Jesus é o Caminho Para Uma Vida Melhor

Jesus é o caminho para uma vida melhor
Texto: João 14:1-7

Introdução: Estas palavras são palavras de nosso Senhor, palavras de encorajamento para os nossos dias. Quando você se sente sozinho, quando você se sente um zero à esquerda; quando você sente que ninguém se importa - essa passagem é uma alavanca.

Gostaria que você dirigisse a sua atenção para o versículo 6 em particular. Esta declaração especial de nosso Senhor é o que separa Jesus de todos os outros. Muitos fizeram declarações semelhantes sobre si mesmos no passado, o cenário real para além vem através da prova física. Sendo que a prova é a Sua ressurreição física dos mortos.

Ao nos concentramos sobre este versículo, quero enfocar especialmente sobre a ideia de que Jesus é o caminho para uma vida melhor. Ouvimos pessoas por toda parte falando de vida melhor - falando de alcançar uma boa vida. Vemos muitos ao nosso redor perseguindo a vida melhor que tantos estão falando. É uma espécie de desejo inato dentro de nós para atingir o melhor que pudermos. Na verdade, muitos irão pisar, ou massacrar alguém ou alguma coisa, a fim de obter o que querem. Isso não é um novo desejo. Tem sido o desejo de muitos em todas as épocas e em todos os âmbitos da vida.

A história tem sido atormentada por aqueles que querem obter algo a qualquer preço. Sem se importar com os meios. Nações têm se levantado e nações caíram com seus líderes, ávidos pela boa vida, sacrificaram seu próprio povo para tentar alcançar a vida melhor para si mesmos. A verdade da questão é: eles realmente nunca encontraram. Eles perseguiram, mas isto custou um preço muito alto para muitos. Mas a única "vida melhor" real é a vida em Jesus Cristo, Jesus é o único caminho para a vida melhor.

I. Jesus corrige nossos equívocos

A. Com a menção de "vida melhor" a maioria das pessoas imediatamente começam a pensar em coisas como: 
1. Prosperidade material
2. Prazer
3. Popularidade ou fama

B. Então, por que as pessoas pensam dessa maneira? 
1. Infelizmente, a maioria das pessoas resume a "vida melhor" em duas palavras básicas: felicidade e paz.
2. Muitos supõem que prosperidade material, prazer e popularidade vão trazer vida melhor.
3. Mas, se isso é realmente verdade, por que muitos ricos, pessoas famosas, pessoas com alto padrão de vida estão extremamente infelizes e carentes de paz interior?

C. Jesus responde a esta pergunta para nós. 
1. Ele ensinou que a vida é mais do que posses materiais - “E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui" (Lucas 12:15)
2. Ele oferece uma paz que as coisas do mundo não pode dar e uma alegria que é completa e total - "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. (João 14:27)
"Estas coisas vos tenho dito, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo" (João 15:11)

O que o mundo não pode dar, Jesus pode. Como Ele faz isso?

II. Jesus lidera o caminho para uma vida melhor.

A. Ele identifica e remove o problema real.
1. Qual é a causa de tanta infelicidade em nosso mundo? O que priva muitos de paz interior?
a. Não são coisas como imoralidade, roubo, assassinato?
b. Não são coisas como cobiça, falsidade, inveja e orgulho?
2. Então qual é a causa destas coisas?
a. Jesus declarou que a causa é o coração pecaminoso dos homens - "Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez; todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem" (Marcos 7:21-23)
b. Tiago, irmão do Senhor Jesus na carne, concordou com o seu diagnóstico - "Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis." (Tiago 4:1-2)
3. O que Jesus fez para remover esse problema? - “Porque também nós éramos outrora insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja odiosos e odiando-nos uns aos outros. Mas quando apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador e o seu amor para com os homens, não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo, que ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador; para que, sendo justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna" (Tito 3:3-7)
a. Da bondade, amor, misericórdia e graça, Deus enviou Jesus Cristo para nos salvar e nos fez justos aos Seus olhos!
b. Jesus é o único que elimina o problema de infelicidade e falta de paz interior, primeiro ele remove a causa raiz do problema: O pecado! Mas tem mais...

B. Ele nos ensina a buscar novos objetivos na vida.
1. Há loucura em busca de riquezas - “Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam;" (Mateus 6:19)
a. Riquezas terrenas, eventualmente, perecem.
b. Riquezas terrenas são eventualmente roubadas por pessoas gananciosas.
2. Junte o seu tesouro no céu - "mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam" (Mateus 6:20)
a. Tesouro armazenado no céu não perecerá.
b. Tesouro guardado lá no céu não vai ser roubado por pessoas gananciosas. I Pedro 1:3-5 nos diz - "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós, que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo”
3. Como se faz para acumular tesouros no céu?
a. Vivendo para Jesus - "Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, e quando vos expulsarem da sua companhia, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do homem. Regozijai-vos nesse dia e exultai, porque eis que é grande o vosso galardão no céu; pois assim faziam os seus pais aos profetas" (Lucas 6:22-23)
b. Seguindo seus ensinamentos - "Amai, porém a vossos inimigos, fazei bem e emprestai, nunca desanimado; e grande será a vossa recompensa, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os integrantes e maus" (Lucas 6:35)

C. Ele nos dá mais do que poderíamos esperar.
1. Uma vez que nós aprendemos que as coisas materiais, prazer e fama não são os nossos objetivos na vida, começamos a seguir após Jesus. Seus ensinamentos se tornar nosso principal objetivo. Ele, então, nos dá uma porção inesperada destas mesmas coisas!
a. Ele fornece as coisas materiais para aqueles que colocam Deus em primeiro lugar -"Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:31-33)
b. Ele nos dá prazer que é completo e inexprimível - "Estas coisas vos tenho dito, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo" (João 15:11)
"a quem, sem o terdes visto, amais; no qual, sem agora o verdes, mas crendo, exultais com gozo inefável e cheio de glória" (I Pedro 1:8)
c. Ele dá a fama que dura para sempre - "Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória" (Colossenses 3:4)
"quando naquele dia ele vier para ser glorificado nos seus santos e para ser admirado em todos os que tiverem crido (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós). Pelo que também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra com poder todo desejo de bondade e toda obra de fé. para que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo" (II Tessalonicenses 1:10-12)
"e para isso vos chamou pelo nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo" (II Tessalonicenses 2:14)
2. Quando vivemos para Cristo e seguimos o seu exemplo, encontramos a paz e a felicidade - "Ora, depois de lhes ter lavado os pés, tomou o manto, tornou a reclinar-se à mesa e perguntou-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo: Não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes" (João 13:12-17)

Conclusão: O mundo estabelece metas que muitas pessoas simplesmente não podem alcançar, e mesmo se alcançam, muitas vezes não satisfazem. Salomão disse certo quando ele fez essa declaração em Eclesiastes 5:10 "Quem ama o dinheiro não se fartará de dinheiro; nem o que ama a riqueza se fartará do ganho; também isso é vaidade".

Mas coloca Jesus antes dos objetivos matérias; assim eles podem ser alcançados e que satisfaçam ... todos podem juntar tesouros no céu e todos podem viver para Jesus. Se houver qualquer dúvida, basta olhar para qualquer indivíduo que você sabe que verdadeiramente segue a Jesus ... aparentemente eles podem estar sofrendo perseguição, ostracismo social, ou doença física, mas mesmo assim eles ainda têm essa alegria, que a paz que é indizível.

Se você não é feliz, se você não tem paz em seu coração, se você estiver procurando por uma vida melhor, por que não deixar Jesus ser "O Caminho" para você? Deixe-O cuidar de seu problema do pecado, que é a verdadeira causa de uma vida infeliz! Deixe que Ele seja o seu guia. Deixe Ele lhe dar novo rumo na vida! Que Ele seja a chave para a "vida melhor"! Como Jesus mesmo disse:
“Eu vim para que tenham vida, e que a tenham em abundância" (João 10:10)

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem