Quando a Ansiedade Vem

Quando a Ansiedade Vem
Texto: Filipenses 4:4-9
Introdução: A ansiedade interfere com o sono, atrapalha a concentração e atrapalha a produtividade. Mas os filhos de Deus não tem que permitir que esta emoção destrutiva controle suas vidas.
Mesmo quando os crentes vivem através das circunstâncias dolorosas, podem experimentar a paz além da compreensão humana.

I. Qual é a natureza da ansiedade?

A. Esta emoção pode ser definida como uma imensa sensação de tensão que fragmenta nossos pensamentos e divide nossas mentes.[post_ad]B. A Bíblia nos ensina como evitar que as preocupações controle nossas vidas.
Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus" (Filipenses 4:6-7).
C. Por que é tão importante aprendermos a lidar com a ansiedade?
1. A preocupação perturba nossos pensamentos, por isso não podemos pensar claramente ou tomar decisões sábias.
2. Nossa produtividade diminui por causa da irritação desperdiça tempo e energia.
3. Os relacionamentos com nossos cônjuges, familiares, colegas e amigos sofrem.
4. A ansiedade contribui para uma série de problemas de saúde.
5. Ela indica uma falta de confiança em Deus e dificulta nosso relacionamento com Ele (Mateus 6:31, 34). 

II. Como você e eu superamos a ansiedade?

A. Orando corretamente:
1. Os cristãos devem orar em todas as circunstâncias e situações (Filipenses 4:6).
2. Em vez de focar exclusivamente em uma lista de pedidos, devemos procurar a adorar e louvar o Senhor. Deus já conhece as nossas necessidades, e Ele tem o poder de supri-las.
3. Os crentes devem orar especificamente, especialmente quando intercede por outros.
4. Os cristãos devem clamar ao Senhor em súplica (Filipenses 4:6). Esta palavra indica um derramamento apaixonado do coração (Salmo 34:17; Hebreus 5:7), em contraste com meras palavras (Isaías 29:13). Como filhos de Deus, podemos confiar que Ele vai responder às nossas orações fervorosas.
5. Devemos fazer nossas petições "com ações de graças" (Filipenses 4:6). Quando Deus não responde as nossas orações imediatamente, ou quando Ele diz não; devemos continuar a ser gratos pelo que já temos.
B. Pensando corretamente:
1. Nossos pensamentos afetam diretamente a ansiedade que sentimos. Os cristãos devem permanecer sobre "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Filipenses 4:8).
2. Em vez de se preocupar com o que o futuro trará, tente se concentrar em seu relacionamento com o Senhor. Buscar a Sua vontade sobre seus objetivos e finalidade da vida para hoje, amanhã e no futuro.
3. Como cristãos, nós ainda enfrentamos a adversidade, mas Deus pode nos dar paz sobrenatural em meio ao sofrimento (João 14:27). Nada acontece a menos que Ele permita. E o Senhor promete usar as situações difíceis para o nosso bem (Romanos 8:28).
C. Vivendo corretamente:
1. Aqueles que levam vidas ímpias não podem experimentar uma paz duradoura. E as pessoas que não conhecem o Senhor não têm esperança de vida após a morte (Mateus 7:23). Eles podem mascarar seus medos com drogas, álcool, trabalho, ou alguma outra distração. Mas essas pessoas muitas vezes vivem com apreensão sobre o seu futuro eterno.
2. Devemos ser obedientes a fim de estar livre da ansiedade (Filipenses 4:9).
 
Conclusão: Entregue suas preocupações a Deus. Determine a meditar sobre as coisas verdadeiras e justas, e entrega o controle de sua vida a ele. O Senhor lhe dará a graça de superar a ansiedade. Sim, você ainda pode enfrentar dores, decepções ou dificuldades. Mas você pode aprender a dizer com o apóstolo Paulo, “... porque já aprendi a viver em qualquer situação" (Filipenses 4:11).

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!