Agradeça a Deus Pelos Maus Momentos

Agradeça a Deus pelos maus momentos
Texto: I Tessalonicenses 5:15-23

Introdução: É muito fácil agradecer a Deus quando tudo está indo bem. Não é tão fácil agradecer a Deus quando tudo parece estar dando errado.
Durante esses tempos adversos é difícil ser grato. Contudo, a Bíblia ensina claramente que devemos ser gratos, mesmo nos maus momentos que podemos passar.
Existem algumas boas razões pelas quais devemos agradecer a Ele pelos maus momentos.

I. Deus pode estar usando as adversidades para chamar nossa atenção

A.      Em Atos 9 lemos de Saulo de Tarso, mais tarde conhecido como o apóstolo Paulo, que estava orgulhoso e egoísta, tentando livrar o mundo dos cristãos. Deus teve que chamar a atenção de Saulo. Para fazê-lo Deus o feriu cegando com uma luz brilhante. Deitado na estrada de Damasco, Saulo perguntou: "Quem és Senhor? e "Senhor, que queres que eu faça". (Atos 9:5-6)
B.      Deus é a prioridade número um em sua vida? Ele realmente é o primeiro? Se não; Ele vai lhe trazer para baixo para fazer você olhar para cima.
C.      Daniel 4:31-34 "Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonozor: Passou de ti o reino. E serás expulso do meio dos homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer. Na mesma hora a palavra se cumpriu sobre Nabucodonozor, e foi expulso do meio dos homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu o cabelo como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves: Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonozor, levantei ao céu os meus olhos, e voltou a mim o meu entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre; porque o seu domínio é um domínio sempiterno, e o seu reino é de geração em geração"
D.      Podemos seguramente assumir que cada vez que estamos passando por uma grande prova, Deus está tentando chamar nossa atenção de alguma forma.
E.      O sofrimento é uma ferramenta que Deus usa com frequência para chamar nossa atenção e para cumprir Seus propósitos em nossas vidas. Quando passamos por provações, somos obrigados a deixar de confiar em nossos próprios recursos para buscar a Deus por livramento. A adversidades nos leva a voltar para Deus e clamar a Ele, quando não vemos luz no fim do túnel.
F.       Salmo 121:1-2 "Elevo os meus olhos para os montes, de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra”

II. Deus pode estar usando as adversidades para nos aproximar a Ele.

A.      Você já ouviu falar de um berkutchi? Berkutchi é um homem asiático que treina águias para a caça. A captura, domesticação, treinamento e manutenção das águias é altamente ritualizado. A maioria das águias, que têm uma vida útil de cerca de 40 anos, são capturadas quando muito jovem, são retiradas de um ninho ou capturadas em uma rede com isca. Uma vez capturada, a águia é encapuzada e colocada em uma gaiola com um poleiro que balança constantemente para que ela não possa descansar ou dormir. Por dois ou três dias é também privada de alimentos. Durante este tempo o berkutchi, canta, e assovia para a águia por horas a fio. Finalmente, ele começa a alimentá-la e acariciá-la. Pouco a pouco a criatura enfraquecida começa a depender do seu mestre. Quando o berkutchi decide que sua relação com a águia se tornou forte, o treinamento começa. Nem todas as águias podem ser treinadas, mas aquelas que tomam a vida com uma lealdade intensa ao mestre. Enquanto a formação e quebra da águia pode parecer duro, é um retrato de como o tempo de Deus destrói o nosso espírito independente para nos aproximarmos dEle.
B.      Deus quer que caminhemos com Ele em doce comunhão. Mas muitas vezes nós negligenciamos essa relação, especialmente quando as coisas vão bem e nós sentimos que estamos em pleno controle. Portanto, ele pode enviar as tempestades da vida para sacudir o nosso mundo para que possamos correr para o abrigo na fenda da rocha dos séculos.
C.      Alguém disse: "No dia da prosperidade temos muitos refúgios para recorrer. No dia da adversidade, temos apenas um”.
D.      1 Pedro 5:6-7 "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós"
E.       Nosso Deus é uma ajuda sempre presente e um abrigo na adversidade que nos espera aproximar-se Dele e para lançar nossos cuidados sobre ele.
F.       Salmo 130:1 "Das profundezas clamo a ti, ó Senhor".
G.     Salmos 18:6 “Na minha angústia invoquei o Senhor, sim, clamei ao meu Deus; do seu templo ouviu ele a minha voz; o clamor que eu lhe fiz chegou aos seus ouvidos”.

III. Deus pode estar usando as adversidades para nos fortalecer.

A.      Deus não nos permite sofrer para nos destruir, mas para punir e nos fortalecer.
B.      1 Coríntios 10:13 "Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar".
C.      Se uma borboleta é ajudada a sair de seu casulo, em vez de sair por si só, suas asas não vão desenvolver a força necessária para voar. Deus usa a adversidade para nos fortalecer.
D.      1 Pedro 5:10 "E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer"
E.       Nossa força muitas vezes aumenta em proporção aos obstáculos que são impostos.
F.       Colossenses 1:11 "corroborados com toda a fortaleza, segundo o poder da sua glória, para toda a perseverança e longanimidade com gozo"
G.     "Quando a adversidade está pronta para atacar, Deus está pronto para nos fortalecer”.

IV. Deus pode estar usando as adversidades para nos refinar.

A.      Provérbios 25:4 "Tira da prata a escória, e sairá um vaso para o fundidor”
B.      Isaías 1:25 "Voltarei contra ti a minha mão, e purificarei como com potassa a tua escória; e tirar-te-ei toda impureza"
C.      Deus também quer que a gente perceba que há consequências para as nossas decisões e ações. Deus usa a adversidade para nos mostrar o que está em nossos corações, para nos purificar
D.      Salmo 119:71-72 "Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos. Melhor é para mim a lei da tua boca do que milhares de ouro e prata”.
E.       Romanos 5:3-5 "E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”
F.       Um diamante é realmente apenas um pedaço de carvão. A diferença, porém, entre um diamante e o carvão é que o diamante passou por pressão longa, dura, quente e intensa. Um diamante é formado por meio de pressão, calor e tempo. Alguns cientistas dizem que leva 1.000 anos ou mais para um diamante se formar. Durante esse tempo, ele está passando por intenso calor, pressão e dificuldade.
G.     Jó 23:10 "Mas ele sabe o caminho por que eu ando; provando-me ele, sairei como o ouro"
H.      “Uma joia não é polida sem fricção, nem o homem aperfeiçoado sem provações”.

V. Deus pode estar usando as adversidades para nos tornar uma bênção para os outros

A.      "O objetivo final de Deus não é o meu conforto. Seu objetivo final é salvar almas perdidas".
B.      Filipenses 1:12 "E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram têm antes contribuído para o progresso do evangelho"
C.      A gente nunca sabe o caminho que Deus pode usar para nos tornar uma bênção para outros. Se somos ordenados por Deus para ser uma bênção para os outros através de aflições, ou ordenado por Deus para ser uma bênção para os outros através de uma boa saúde e prosperidade, devemos prestar atenção à admoestação do apóstolo Paulo: "Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus”.
D.      Você se lembra da adversidade que José passou no livro de Gênesis, quando seus irmãos o venderam como escravo? Anos mais tarde a razão por trás da adversidade tornou-se evidente.
E.       Gênesis 50:20 "Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida"
F.       Alguém disse "Se você usar sua dor para abençoar os outros, você encontrará a verdadeira cura na experiência"

Conclusão: Estás passando por adversidades? Imagino o quanto está sendo dolorido, mas não feche seus olhos para o que de bom pode acontecer neste período. Ai pode estar sua chance de crescer, mostrar seus talentos e sabedoria.

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem