Como ser cumpridores da palavra

Como ser cumpridores da palavra
Texto: Tiago 1:19-25
Introdução: Um homem que entrava na igreja atrasado, perguntou a um dos porteiros, “o sermão já foi pregado?" O porteiro respondeu: "O sermão foi pregado, mas ainda tem que ser praticado" que resposta! 
A palavra de Deus não é apenas para ser pregada. É para ser praticada. Não é apenas para ser recebida, é destinada para ser cumprida! O livro de Tiago dá-nos o procedimento passo a passo?

1. Preparação

[post_ad]Leia Tiago 1:19-20. A frase "Sabeis estas coisas, meus amados irmãos" é um chamado para a preparação do ouvinte ou leitor. Há três coisas que eu preciso ter o cuidado de fazer; sempre que ouço ou leio a palavra de Deus.
A. Pronto para ouvir: Ouvir é uma disciplina que se deve cultivar. Eu preciso manter uma atitude de ouvir e de ter um espírito ensinável. Você sabe que há certos sermões que as pessoas não querem ouvir: Dízimo, questões morais, etc.
B. Tardio para falar: Criticar o pregador, buscando detectar erros teológicos e doutrinários, problemas com o estilo de apresentação, comparar pregadores e interromper o pregador são algumas coisas que nos impede de escutar.
C. Tardio para irar-se: refere-se a atitude de raiva. Você não pode ouvir um pregador a quem você não gosta. "Um espírito irado nunca ouve um espírito ensinável".

2. Recepção

Leia Tiago 1:21. Algumas pessoas perguntam por que a sua igreja local está em uma condição não avivada. Uma igreja que não é receptiva bloqueia o mover do Espírito de Deus. Tiago identifica toda imundícia moral e o mal como as causas da atitude não receptiva.
A. Se livrar de toda sujeira moral (atitudes e comportamentos ofensivos) e maldade (traduzido como "malícia" em 1 Pedro 2:1)
B. A Bíblia diz: "Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações" Tiago 4:8
C. Eu tenho duas escolhas. Arrogantemente resistir ao poder transformador da palavra ou humildemente aceitá-la e deixá-la me mudar.

3. Ação

Leia Tiago 1:22-25. O homem que não pratica o que ouviu é como um homem que olha (em grego: katanoeo - observar totalmente) no espelho e logo após se esquece da sua aparência.
A. Eu sou mais responsável do que as pessoas que não ouviram; porque ouvi e sei o que Deus espera de mim.
B. A palavra de Deus tem poder para me buscar e transformar todo o meu ser, (Hebreus 4:12)
C. Ser um praticante desta palavra significa conscientemente permitir a sua força transformadora mudar meus pensamentos, atitudes, ações, palavras, minhas reações a situações e pessoas.
Conclusão: As Escrituras define claramente a diferença entre praticantes e não praticantes da palavra. Verifique se você precisa se ajustar.
A. Cumpridores são pessoas de sabedoria. Eles encontram força na palavra de Deus nos tempos tempestuosos. Na Bíblia; não cumpridores são chamados de loucos e, quando as dificuldades vêm caem imediatamente, (Mateus 7:24-27).
B. Cumpridores herdarão a vida eterna. Os outros serão condenados, (Mateus 13:24-30)
C. Cumpridores são pessoas de integridade. Não cumpridores são hipócritas, (Mateus 23:13)

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!


Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Como ser cumpridores da palavra Como ser cumpridores da palavra Reviewed by Aldenir Araujo on novembro 09, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.