Três Exemplos de Paciência

Três exemplos de paciência
Texto: Tiago 5:7-11

Introdução: Tiago está falando do sofrimento dos crentes em 1:3-4 quando ele lhes disse: sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma" Três vezes no nosso texto no capitulo 5, Tiago fala a seus leitores da vinda do Senhor (vv. 7, 8, 9). E exortou-os a ter paciência até o Seu retorno. Em nosso texto de hoje, Tiago nos dá três pessoas como exemplos ilustrativos de paciência.

I. O Agricultor. (Vv. 7-9)

A. Uma pessoa impaciente, não pode ser um agricultor. Eu conheci muitos agricultores, mas eu nunca conheci um agricultor impaciente. Observe -
1. Devem ser paciente com o solo. O agricultor tem dor e trabalho para preparar o solo para semear a semente. Sem irrigação, os agricultores judeus esperavam lavrar após as primeiras chuvas.
2. Devem ser paciente com a semente. Algumas sementes são fracas e doentes, algumas são comidas por aves e pragas.
3. Devem ser paciente com a estação. Muita chuva ou muito sol ou é uma maneira de destruir as colheitas.
B. Por que o agricultor de bom grado espera tanto tempo?
1. O versículo 7 diz-nos porque o fruto é "precioso".
2. A época da colheita traz a recompensa da terra e garante a próxima safra (I Coríntios 9:10; II Tim 2:6).
C. O crente, como os agricultores, aguarda uma colheita espiritual de almas preciosas e boas obras (Gálatas 6:7; II Coríntios 9:6).
1. Os meses e anos de perseverança significam apenas que Deus está preparando uma boa colheita em nossas vidas.
2. Deus deseja frutos à medida que plantamos a semente do Evangelho.
3. Deus deseja o fruto do Espírito em nossas vidas.
D. Devemos lembrar que após o plantio o agricultor não ficar sem fazer nada. Ele está sempre trabalhando.
E. Observe no versículo 9 que Tiago exorta aos crentes "não vos queixeis uns dos outros ..." Queixa é a impaciência visível.
1. Impacientes com Deus. Tantas vezes em nossa caminhada cristã, nos tornamos impacientes e decepcionados com Deus. Dê a Deus a oportunidade de completar em você o que ele quer no seu tempo.
2. Impacientes com o próximo. A verdade é que quando você se torna impaciente com Deus, transborda contra os outros. Mostre-me alguém impaciente com os homens, e eu lhe mostrarei alguém que tenha problemas de paciência com Deus!

II. Os Profetas. (V.10)

A. Estes primeiros crentes deveriam estar familiarizados com este exemplo dos profetas do Antigo Testamento. Quando lemos como esses servos fiéis sofreram, nos ensina que Deus ainda está no controle.
B. Os profetas nos ensinam uma importante verdade. Mesmo eles estando na vontade de Deus, ainda assim eles sofreram.
1. Eles estavam proclamando a sua mensagem em "nome do Senhor" Veja o seu exemplo de fé em Hebreus 11:32-38.
2. O sofrimento é, por vezes, devido à sua fidelidade e serviço a Deus. Mas quantos de nós realmente pode aceitar isso?
C. Os profetas nos encorajam, lembrando-nos que Deus cuida daqueles que sofrem por causa dele.
1. Alguém uma vez disse que "a vontade de Deus nunca irá levá-lo a um ponto onde a graça de Deus não pode mantê-lo”
2. Como o apóstolo Paulo disse: "a graça de Deus é suficiente” 

III. Jó. (V.11)

A. Jó é o exemplo clássico de um homem que pacientemente suportou o sofrimento e foi abençoado por Deus por sua fé.
B. Tiago lembra o crente que há bênçãos para aqueles que perseveram. Mas o caminho para a prosperidade é a adversidade!
C. Jó perdeu tudo o que tinha, exceto sua mulher irritante e três amigos fariseus (Elifaz, Bildade e Zofar).
D. Jó não entendia as causas de seu sofrimento. Ele não sabia o que estava acontecendo nos bastidores com Deus e Satanás, mas Jó suportou pacientemente.
E. Veja a reação de Jó em Jó 1:20-22.
 
Conclusão: Paciência significa permanecer onde você está, continuar fazendo o bem e sendo irremovível, mesmo quando você realmente se sente com vontade de correr, se esconder e desistir! Um crente paciente sabe que Deus não o deixou nem o abandonou. A ajuda de Deus está a caminho, e Ele não vai desapontar os justos que confiam e esperam Nele. Que todos nós possamos ter a "paciência de Jó".

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem