O Caminho Para o Céu

O Caminho para o Céu
Texto: João 3:1-15

Introdução: Nós tendemos a pensar que Jesus falava especificamente para multidões. Mas se você ler o Novo Testamento, você vai descobrir que Jesus disse muitas coisas importantes em privado, falando a uma só pessoa.

Na verdade, a imagem mais nítida que temos de como chegar ao céu é de uma dessas conversas.

I. Como uma pessoa pode chegar ao céu? 

Jesus responde a esta pergunta em sua conversa com Nicodemos em João 3:1-15.

A. Quem era Nicodemos? Um bom homem, que não só conhecia a lei, mas obedecia. Era generoso, fiel e disciplinado em todos os sentidos.

B. Paulo, outro judeu disciplinado, chegou à conclusão de que nossas boas obras não nos levarão para o céu. (Filipenses 3:4-7)

C. Ser "nascido da água" (João 3:31) significa nascer fisicamente. Não se refere ao batismo. Ser "Nascido do Espírito" significa nascer espiritualmente.

D. Como uma pessoa pode nascer do Espírito? O Espírito toma a Palavra de Deus, nos revela a verdade sobre nós mesmos, e, em seguida, pelo Seu Espírito traz uma nova vida dentro de nós. (I Pedro 1:3-4, 1 Pedro 1:19)

E. Quando você confia no Senhor Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, o Espírito Santo entra em sua vida, e Ele lhe dá uma nova vida, um novo espírito.  

II. Qual é a relação entre ir para o Céu e bom comportamento?

A. Cada um de nós é um pecador por causa do pecado de Adão. Todos nós temos uma natureza pecaminosa que nos leva para longe de Deus.

B. A natureza pecaminosa nem sempre será evidente. Pode ser vestida com boas obras ou doações. No entanto, sem Cristo, a nossa natureza ainda é rebelde para com Deus. (Romanos 8:6-7)

C. Alguém com uma natureza pecaminosa não será capaz de viver uma vida justa. Até que Deus transforme o seu espírito e você se submeta a ele, você terá um espírito rebelde e estará separado de Deus. Exemplo: Um pecador seria infeliz no Céu, assim como um cristão seria infeliz em uma cidade perversa.

D. Uma vez que você é salvo, você nunca vai pecar novamente? Não, mas você tem o poder de resistir ao pecado. (Romanos 8:11) Quando você peca, é uma exceção, e sua consciência irá condená-lo.

E. Palavras que descrevem a experiência do novo nascimento:
1. Redimido: Eu fui comprado da escravidão do pecado pelo sangue de Jesus.
2. Justificado: Agora, Deus me vê como Seu filho já não culpado.
3. Reconciliado: Através do novo nascimento, eu sou restaurado para um relacionamento correto com Deus.

F. Não há outra forma de ser salvo, senão pela graça mediante a fé. (Efésios 2:8-9) O novo nascimento é uma dádiva incondicional de Deus.

G. Jesus se refere a Moisés e a serpente de bronze para indicar a Nicodemos que o novo nascimento é pela fé, não pelas obras. (João 3:10-12, 14-15) É um nascimento espiritual, não físico.

H. Jesus comparou aqueles que nascem do Espírito com o vento que não pode ser inteiramente explicado ou previsto. Da mesma forma, não podemos explicar como um Deus onisciente e onipotente transforma uma pessoa e dá-lhe uma nova natureza.  

III. Quando você é salvo, que mudanças você pode esperar?

A. Seu relacionamento com Deus muda instantaneamente. Você não é mais um inimigo de Deus.

B. Sua posição muda. Você agora é um filho de Deus, e seu mestre agora é Jesus, não você mesmo.

C. Sua natureza muda. Agora você tem novos comportamentos e atitudes. Em vez de se opor a Deus, você deseja obedecê-Lo. Quando você peca, isso realmente incomoda.

D. Receber a Cristo como seu Salvador pessoal é uma mudança tão dramática como a transformação de uma lagarta em borboleta.
 
Conclusão: Seu destino eterno muda no momento em que você diz a Ele: "Senhor Jesus, eu Te recebo como meu Salvador pessoal" Jesus disse: "Se um homem ou uma mulher não nascer de novo, não pode entrar, não pode ver, não vai mesmo entender o reino de Deus" .

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem