Coloque no cesto e entregue nas mãos de Deus

Coloque no cesto e entregue nas mãos de DeusTexto: Êxodo 2:1-10
Introdução: Pressionados pela possibilidade de perder um filho querido! Ameaça para as suas vidas! A injustiça e a discriminação! A pobreza extrema e o trabalho duro! Estes eram os grandes desafios que a família de Moisés estava enfrentando. Eles encontraram a resposta através do cesto. O cesto guiado pela mão de Deus, o cesto da intervenção divina.

Vamos observar algumas lições da família de Moisés e encontrar resposta para os nossos próprios desafios da vida.

A narrativa bíblica seguinte descreve a situação:
Êxodo 1:6 - Sendo, pois, José falecido, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração”.[post_ad]Êxodo 1:8 - Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José”
Êxodo - 1:9 - o qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito e mais poderoso do que nós”
Êxodo 1:15 - E o rei do Egito falou às parteiras das hebreias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o nome da outra, Puá)”
Êxodo 1:16 - "e disse: Quando ajudardes no parto as hebreias e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas, se for filha, então, viva”
Êxodo - 1:17 - As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes dissera; antes, conservavam os meninos com vida”
Êxodo - 1:22 - Então, ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida”

Razões para entregar nossa confiança na mão de Deus

I. Tempos e estações são imprevisíveis
Êxodo 1:8 - Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José”.
Êxodo 1:22 - Então, ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida”
Êxodo 2:1 - E foi-se um varão da casa de Levi e casou com uma filha de Levi”
Os judeus provavelmente não previram este momento em particular quando o Faraó, que respeitava José faleceu e o novo faraó que não conhece a contribuição de José para o Egito, passou a reinar no Egito.
As situações de mudanças políticas e econômicas devem lembrar-nos de confiar em Deus do que nos homens, pois somente Ele é imutável.

II. O poder e a capacidade humana têm limitações. V. 2-3
Durante três meses, mãe de Moisés consegue esconder a criança dos soldados que estão fazendo cumprir o decreto do Faraó para matar os meninos judeus. Mas eles sabem que mais cedo ou mais tarde, eles vão descobrir a criança. Desta vez eles têm de confiar à criança na mão de Deus.
Muitas vezes, as pessoas só descobrem os caminhos de Deus quando chegam ao limite. Nós descobrimos a força de Deus no final de nosso próprio poder.

III. Deus pode usar coisas e pessoas comuns para realizar seu plano. V. 4-5
Com Deus, todas as coisas impossíveis podem acontecer:
O cesto de lixo pode ser a cesta da confiança!
O rio da morte pode ser um rio de oportunidade
A menina inocente pode ser uma conselheira sábia!
A filha dos inimigos pode ser um grande apoio!

IV. Só Deus pode tocar o coração. V. 6
Quando Deus toca o coração, o choro do irritante do bebê pode ser uma doce música para o coração. Não há necessidade de pedir misericórdia humana quando você encontra a misericórdia de Deus. Quando encontramos o favor de Deus, podemos também encontrar o favor até do inimigo.

V. Deus pode dar sabedoria para os ignorantes. V. 7
A menina não precisa ser educada para ler e agarrar a oportunidade escrita pela mão de Deus. Sem dúvida, Deus é o diretor desse drama da vida real. Ele deixou todas as situações trabalhar para aqueles que amam a Deus e são chamados segundo o Seu propósito. Deus sabia de antemão que o bebê Moisés seria lançado no rio por sua mãe. Assim, Ele envia o socorro para salvar o bebê antes mesmo de ele ser jogado lá. Verdadeiramente Deus é Jeová Jiré. O Senhor proverá.

VI. Deus pode reverter tudo. V. 8-9
Antes da mãe pela fé, jogar o bebê no rio, a família tinha 3 grandes problemas, Pobreza, Segurança e manter o bebê vivo. Eles agem pela fé, deixando Deus se mover e fazer sua parte. Na seguinte hora, não só a vida do bebê foi poupada, mas seus três grandes problemas foram resolvidos por Deus.
Podemos com segurança e ousadia dizer que sempre que o problema vem, devemos jogá-los no cesto de Deus!

VII. Deus tem um plano e ele está no controle para cumpri-lo. V. 10
Hoje, cada povo que crê na Bíblia conhece a história. Deus levantou e usou o menino Moisés para se tornar o libertador do povo de Israel da escravidão do Egito. Mas se a mãe de Moisés não tivesse confiado em Deus e colocado o bebê no cesto de Deus, não haveria Moisés, o grande líder.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!