Contagem regressiva para o julgamento Parte 2: O juiz e o julgamento

Contagem regressiva para o julgamento Parte 2: O juiz e o julgamentoTexto: João 5:22-24

Introdução: A Bíblia ensina que um dia, todos os crentes estarão diante do Senhor e prestarão contas de suas obras. Se nossas ações forem consideradas dignas, seremos recompensados. Se elas forem consideradas sem valor, vamos experimentar pesar e tristeza pelos anos desperdiçados.

Você está pronto para estar diante do Rei dos Reis no dia do julgamento?

A. Quem é Esse juiz?

[post_ad]
1. Jesus irá julgar o mundo. João 5:23 diz: "O Pai. . . confiou todo julgamento ao Filho" (ver também Mateus. 28:18). Cristo vai examinar, purificar e recompensar os crentes.
2. Como cristãos todos nós vamos estar diante de nosso Senhor para ser recompensado por nossas ações (2 Coríntios 5:10). Deus nos recompensará por nossas boas obras e nos pedirá para dar conta daquelas que Ele acha inútil. Não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus (João 5:24; Romanos 8:1).
3. O tribunal de Cristo deve ser distinguido do grande trono branco, onde os perdidos serão julgados com base em suas obras.

B. O caráter do Juiz.

1. Jesus será um justo, justo juiz. Nosso Senhor conhece todas as coisas e é totalmente justo (João 2:24-25). Ele nos julgará com base em três coisas:
a. Quanta verdade nós ouvimos e compreendemos
b. Quais dons, talentos, habilidades e oportunidades nós possuímos.
c. O que fizemos com as oportunidades que Ele nos deu
2. Cristo também será um juiz imparcial e perfeito (1 Pedro 1:17).
a. Jesus tem compaixão por nossas fraquezas humanas, porque Ele andou na terra como um homem (Hebreus 4:15).
b. Seu julgamento é perfeito. Vamos concordar com a sua avaliação da nossa vida e caráter.

C. Equívocos sobre o julgamento.

1. O tribunal de Cristo não é um tempo para a condenação pública ou disciplina. Envolve apenas o indivíduo e Deus.
2. Muitas pessoas pensam que eles vão simplesmente explicar a Deus por que eles não escolheram servi-Lo. Mas não vamos ter a oportunidade de dar desculpas, ou o desejo de defender as nossas escolhas pecaminosas.

D. Os Objetivos do Tribunal de Cristo

1. Para revelar a verdadeira natureza do nosso coração e vida. O Senhor vai honrar aqueles que fielmente serviram. A ira de Deus está reservada para aqueles que nunca aceitaram o dom da salvação (1 Coríntios 4:5).
2. Para nos purificar do pecado não confessado. Neste julgamento, Cristo revelará os nossos pecados, e nos purificará dos que temos abrigado. Uma vez que entendemos o quanto precisámos da graça de Deus, vamos amá-lo ainda mais.
3. Para avaliar a qualidade de nosso serviço a Deus na Terra. O Senhor está mais preocupado com a qualidade das boas obras que realizamos que a quantidade. Este aspecto do julgamento pode levar-nos a sentir tristeza por conta dos nossos talentos e oportunidades desperdiçadas.
4. Para nos recompensar pelas boas obras. Deus não vai esquecer nenhuma boa obra (Hebreus 6:10). Os cristãos serão honrados pelo tempo que investiram na vida dos outros e pelo trabalho que realizaram para o Senhor (Colossenses 3:23).
5. Para determinar o nosso lugar de serviço em Seu reino. Vamos servir a Deus e reinar com Ele (Apocalipse 22:5). Nossas responsabilidades celestiais serão determinadas pela forma como passamos o nosso tempo na terra (Mateus 25:23). Esta vida é uma escola através da qual aprendemos a abençoar nossa família, amigos e comunidade.

Conclusão: No tribunal de Cristo, nossas obras serão avaliadas com justiça absoluta. Se você sente que tem desperdiçado sua vida até este ponto, determine agora a servir ao Senhor de todo o coração com os seus dias restantes.

O justo Juiz vai premiar sua obediência mais generosamente do que você pode imaginar.

Você pode ver aqui a primeira parte dessa serie: Contagem regressiva para o julgamento Parte 1: O nosso encontro predestinado

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!