a Palavra de Deus

Como ouvir a Palavra de DeusTexto: Neemias 8:1-7, 12-17

Introdução: Por que é que algumas pessoas saem da igreja depois do culto encorajados e cheios de alegria, enquanto outros voltam para casa de mãos vazias e oprimidos?

Como podemos aproveitar ao máximo quando ouvimos a Palavra de Deus?

A. Exemplo bíblico

1. Os israelitas estavam cativos em Babilônia, e a muralha de Jerusalém estava em ruínas. Neemias pediu ao rei da Babilônia abastecimento e tempo fora de suas funções para que ele pudesse ajudar a reconstruir o muro.
[post_ad]
2. Com a ajuda de Deus, Neemias e outros exilados reconstruíram o muro em 52 dias, apesar da oposição de seus inimigos. As pessoas, então, pediram para ouvir a Palavra de Deus.

3. Os melhores sermões são baseados na Bíblia, e não nas filosofias dos homens.

B. Você deve ouvir a Palavra de Deus

1. Ansiosamente (Neemias 8:1-2). Quando você vem para um culto de adoração, peça a Deus para falar ao seu coração.

2. Atentamente (Neemias 8:3). Sua atenção é determinada pelo seu desejo de conhecer a Deus e Sua vontade para sua vida.

3. Confiantemente (Neemias 8:4-5). Nosso mundo é imprevisível. Devemos colocar nossa fé em algo que nos dá a garantia e a Palavra de Deus é confiável.

4. Expectativa (Neemias 8:5). Nos dias de Neemias, o povo não conseguia entender as línguas originais dos pergaminhos. Mas eles estavam na expectativa de ouvir a Palavra de Deus.

5. Oração (Neemias 8:6). O povo se curvou e adorou ao Senhor.

6. Pacientemente (Neemias 8:7). O povo ouvia por horas, à medida que a Palavra de Deus era lida.

7. Humildemente (Neemias 8:6). As pessoas caíram sobre seus rostos em humildade por causa dos pecados dos seus antepassados, que os levou a perder as bênçãos do Senhor.

8. Propositadamente (Neemias 8:12-17). Eles queriam entender a lei. Cada vez que você vem à igreja, peça a Deus uma visão sobre o Seu caráter.

9. Felizmente. Houve grande alegria quando as pessoas ouviram a lei. Você é responsável por sua própria atitude em relação a igreja.

10. Arrependidos (Neemias 9:1-3). As pessoas ouviram com corações arrependidos. Se o Senhor traz algo à sua atenção, não culpe o pregador. Seja honesto com Deus sobre isso.

Conclusão: Escreva estas dez palavras dentro da capa de sua Bíblia, e leia-os antes do sermão da próxima culto. Então, peça a Deus para ajudá-lo a estar atento, e ele vai falar com você.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!