Vacas Mortas e Arados Queimados

Vacas mortas e arados queimados
Texto: I Reis 19:19-21 

Introdução: Em nosso texto Elias fugiu com medo de Jezabel, após o episódio do fogo sobre o altar no Monte Carmelo. No entanto, o Senhor ministrou a ele, e ele viajou com Deus. Sua primeira parada foi em um campo onde Eliseu andava lavrando com doze juntas de bois.

Eliseu seria o sucessor de Elias, e Elias lançou o manto sobre ele representando esta verdade. Eliseu matou as vacas, queimou os arados, e deu um beijo de adeus na família; e seguiu de acordo com a vontade de Deus para sua vida. Eu quero pregar hoje à noite sobre: Vacas mortas e arados queimados. Quando Eliseu deixou sua antiga vida, ele destruiu todos os resquícios de sua antiga vida e se entregou totalmente a Deus.

Vamos observar dois exemplos de outras passagens, e nós vamos voltar ao nosso texto para fechar o sermão.

I. Saul derrotou, mas não destruiu. I Samuel 15:9.

“Mas Saul e o povo pouparam a Agague, como também ao melhor das ovelhas, dos bois, e dos animais engordados, e aos cordeiros, e a tudo o que era bom, e não os quiseram destruir totalmente; porém a tudo o que era vil e desprezível destruíram totalmente" Deus mandou Saul destruir totalmente os amalequitas. Ele deveria matar todas as pessoas, o gado, os animais e não deixar nada.

Amaleque tinha maltratado o povo de Israel por anos, e este era o juízo de Deus sobre eles. E Saul derrotou-os, mas não os destruiu. Amaleque é um tipo da carne. Observe que Saul os tratou da mesma forma como muitos cristãos tratam a carne:

A. Ele levou o rei vivo para se gabar. Muitos cristãos querem dizer a todos que grande vitória que eles têm. Seja muito cauteloso sobre se vangloriar de sua batalha sobre a carne. (I Coríntios 1:12)

B. Ele manteve as coisas melhores e mais valiosas de Amaleque. Nós temos a tendência de obter a vitória sobre a carne, mas não desejamos descartar as coisas que são de valor.

C. Ele destruiu totalmente o lixo. Queremos a vitória definitiva sobre as consequências negativas do pecado, mas se mantivermos o rei e os outros objetos de valor da carne ao redor, não vai demorar muito até que nós teremos as consequências adversas de novo. 

Porque se recusou a fazer a vontade de Deus, Deus o rejeitou como rei. Você pode perder suas bênçãos e posição por causa do pecado.

II. Pedro partiu, mas não destruiu.

- Em Mateus 19:27, Pedro disse: "Nós deixamos tudo e te seguimos." Mateus 4:19 diz que ele e André deixaram suas redes para seguir Jesus. No entanto, depois da ressurreição de Cristo em João 21, Pedro decidiu ir pescar! Pedro recebeu o chamado de Jesus e partiu, abandonou as redes, deixou o barco, mas ele não os destruiu.

- Quando a dúvida, o desânimo e a dificuldade chegaram, ele sabia onde encontrar sua antiga vida e voltou para ela! Ele descobriu, no entanto, que ele não era o pescador que era antes!

III. Eliseu destruiu e se tornou um discípulo.

Observe nosso texto:

A. Eliseu era um homem de riqueza na terra: v. 19, Ele tinha doze juntas de bois arando, o que indica uma propriedade considerável.

B. Eliseu era um homem de trabalho no campo: v. 19, Ele estava lavrando com a duodécima junta de bois, e empregados ou parentes lavravam com o restante. Ele estava pessoalmente envolvido no trabalho.

C. Eliseu era um homem disposto a servir: v. 20, Sem hesitar, ele seguiu a Elias sem saber o que esse lançar do manto significava. Seu único pedido foi que ele tivesse um tempo para dar um beijo de adeus na família. Elias lembra a Eliseu que a chamada era de Deus e ele era responsável diante de Deus como ele responderia a ela! Em última análise, todos nós somos responsáveis ​​perante Deus pelo que fazemos com o convite e a obra do seu Espírito em nossas vidas.

D. Eliseu era um homem de despedida: v. 21. Despediu-se:
1. Da família
2. Dos amigos
3. Da convivência
4. Da segurança financeira
5. Finalmente, matou os bois e queimou os arados representando que a antiga vida estava morta e destruída, e que ele nunca mais ia voltar. 

Conclusão: Você deu seu último adeus ao pecado? Você matou suas vacas sagradas e queimou os instrumentos? Você destruiu totalmente o desejo carnal? Você já queimou esses instrumentos de iniquidade que descansam no passado? Você vai dizer um último adeus a esse pecado de estimação que por muito tempo tem te prendido?

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Muito bom o esboço. Acima de tudo o chamado de Elizeu fala muito forte comigo.
    Ele queima as cargas do bois e os sacrifica num ato que poucos de nós queremos fzr.
    Ele tava afirmando pra Deus que mesmo que tudo possivelmente pudesse dar errado ou a situação fosse desfavorável ele não voltaria atrás.
    Deus abençoe a todos Graça e Paz da Parte de Jesus Cristo e do Senhor nosso Deus

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem