Através dos Momentos de Provação

Através dos Momentos de Provação
Texto: Gênesis 37-50 
Introdução: A história de José nos ensina como andar com Deus no meio dos desafios da vida.
Porque este jovem manteve os olhos no Senhor, Deus o colocou em uma posição para salvar sua família da fome. 
Nosso Pai celestial ainda usa as pessoas que caminham fielmente com ele no meio das dificuldades.

I. José construiu sobre a herança espiritual de seu pai e avô.

1. Seu avô Abraão, um homem temente a Deus, ouviu a voz do Senhor e recebeu várias promessas dEle.[post_ad]2. Deus falou com o pai de José; Jacó através de sonhos e em pessoa. Ele também deu a Jacó um novo nome; Israel, e prometeu que todos os povos seriam abençoados através dos seus numerosos descendentes (Gênesis 28:14, 32:28).

II. José caminhou em sintonia com Deus por toda uma série de provações. Ele foi...

1. Odiado por seus irmãos. Jacó favorecia José, e como resultado, seus irmãos o desprezavam (Gn 37:3-4). Quando José falou sobre o sonho em que sua família inteira se inclinava diante dele, eles o odiaram ainda mais.
2. Conspirado contra. Quando José chegou a Siquém, onde seus irmãos estavam cuidando das ovelhas, os homens viram a chance de matá-lo. Rúben, o mais velho, convenceu-os a simplesmente jogá-lo em um poço; com o plano de resgatar José mais tarde.
3. Vendido para os midianitas. Judá sugeriu que eles vendessem José para uma caravana de viajantes que estavam a caminho para o Egito.
4. Vendido como escravo para o guarda pessoal do rei. Apesar de suas circunstâncias injustas e sua posição humilde, como servo, o jovem hebreu não se tornou amargo ou vingativo. Potifar começou logo a notar que o jovem era um gerente hábil e, finalmente, colocou toda a sua casa sob os cuidados de José (Gn 39:3-6).
5. Falsamente acusado pela esposa de seu patrão. Quando José resistiu à sua tentativa de seduzi-lo, a mulher de Potifar o acusou de tentar estuprá-la (Gn 39:7-9). Como resultado, seu marido mandou José para o cárcere.
6. Encarcerado. Seu sucesso na prisão demonstra que ele manteve seu foco em Deus, em vez de ceder ao ressentimento. Em pouco tempo, José havia ganhado o favor do carcereiro-chefe e foi colocado no comando dos outros prisioneiros (Gen. 39:21-23).
7. Esquecido pelo copeiro. Enquanto José estava no cárcere, ele interpretou os sonhos do copeiro e do padeiro real (Gen. 40:8-16). Ele pediu ao copeiro para lembrar Faraó, que José tinha sido injustamente preso. Infelizmente, o homem se esqueceu dele (Gn 40:23).
8. Levado diante de Faraó. Quando ele foi convidado para interpretar os sonhos do governante, José reconheceu o único Deus verdadeiro e admitiu sua própria incapacidade de compreender os sonhos, sem a ajuda do Senhor (Gn 41:16). Depois que José recomendou armazenar a colheita para os sete anos abundantes, Faraó o colocou no comando do programa e o fez o segundo no comando de todo o Egito (Gênesis 41:39-40).
9. Reunido com seus irmãos. Aos 30 anos, José finalmente viu a realização do sonho que ele teve com 17 anos de idade: todos os seus irmãos se inclinando diante dele (Gn 50:18). Apesar da forma como eles o trataram no passado, ele não procurou vingança ou retaliação. José reconheceu a mão do Senhor em ser levado para o Egito (Gênesis 45:4-5).
 
Conclusão: José manteve os olhos em Deus, sem se importar com as circunstâncias. Esse é o segredo para andar vitoriosamente com o Senhor. Como crentes, temos algo que o patriarca não tinha; somos habitação do Espírito Santo. Ele está conosco em meio as adversidades e nos ajuda a fazer escolhas corretas. Quando a adversidade vem, volte sua atenção para o Senhor, e deixe Ele mantê-lo no centro de Sua vontade.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!


Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Através dos Momentos de Provação Através dos Momentos de Provação Reviewed by Aldenir Araujo on fevereiro 04, 2012 Rating: 5

Um comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.