O Caminho para o Céu

O Caminho para o Céu
Texto: João 3:1-15
Introdução: Nós tendemos a pensar que Jesus falava especificamente para multidões. Mas se você ler o Novo Testamento, você vai descobrir que Jesus disse muitas coisas importantes em privado, falando a uma só pessoa.
Na verdade, a imagem mais nítida que temos de como chegar ao céu é de uma dessas conversas.

I. Como uma pessoa pode chegar ao céu? 

Jesus responde a esta pergunta em sua conversa com Nicodemos em João 3:1-15.
A. Quem era Nicodemos? Um bom homem, que não só conhecia a lei, mas obedecia. Era generoso, fiel e disciplinado em todos os sentidos.[post_ad]B. Paulo, outro judeu disciplinado, chegou à conclusão de que nossas boas obras não nos levarão para o céu. (Filipenses 3:4-7)
C. Ser "nascido da água" (João 3:31) significa nascer fisicamente. Não se refere ao batismo. Ser "Nascido do Espírito" significa nascer espiritualmente.
D. Como uma pessoa pode nascer do Espírito? O Espírito toma a Palavra de Deus, nos revela a verdade sobre nós mesmos, e, em seguida, pelo Seu Espírito traz uma nova vida dentro de nós. (I Pedro 1:3-4, 1 Pedro 1:19)
E. Quando você confia no Senhor Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, o Espírito Santo entra em sua vida, e Ele lhe dá uma nova vida, um novo espírito.  

II. Qual é a relação entre ir para o Céu e bom comportamento?

A. Cada um de nós é um pecador por causa do pecado de Adão. Todos nós temos uma natureza pecaminosa que nos leva para longe de Deus.
B. A natureza pecaminosa nem sempre será evidente. Pode ser vestida com boas obras ou doações. No entanto, sem Cristo, a nossa natureza ainda é rebelde para com Deus. (Romanos 8:6-7)
C. Alguém com uma natureza pecaminosa não será capaz de viver uma vida justa. Até que Deus transforme o seu espírito e você se submeta a ele, você terá um espírito rebelde e estará separado de Deus. Exemplo: Um pecador seria infeliz no Céu, assim como um cristão seria infeliz em uma cidade perversa.
D. Uma vez que você é salvo, você nunca vai pecar novamente? Não, mas você tem o poder de resistir ao pecado. (Romanos 8:11) Quando você peca, é uma exceção, e sua consciência irá condená-lo.
E. Palavras que descrevem a experiência do novo nascimento:
1. Redimido: Eu fui comprado da escravidão do pecado pelo sangue de Jesus.
2. Justificado: Agora, Deus me vê como Seu filho já não culpado.
3. Reconciliado: Através do novo nascimento, eu sou restaurado para um relacionamento correto com Deus.
F. Não há outra forma de ser salvo, senão pela graça mediante a fé. (Efésios 2:8-9) O novo nascimento é uma dádiva incondicional de Deus.
G. Jesus se refere a Moisés e a serpente de bronze para indicar a Nicodemos que o novo nascimento é pela fé, não pelas obras. (João 3:10-12, 14-15) É um nascimento espiritual, não físico.
H. Jesus comparou aqueles que nascem do Espírito com o vento que não pode ser inteiramente explicado ou previsto. Da mesma forma, não podemos explicar como um Deus onisciente e onipotente transforma uma pessoa e dá-lhe uma nova natureza.  

III. Quando você é salvo, que mudanças você pode esperar?

A. Seu relacionamento com Deus muda instantaneamente. Você não é mais um inimigo de Deus.
B. Sua posição muda. Você agora é um filho de Deus, e seu mestre agora é Jesus, não você mesmo.
C. Sua natureza muda. Agora você tem novos comportamentos e atitudes. Em vez de se opor a Deus, você deseja obedecê-Lo. Quando você peca, isso realmente incomoda.
D. Receber a Cristo como seu Salvador pessoal é uma mudança tão dramática como a transformação de uma lagarta em borboleta.
 
Conclusão: Seu destino eterno muda no momento em que você diz a Ele: "Senhor Jesus, eu Te recebo como meu Salvador pessoal" Jesus disse: "Se um homem ou uma mulher não nascer de novo, não pode entrar, não pode ver, não vai mesmo entender o reino de Deus" .

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!