Enfrentando o Impossível

Enfrentando o impossívelTexto: Êxodo 14:9-14

Introdução: Quais são as situações impossíveis que você está enfrentando hoje? Eu tenho uma boa notícia para você meu amigo: Você não precisa entrar em pânico! Você não tem que desistir! Você não tem que fechar os olhos para ignorar o problema e fingir que eles não existem!

Vamos ler o nosso texto de hoje. Êxodo 14:9-14
9 E os egípcios perseguiram-nos, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros, e o seu exército e alcançaram-nos acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom. 10 E, chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então, os filhos de Israel clamaram ao SENHOR. 11 E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirares de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, que nos tens tirado do Egito? 12 Não é esta a palavra que te temos falado no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto. 13 Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais vereis para sempre. 14 O SENHOR pelejará por vós, e vos calareis.

Na leitura do texto, encontramos o povo de Deus enfrentando uma situação impossível. Em sua volta estão os inimigos marchando para levá-los. À sua esquerda e direita estão torre de rochas e deserto quando em sua frente o Mar Vermelho. Eles estão literalmente cercados por grandes problemas e eles têm pouco tempo para pensar e encontrar a solução para sua fuga.

Especialista em gestão de risco pode dar algumas sugestões:

1. Levante a bandeira da rendição antes que o inimigo possa matar todos
2. Tenha chances, rapidamente mobilizando o povo para lutar contra o inimigo.
3. Atrasar a sua captura, escondendo-se nas rochas ou correndo no deserto.

No entanto, Deus através de Seu profeta Moisés deu a solução tríplice e é completamente diferente do ponto de vista humano. Moisés fala a palavra de Deus ao povo:

Êxodo 14:13-14 - 13 Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais vereis para sempre. 14 O SENHOR pelejará por vós, e vos calareis.

A tríplice fórmula de Deus para enfrentar o impossível:

I. Não tenha medo - (Não há necessidade de render-se)
II. Fique parado - (Não há necessidade de lutar)
III. Veja a salvação do Senhor (Não há necessidade de esconder)

Nós todos sabemos que não é uma coisa fácil relaxar em face do perigo; não parece prático não fazer nada em tempo de aflição ou esperar que algo bom aconteça quando tudo o que você pode ver é escuridão em toda parte.

Meu amigo,
1. Você não pode superar o seu medo, a menos que você leve o problema a Deus em oração.
2. Você não pode ficar parado e manter sua paz a menos que você aprenda a confiar plenamente no poder de Deus.
3. Você não consegue visualizar a salvação do Senhor a menos que você mergulhe em louvor e adoração.

Estas são as 3 coisas importantes: o segredo para que você possa fazer o que Moisés ordenou ao povo de Deus. Sim, você precisa dessas três importantes armas para vencer o impossível.
• Oração
• Poder de Deus
• Louvor e adoração

Quando a situação impossível atingiu o povo de Deus, o profeta de Deus revelou as coisas específicas para fazer.
I. Não entrem em pânico, mas leve o problema a Deus em oração ("Não tenha medo").
II. Não resolva o problema por si mesmo, mas confia no poder de Deus. (“Ficai parados”)
III. Não se queixe, mas visualize a vitória através do louvor e adoração. ("Vede a salvação do Senhor")

Orar, confiar no poder de Deus, Louvar e adorá-Lo. Estas são coisas simples de fazer. Mas estas coisas são provadas funcionar para resolver as situações mais complicadas na vida?
Para responder a esta pergunta, vamos colocar essas três armas em uma verdadeira prova de fogo para a vida. Vamos usar o perigo nacional que Israel enfrentou durante o reinado de Josafá.

O perigo nacional: II Crônicas 20:1-2

1 E sucedeu que, depois disso, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e, com eles, alguns outros dos amonitas vieram à peleja contra Josafá. 2 Então, vieram alguns que deram aviso a Josafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi.

No texto que ora lemos, encontramos mais uma vez Israel em perigo nacional. Eles estão realmente enfrentando três grupos diferentes de pessoas: os moabitas, os amonitas e os meunitas. Aqui vamos ver se a arma Trina que mencionamos acima vai funcionar com eles.

Enfrentando o impossível: eles usaram a arma da oração: II Crônicas 20: 3-6;12-13

3 Então, Josafá temeu e pôs-se a buscar o SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá. 4 E Judá se ajuntou, para pedir socorro ao SENHOR; também de todas as cidades de Judá vieram para buscarem o SENHOR.
5 E pôs-se Josafá em pé na congregação de Judá e de Jerusalém, na Casa do SENHOR, diante do pátio novo. 6 E disse: Ah! SENHOR, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Pois tu és dominador sobre todos os reinos das gentes, e na tua mão há força e poder, e não há quem te possa resistir.
12 Ah! Deus nosso, porventura, não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti. 13 E todo o Judá estava em pé perante o SENHOR, como também as suas crianças, as suas mulheres e os seus filhos.

Enfrentando o impossível: eles ficaram parados e confiaram no poder de Deus. II Crônicas 20:14-17

14 Então, veio o Espírito do SENHOR, no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaías, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe, 15 e Jaaziel disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá. Assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, senão de Deus. 16 Amanhã, descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel. 17 Nesta peleja, não tereis de pelejar; parai, estai em pé e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém; não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco.

Enfrentando o impossível: eles louvaram e adoraram a Deus. II Crônicas 20:18-21

18 Então, Josafá se prostrou com o rosto em terra; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o SENHOR, adorando o SENHOR. 19 E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas e dos filhos dos coraítas, para louvarem o SENHOR, Deus de Israel, com voz muito alta. 20 E, pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, saindo eles, pôs-se em pé Josafá e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis. 21 E aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que louvassem a majestade santa, saindo diante dos armados e dizendo: Louvai o SENHOR, porque a sua benignidade dura para sempre.

O vale de bênção: o resultado da oração, do poder de Deus e o louvor. II Crônicas 20:22-27

22 E, ao tempo em que começaram com júbilo e louvor, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá e foram desbaratados. 23 Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores das montanhas de Seir, para os destruir e exterminar; e, acabando eles com os moradores de Seir, ajudaram uns aos outros a destruir-se. 24 Entretanto, chegou Judá à atalaia do deserto; e olharam para a multidão, e eis que eram corpos mortos, que jaziam em terra, e nenhum escapou. 25 E vieram Josafá e o seu povo para saquear os despojos e acharam neles fazenda e cadáveres em abundância, como também objectos preciosos; e tomaram para si tanto, que não podiam levar mais; três dias saquearam o despojo, porque era muito. 26 E, ao quarto dia, se ajuntaram no vale de Beraca, porque ali louvaram o SENHOR; por isso, chamaram àquele lugar vale de Beraca, até ao dia de hoje. 27 Então, voltaram todos os homens de Judá e de Jerusalém, e Josafá, à frente deles, para irem a Jerusalém com alegria, porque o SENHOR os alegrara acerca dos seus inimigos.

Você pode usar as armas que Deus nos deu para enfrentar o impossível. Oração! Fé no poder de Deus! Louvor e adoração!

Conclusão: Da próxima vez que enfrentar o impossível, você sabe o que fazer:
I. Não entre em pânico, mas leve o problema a Deus em oração ("Não tenha medo").
I.I. Não resolva o problema por si mesmo, mas confia no poder de Deus. (“Ficai parados”)
III. Não se queixe, mas visualize a vitória através do louvor e adoração. ("Vede a salvação do Senhor")

Deus nos deu a garantia da sua palavra:
Jeremias 32:27 "Eis que eu sou o SENHOR, o Deus de toda a carne. Acaso, seria qualquer coisa maravilhosa demais para mim?”
Lucas 18:27 "...As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus"
Lucas 1:37 "Porque para Deus nada é impossível"

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem