O retorno a Deus

O retorno a DeusTexto: Jeremias 3:22

Introdução: O pecado é andar por caminhos tortuosos.
Esquecer o Senhor nosso Deus é o inicio de todo pecado.
Por causa do pecado nos envolvemos em dificuldades.

A promessa para os que retornam para Deus é: Deus sarará sua rebelião por sua misericórdia que perdoa, sua paz que acalma e sua graça que renova.

É muito triste saber que poucos veem o pecado como ele realmente é: um engano.
A maioria das pessoas não consegue ver, até que se encontram destruídas pelo pecado que perseguiram.[post_ad]Como deve começar o retorno para Deus.

I. Com um verdadeiro arrependimento.

1 Pedro 2:25  “Porque éreis desgarrados, como ovelhas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas”.
A) Aqui está o pecado do homem: ele se desgarra e isto acontece por sua própria escolha ou vontade. Consequência: Sua derrota
B) Ele se afasta do aprisco do Pastor e do rebanho, e, assim, se expõe a perigos  incontáveis.
C) Mas, quando reconhecemos que por “Sua chaga fomos sarados” V.24, experimentamos esse arrependimento que nos leva de volta a Ele.

II. Promessas quando o retorno é genuíno.

Joel 2:13 “E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal”.
A) Se estamos em comunhão com Deus a esperança nunca nos abandona.
B) Ainda que nas circunstâncias mais extremas, como estas suscitadas pelo juízo divino, podemos voltar nosso coração ao Senhor e encontrar auxilio e salvação.
C) Deus nunca se manifesta de forma cruel ou vingativa. Pelo contrario, o Senhor é misericordioso. . . e compassivo, tardio para irar-se e grande em misericórdia.

III. Isto nos leva a uma restauração

A) Ainda que sua ferida pareça ser incurável. Jeremias 30:12 “Porque assim diz o Senhor: Incurável é a tua fratura, e gravíssima a tua ferida”.
B) Por causa da multidão de suas iniquidades. Jeremias 30:15  “Por que gritas por causa da tua fratura? tua dor é incurável. Por ser grande a tua culpa, e por se terem multiplicado os teus pecados, é que te fiz estas coisas”.
C) Você será sarado. Jeremias 30:17 “Pois te restaurarei a saúde e te sararei as feridas, diz o Senhor; porque te chamaram a repudiada, dizendo: É Sião, à qual já ninguém procura”.
D) E seus opressores consumidos. Jeremias 30:16 “Portanto todos os que te devoram serão devorados, e todos os teus adversários irão, todos eles, para o cativeiro; e os que te roubam serão roubados, e a todos os que te saqueiam entregarei ao saque”.

IV. Então, virá cura espiritual.

Jeremias 33:6 “Eis que lhe trarei a ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de segurança”.
A) Todos os que são limpos da imundícia do pecado pela graça santificadora, pela misericórdia perdoadora, são libertados da culpa.
B) Quando os pecadores recebem a justiça, e são lavados e santificados no nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito Santo, são capacitados para andar diante de Deus em paz e pureza.

Conclusão: Enquanto os homens se endurecem no pecado, sua porção será o desprezo e a miséria: porque não prospera quem encobre seu pecado; mas encontra misericórdia quem os confessa e deixa.
Gloria a Deus.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!