Coloque no Cesto e Entregue Nas Mãos de Deus

Coloque no cesto e entregue nas mãos de DeusTexto: Êxodo 2:1-10

Introdução: Pressionados pela possibilidade de perder um filho querido! Ameaça para as suas vidas! A injustiça e a discriminação! A pobreza extrema e o trabalho duro! Estes eram os grandes desafios que a família de Moisés estava enfrentando. Eles encontraram a resposta através do cesto. O cesto guiado pela mão de Deus, o cesto da intervenção divina.

Vamos observar algumas lições da família de Moisés e encontrar resposta para os nossos próprios desafios da vida.

A narrativa bíblica seguinte descreve a situação:

Êxodo 1:6 - Sendo, pois, José falecido, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração”.
Êxodo 1:8 - Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José”
Êxodo - 1:9 - o qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito e mais poderoso do que nós”
Êxodo 1:15 - E o rei do Egito falou às parteiras das hebreias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o nome da outra, Puá)”
Êxodo 1:16 - "e disse: Quando ajudardes no parto as hebreias e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas, se for filha, então, viva”
Êxodo - 1:17 - As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes dissera; antes, conservavam os meninos com vida”
Êxodo - 1:22 - Então, ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida”

Razões para entregar nossa confiança na mão de Deus

I. Tempos e estações são imprevisíveis

Êxodo 1:8 - Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José”.
Êxodo 1:22 - Então, ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida”
Êxodo 2:1 - E foi-se um varão da casa de Levi e casou com uma filha de Levi”
Os judeus provavelmente não previram este momento em particular quando o Faraó, que respeitava José faleceu e o novo faraó que não conhece a contribuição de José para o Egito, passou a reinar no Egito.
As situações de mudanças políticas e econômicas devem lembrar-nos de confiar em Deus do que nos homens, pois somente Ele é imutável.

II. O poder e a capacidade humana têm limitações. V. 2-3

Durante três meses, mãe de Moisés consegue esconder a criança dos soldados que estão fazendo cumprir o decreto do Faraó para matar os meninos judeus. Mas eles sabem que mais cedo ou mais tarde, eles vão descobrir a criança. Desta vez eles têm de confiar à criança na mão de Deus.
Muitas vezes, as pessoas só descobrem os caminhos de Deus quando chegam ao limite. Nós descobrimos a força de Deus no final de nosso próprio poder.

III. Deus pode usar coisas e pessoas comuns para realizar seu plano. V. 4-5

Com Deus, todas as coisas impossíveis podem acontecer:
O cesto de lixo pode ser a cesta da confiança!
O rio da morte pode ser um rio de oportunidade
A menina inocente pode ser uma conselheira sábia!
A filha dos inimigos pode ser um grande apoio!

IV. Só Deus pode tocar o coração. V. 6

Quando Deus toca o coração, o choro do irritante do bebê pode ser uma doce música para o coração. Não há necessidade de pedir misericórdia humana quando você encontra a misericórdia de Deus. Quando encontramos o favor de Deus, podemos também encontrar o favor até do inimigo.

V. Deus pode dar sabedoria para os ignorantes. V. 7

A menina não precisa ser educada para ler e agarrar a oportunidade escrita pela mão de Deus. Sem dúvida, Deus é o diretor desse drama da vida real. Ele deixou todas as situações trabalhar para aqueles que amam a Deus e são chamados segundo o Seu propósito. Deus sabia de antemão que o bebê Moisés seria lançado no rio por sua mãe. Assim, Ele envia o socorro para salvar o bebê antes mesmo de ele ser jogado lá. Verdadeiramente Deus é Jeová Jiré. O Senhor proverá.

VI. Deus pode reverter tudo. V. 8-9

Antes da mãe pela fé, jogar o bebê no rio, a família tinha 3 grandes problemas, Pobreza, Segurança e manter o bebê vivo. Eles agem pela fé, deixando Deus se mover e fazer sua parte. Na seguinte hora, não só a vida do bebê foi poupada, mas seus três grandes problemas foram resolvidos por Deus.
Podemos com segurança e ousadia dizer que sempre que o problema vem, devemos jogá-los no cesto de Deus!

VII. Deus tem um plano e ele está no controle para cumpri-lo. V. 10

Hoje, cada povo que crê na Bíblia conhece a história. Deus levantou e usou o menino Moisés para se tornar o libertador do povo de Israel da escravidão do Egito. Mas se a mãe de Moisés não tivesse confiado em Deus e colocado o bebê no cesto de Deus, não haveria Moisés, o grande líder.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem