As Três Viagens de Jacó

As Três Viagens de Jacó
Texto: Gênesis 28:10-22 
Introdução: Sobre viagens e peregrinações (exemplos). Veja I Pedro 2:11; Hebreus 11:13; Genesis 4:12. (crentes e descrentes). Leia Gênesis 47:9. Jacó viveu cerca de 147 anos, Isaque 180 anos, Abraão 175 anos. Jacó teve muitas jornadas e lutas em sua vida longa e movimentada, mas nada mais significativo do que as três estabelecidas neste breve estudo. 
A partir das três viagens de Jacó veremos o processo de uma vida pecaminosa que se tornou santa. 

I. A primeira viagem à Betel: uma visão de Deus. (Gênesis 28:12-13)

Betel significa "Casa de Deus" A vida verdadeiramente piedosa começa com uma visão tripla de Deus.[post_ad]A. Uma visão da Sua santidade bem como Isaías viu (Isaías 6:1).
B. Uma visão do Seu poder bem como Caifás, o sumo sacerdote viu (Marcos 14:61-62).
C. A visão de Sua compaixão, que resultou na alimentação de 5000. (Marcos 6:34)

II. A viagem a Peniel: um encontro com Deus. (Gênesis 32:24-30)

Jacó teve um encontro pessoal com Deus em Peniel ("Eu vi Deus face a face"). Em qualquer lugar que você o encontrar, seja na praia (André e Pedro), escritório de cobrança de impostos (Mateus), a caminho de Damasco (Paulo), ao lado do poço em Samaria (Samaritana), ou no altar da igreja ... é sempre um novo e fresco começo para uma velha vida! Observe a mudança do nome de Jacó ("suplantador") para Israel ("príncipe de Deus"). Em tempos difíceis não se esqueça do seu encontro pessoal com Deus, para fortalecê-lo e ajudá-lo a perceber que Deus é fiel e continua no controle de todas as coisas!

III. A segunda viagem a Betel: adoração a Deus. (Gênesis 35:1-3)

Sua primeira estadia em Betel e sua estadia em Peniel foram breves, mas seu retorno a Betel foi para construir um altar para adorar a Deus e ele foi instruído a "para morar lá" Há um fim para os nossos muitos "passeios" e viagens na vida. Chega um momento na vida do crente, quando ele finalmente encontra descanso e paz da parte de Deus como buscar e fazer a vontade de Deus (Provérbios 13:15).

Conclusão: A vida é uma jornada com o Senhor. Até onde temos ido? Onde é que nosso esforço tem nos levado? Toda a nossa vida deve ser uma busca contínua da vontade de Deus, experiência de adoração, e dando sempre graças a Deus por tudo.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!


Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

As Três Viagens de Jacó As Três Viagens de Jacó Reviewed by Aldenir Araujo on janeiro 30, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.