Ociosidade: Qual é a sua ocupação?

Ociosidade: Qual é a sua ocupação?
Texto: Gênesis 47:3 
Introdução: Em (Mateus 20:3, encontramos a palavra “ocioso”, no grego, que é sinônimo de um homem sem trabalho. 
Amigos, todos nós temos trabalho a fazer no reino de Deus.
Acredito que, mesmo no Jardim do Éden antes da queda, Adão tinha trabalho a fazer. Após o primeiro pecado quando Adão foi expulso do jardim, Deus disse: com o suor de seu rosto você vai trabalhar a terra.

1. Vamos olhar para os resultados do pecado da ociosidade.

Em primeiro lugar deixe-me dizer que foi uma boa pergunta que Faraó fez; pelo seguinte motivo.[post_ad]Quando estrangeiros chegaram à terra do Egito, Faraó queria saber se eles tinham um oficio para contribuir para o reino, ou se eles estavam indo para ser um fardo para o reino.

2. A ociosidade é definida como quando um homem está desempregado, ou quando um homem não faz o que ele é suposto fazer.

Deus designa a cada um de nós um trabalho para o dia, você está ocioso se você não está trabalhando. Você é considerado como ocioso se você não está fazendo tudo o que devia. Há muitos que estão extremamente ocupados em fazer muito pouco.
2 Tessalonicenses 3:11) nos diz: "Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs"
A. O pecado da preguiça:
a. A ociosidade vai contra a intenção de Deus. Deus fez o homem para o trabalho. Mesmo no Jardim do Éden quando o homem era inocente do pecado, foi-lhe dada uma tarefa. Deus nunca pretendeu que Adão estivesse sentado em uma rede bebendo chá gelado tendo uma vida ociosa. Deus queria que ele trabalhasse.
b. A ociosidade é um pecado contra a natureza.
Quando Deus chamou este mundo à existência, as luzes dos corpos celestes, os ventos, ondas, e os planetas acima foram todos colocados em movimento, eles ainda continuam a se mover.
As criaturas da terra, como a formiga e a abelha estão continuamente ocupado. Estas criaturas, juntamente com muitos outros que Deus fez, testemunham contra o ócio e chama toda a natureza para a ação.
c. A ociosidade coloca a família de Deus fora de ordem.
Acho que todos concordam que este mundo e tudo o que Deus criou são sua família. Deus determinou que todos os homens tenham algum trabalho em sua família. Se alguém estiver ocioso, então ele está fora de ordem e impede o progresso dos outros.
(1 Tessalonicense 5:14) Conta-nos, que uma pessoa ociosa é uma pessoa desordenada.
d. A ociosidade é terreno fértil para a tentação.
Mentes e mãos ociosas é a oficina de demônios. Diz-se que um homem desempregado é como uma cidade sem muros ou um portão, um lugar onde qualquer inimigo pode ir e vir como lhe agrada. Um homem ocioso é como um navio que está vazio, qualquer um que entra no recipiente pode colocar qualquer coisa que eles querem. Aqueles que não estão fazendo a obra de Deus são mais suscetíveis a fazer obra do diabo.
e. A ociosidade é um dos nossos mais perigosos inimigos.
Água parada fica estagnada o mais rápido. Entre os pecados dos sodomitas estava a abundância de ociosidade, bem como a luxúria. Os dois andam juntos. Em não fazer nada os homens aprendem a fazer o pecado.
f. A ociosidade é um desperdício de tempo precioso.
Foi-nos dado tempo para glorificar a Deus, e tempo para trabalhar a nossa salvação, a pessoa ociosa desperdiça tudo.
Nós somos advertidos a remir o tempo.

A questão é: "Qual é sua ocupação?” Você é um colaborador ou você está ocioso?

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!