Série: O batismo nas águas - Parte 3 (Final)

Série: O batismo nas águas - Parte 3 (Final)

1. E se eu não for batizado? Vou perder a minha salvação?

A. Devido ao conhecimento inadequado.
a. Uma pessoa que morre sem ser batizada por não conhecer totalmente o mandamento do Senhor para fazê-lo não vai perder seu lugar no céu. Seria semelhante, se é devido à falta de tempo antes da morte ou a consideração prática outras. Marcos 16:16 "Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado".
b. O batismo não é uma condição previa para a salvação, mas sim um produto que deve seguir.
B. Devido à vergonha ou outras razões particulares.[post_ad]a. Uma pessoa que evita ser batizada devido ao orgulho ou vergonha de confessar o seu nome ou reconhecer publicamente a necessidade de arrependimento, então a sua própria salvação tem que ser questionada. Jesus disse: "Se você se envergonhar de mim na frente das pessoas eu vou ter vergonha de você na frente de meu pai no céu"
Nota: Quando o próprio Jesus foi batizado (Mateus 3:13-15), Ele disse que estava fazendo isso "para cumprir toda a justiça"

2. Por que batizar por imersão?

A. A melhor representação
Vejamos o que a Bíblia fala sobre isso, analisando os versículos:
  • Mateus relata em seu evangelho que muitas pessoas iam até o Jordão (Mateus 3:5,6). Por que havia necessidade de se entrar na água e dela sair, e com cautela, visto se tratar de um rio como o Jordão, quando o batismo poderia ser por aspersão, bastando para isso apenas um copo de água? A razão é que o batismo significa imersão e representa o ato de "lavar os pecados".
  • O próprio Cristo se dirigiu ao rio Jordão para ser batizado pelo seu primo João Batista (Mateus 3:13-17). Observe que Jesus entrou na água e dela saiu.
  • O batismo por imersão era tão necessário que João só batizava onde havia muitas águas (Jo3:23).
Cremos que o batismo por imersão é o melhor para representar o significado do batismo, que é a identificação com a morte, sepultamento e ressurreição. Ser colocados debaixo da água significa a morte e sepultamento e, quando saí da água significa ressurreição.
Romanos 6:4-5 "Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição”.
B. O que significa batizar.
a. É bom que nos lembremos de que esta palavra (imersão) no grego, literalmente significa "baptizo" - imergir. E tentar mudar o significado dessa palavra - imergir - é uma violência contra a língua e contra a história do termo.  João 3:23 "Ora, João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas; e o povo ia e se batizava"
C. Por que agora? Eu fui batizado quando criança?
a. Ficou bem claro que para que alguém seja batizado nas águas deve haver arrependimento e fé (Marcos 1:4,5), essas são as condições essenciais para que haja o batismo nas águas. O batismo de crianças não somente é inválido, como é vetado a elas. Raramente uma criança tem condições de se arrepender de seus pecados contra Deus e ter fé no evangelho regenerador de Cristo.
b. Então a partir de que idade deve ser batizada? Bem, o mais sensato é perguntar ao candidato por que quer se batizar e verificar se o faz com a consciência de que está arrependido de seus pecados. O arrependimento precede o batismo. Se há arrependimento, pode haver batismo. A idade em que uma criança se torna consciente para este ato deve ser medida principalmente pelos pais, e o pastor pode servir de orientador para trazer luz à questão e orientar o candidato.

3. Fórmula do Batismo.

De acordo com a instrução em Mateus 28:19, "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo".
A. considerações práticas.
Estar adequadamente vestido para esta ocasião solene, evitando roupas finas! Quando você é imerso em água suas roupas tendem a ficar transparentes e / ou grudar no o seu corpo, é recomendado o uso de cores escuras e roupas adequadas para evitar constrangimento. Senhoras são incentivadas a usar vestidos longos para reduzir a tendência das saias flutuarem na água.

Nota: Por favor, diga ao Pastor com antecedência se você tiver quaisquer necessidades especiais ou limitações que precisam ser consideradas. Tenha certeza de que com a compreensão e cuidado qualquer contratempo pode ser superado para que você possa ter uma experiência abençoada no batismo.

Pr. Aldenir Araújo

2 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Pastor já fui batizada nas águas no entanto não me sinto batizada porque o Pastor ao inves de perguntar sobre Deus ou Jesus antes do Batismo me obrigou a aceitar a doutrina dele, seguir ele e seguir os obreiros dele antes do batismo, depois disso batizou em nome do Pai do Filho e do Espirito Santo, depois q me dei por si me arrependi muito pq ele meio q me pressionou a dizer sim do nada comecei a repetir o q ele dizia e depois dizer sim as doutrinas dele é errado ele perguntar aquilo antes de imergir nas águas, e nada me impedia de ser batizada naquele momento, doutrina de igreja nunca deveria ser impedimento para batismo de alguem desde ja agradeço

    Chrystiane

    ResponderExcluir
  2. PODEMOS SER BATIZADOS POR PESSOAS QUE NÃO SEJAM PASTORES CONSAGRADOS!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem