Meditar Para Crescer

Meditar para crescerTexto: Salmos 119:97-100

Introdução: A palavra "meditação" evoca imagens de religião oriental ou práticas da Nova Era. Muitos crentes evita a prática por essa mesma razão. Mas a meditação bíblica é de imenso valor para que possamos ouvir com precisão a Deus. É a chave para o nosso crescimento espiritual.

A. Definição
O que é meditação bíblica? É um período de tempo reservado para contemplar o Senhor, ouvi-lo e permitir que Ele permear nossos espíritos (Salmo 27:4; Salmo 77:11-12).
Nós gastamos muito tempo em contato com o sistema de valores do mundo, precisamos desesperadamente estar com Deus e recuperar uma perspectiva bíblica (Romanos 12:2). Quais são alguns dos benefícios da meditação, de acordo com o Salmo 119: 97-100?

B. Prática
Quando meditamos, nós somos capazes de ouvir a voz de Deus de uma maneira fresca, revigorante. Aqui está alguns princípios para a meditação, eficaz bíblica.

1. Vá mais devagar.

Se realmente vamos meditar sobre o Senhor e Sua Palavra, a quietude é uma chave: "aquietai-vos e sabei que eu sou Deus" (Salmo 46:10). A meditação também leva tempo - às vezes menos de cinco minutos, mas, muitas vezes 30 minutos ou uma hora.

Quando dizemos a Deus que não temos tempo para Ele, estamos efetivamente dizendo que não temos tempo para a vida, a alegria, a paz, direção e prosperidade, pois Ele é a fonte de todas essas coisas.
Se você não prioriza o tempo com Deus, você deve, pedir-lhe para sondar o seu coração para saber o porquê. Em seguida, orar, pedindo a Ele para remover essa barreira.

Deus quer que você sozinho às vezes, porque Ele quer sua atenção. O que é um privilegio! O Rei dos Reis quer passar tempo com você!

Que características marcaram época de Jesus, a sós com o Pai? (Marcos 1:35) “De madrugada, ainda bem escuro, levantou-se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava”.

Pense sobre o tempo que você gasta diariamente com Deus. Você está descansado fisicamente o suficiente para se concentrar? É o seu tempo com Deus livre de distrações? É o tempo suficiente?
Como você pode melhorar o ambiente de seu tempo a sós com Deus ou a sua atitude para com ele?

2. Rever o passado.


Ao fazermos isso, vamos ver os padrões que Deus teceu em nossas vidas.

Qual foi a atitude de Davi para com o favor de Deus em sua vida? (2 Samuel 7:18). “Então entrou o rei Davi, e sentou-se perante o Senhor, e disse: Quem sou eu, Senhor Jeová, e que é a minha casa, para me teres trazido até aqui?”

Leia o Salmo 77:11-14. O que Deus tem feito na sua vida, que mostra seu poder para libertá-lo ou sustenta-lo na adversidade?

Uma maneira prática de refletir sobre o passado é manter um diário ou uma agenda. A agenda é o seu diário privado de guerra, declarando vitórias espirituais. A fidelidade de Deus em sua vida pode incentivar outras pessoas, incluindo seus filhos ou netos, que a Sua graça é suficiente para eles, também.

Se você não tem uma agenda, encontrar um bloco de anotações ou caderno em branco que você possa usar para gravar suas adversidades e o papel de Deus em livra-lo deles ou delas.

3. Refletir sobre Deus.

Focar nas dificuldades intensifica e amplia o problema. Quando nos firmamos nas promessas de Deus e olhamos para sua majestade, os problemas são colocados na perspectiva adequada. Nós não ficamos mais sobrecarregados.

E outra vez nos Salmos, Davi usou essa técnica de meditação. Embora ele derramasse a sua angústia para o Senhor, ele também deliberadamente voltou seu foco para Deus.

Liste pelo menos três atributos de Deus que Davi focalizou no Salmo 25.

Se você tem dificuldade para se concentrar em Deus, tente ler um salmo e dizer: "Senhor, eu estou tendo dificuldade em manter minha mente em ti. Quero ficar imerso neste salmo e focar a minha atenção em Ti" Em poucos minutos, pare de ler e pense sobre ele, elogiando-o pelos seus atributos.

4. Lembre-se das promessas de Deus.

Deus gosta de ouvir Suas palavras ditas a ele. Quando dizemos a Ele o quanto nós amamos Suas promessas de provisão, paz e proteção, isso não só alegra seu coração, mas acalma o nosso. Nossa fé cresce e nosso medo se dissolve.

Medite em Filipenses 4:19 ou Isaías 41:9-10. Repita a passagem em sua mente enquanto você pensa sobre o que as palavras significam para você pessoalmente.

Salmo 62:5 diz "Ó minha alma, espera silenciosa somente em Deus, porque dele vem a minha esperança" Com base no que você sabe da Palavra de Deus ou das promessas que Ele tem feito para você, pessoalmente, quais são algumas das bênçãos que você pode "esperar" de Deus?

Conclusão: As pressões de nossas vidas começam a se dissipar quando estamos isolados, em silêncio e imóvel diante do Senhor. Através dos momentos diários de meditação, você permite que Deus te ame completamente. Nada vai afetar a sua vida mais do que esta prática poderosa de meditação.

Oração: Pai, obrigado por me amar o suficiente para querer passar mais tempo comigo. Estou convencido da minha necessidade de Ti e de estar perto de Ti. Dá-me a graça de cada dia mediar em Ti, que a minha vida possa ser transformada pela sua presença. Em nome de Jesus, amém.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem