Ana - Uma Mãe Modelo

Ana - Uma mãe modelo
Tema: Dia das mães

Texto: 1 Samuel 1:5-18

Introdução: Vamos dar uma olhada neste capítulo inteiro. As provações na vida deste modelo de mãe revelou sua grande fé. Muitas vezes Deus permite provações na vida do crente para provar sua fé.

Uma das primeiras coisas que aprendemos sobre ela é que...

I. Ela estava insatisfeita.

Ela tinha um marido que a amava e era bom para ela, versículo 5: Ele deu a ela uma porção digna. "Ou então, uma porção escolhida, como o Targum, a melhor parte ou porção na oferta de paz, que o sacerdote não tinha, ele tinha o peito e o ombro direito, a melhor peça ele deu para Ana, uma porção dobrada”.

Mas isso não satisfez Ana. Ela não tinha dado ao marido um filho. Ela estava muito preocupada com isso. A falta de um filho criou uma necessidade na vida de Ana que o amor de um marido não podia satisfazer.

Não havia nada para ela fazer, mas...

II. Ela foi a Deus com o impossível.

Vemos isso em 1 Samuel 1:9-11: "Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava sentado, numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou muito, e fez um voto, dizendo: Ó Senhor dos exércitos! se deveras atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e pela sua cabeça não passará navalha"

1. Sua oração foi da amargura de sua alma. E ela, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. Versículos 11-12: "e fez um voto, dizendo: Ó Senhor dos exércitos! se deveras atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e pela sua cabeça não passará navalha. Continuando ela a orar perante e Senhor, Eli observou a sua boca”.

2. Ana estava orando e sua boca se movia com suas palavras silenciosas. 1 Samuel 1:13: "Agora, Ana falava no seu coração; apenas seus lábios se moviam, mas sua voz não foi ouvida por isso Eli a teve por embriagada."

3. Aqui foi uma oração que teve resultados que não foi feita em um som audível. É a oração silenciosa ouvida pelo Senhor? Esse incidente prova que orações silenciosas são definitivamente ouvidas pelo Senhor.

III. Ela não teve medo de assumir um compromisso.

Há duas coisas sobre o compromisso:

1. Há aqueles que fazem um compromisso e acham que não tem problema nenhum quebrá-lo.
2. Há aqueles que temem e não faz.

3. O compromisso da Ana revela sua abnegação. Ela definitivamente é classificada como uma "mulher de Deus".

VI. Ela não foi facilmente desencorajada.

1. Eli a teve por embriagada por causa da natureza de seu comportamento.
2. Muitos teriam se amargurado e culpado a Deus pelo mau comportamento do sacerdote. (Pastor).

V. Finalmente, ela descansou na promessa de Deus.

1 Samuel 1:17-18: "Então lhe respondeu Eli: Vai-te em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. Ao que disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher se foi o seu caminho, e comeu, e já não era triste o seu semblante"

Conclusão: Que o Senhor abençoe estas palavras aos nossos corações...

Veja também: Uma mãe de grande fé

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem