Transformados Pela Visão

Transformados pela visão
Texto: Gênesis 13: 14-17 

Introdução. A visão é muito importante. Sem a visão, estamos limitamos em todos os sentidos. Por isso o diabo cega o entendimento dos incrédulos, para que não vejam a luz do evangelho. II Coríntios 4:3-4

Abraão e Ló haviam prosperado e tinham muito gado. Os pastores de ambos lutavam pelos melhores pastos. Abraão decidiu dar a Ló a oportunidade de escolher o que quisesse e ficar com o que Ló não queria. Uma atitude de generosidade máxima. Ló não mostrou a mesma atitude, pelo contrario mostrou ser egoísta e ingrato. Mas, como recompensa, Deus promete a Abraão dar lhe tudo o que ele pudesse ver.

I. Deus disse a Abraão que olhasse para o norte e para o sul.

A. Deus lhe daria tudo o que ele pudesse ver. Deus torna real o que você pode ver.
B. Você pode te ver saudável?
C. Você pode ver teus filhos servindo a Deus?
D. Você pode te ver vivendo em vitória?

II. Deus tem te capacitado com tudo o que precisas para alcançar Seus propósitos.

A. Não para alcançar o que você quer, mas o que Ele quer para você.
B. As frustrações são a evidencia de que não estas andando na direção que Deus traçou para você.
C. Possivelmente te inclinas a coisas que se apresentam, sem buscar a direção de Deus. Ló continuou se aproximando de Sodoma até que tornou parte dela. Gostava da prosperidade que eles tinham.
D. As frustrações lhe dão a chave do seu chamado. II Pedro 2:7 “e se livrou ao justo Ló, atribulado pela vida dissoluta daqueles perversos” Ló viva frustrado, mas não queria perder a posição que havia adquirido. Era obvio que Ló não era feliz em Sodoma. Você e feliz com a vida que estas levando?
E. Nossas más decisões acarretam consequências. Ló ficou preso junto com eles. “Filho meu, se os pecadores te quiserem seduzir, não consintas.” Provérbios 1:10. É preciso um caráter firme para dizer não as ofertas do mundo. A pressão dos amigos não é fácil de lidar. Mas é possível.

III. Deus opera o querer e o efetuar, segundo sua boa vontade.

A. Quando você se dispõe a obedecer a Deus, ele coloca em teu coração o desejo pelas coisas que Ele planejou para você.
B. Isto não acontece até que aprendas a colocar tua vontade depois da vontade de Deus. Enquanto você continua tentando fazer as coisas do teu jeito, teus sentimentos continuarão te enganando. O coração é enganoso e perverso.

IV. Para encontrar a vontade de Deus, não podemos seguir o curso deste mundo. Romanos 12:2

A. Ló seguiu o curso do mundo. A maneira do mundo. Ele pensava de forma egoísta. Buscava o melhor para ele sem considerar que tudo o que ele tinha devia a Abraão. Escolheu o território mais fértil e mais apropriado para o gado. V. 10-11
B. O jeito do mundo sempre é egoísta, desconsiderado, ingrato. Com invejas, rancores, brigas. Os pastores de Ló brigavam pelos melhores pastos. V. 7
C. O crente tem que renovar sua mente. Mudar seu modo de pensar, seu modo de ver as coisas. Não seguir o jeito do mundo, mas o jeito de Deus e agir de acordo com o que a Palavra diz. Ser paciente e amável mesmo quando os demais não forem amáveis.

V. Levanta-te, percorre esta terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a darei a ti. V. 17

A. Deus não quer que você fique abatido por causa dos problemas, ele quer que você se levante. (Que tenhas fé) Você tem que se levantar pela fé em sua palavra.
B. Deus quer que você caminhe em suas promessas ainda que, todavia o cananeu viva ali. V. 7
Não tens que esperar a promessa se cumprir para viver em vitória. Mesmo com o cananeu vivendo ali, Abraão deveria andar por toda a terra e se alegra sabendo que seria sua algum dia. 

Conclusão: Como esta tua visão? Podes te ver curado? Começa a andar como se já estivesses e alegra-te porque Deus te dá a saúde. Podes ver teus filhos servindo ao Senhor? Começa a andar como se já estivessem, para de lamentar, para de comentar as coisas erradas que eles estão fazendo e começa a adorar a Deus porque um dia estarão com você, servindo ao Senhor.
Podes ver teu casamento restaurado?

Começa a caminhar nessa direção. Para de procurar as faltas do teu esposo. Para de criticar tudo o que ele faz e começa a ser a ajuda idônea que Deus quer que você seja. Seja amável, paciente alegre. E você também esposo, seja paciente, para de falar com a tua esposa como se ela fosse tua empregada e comece a trata-la como diz a Bíblia, porque Deus espera que você dê a ela a honra que ela merece. Como quando eram namorados. Isso quer dizer que quando tua esposa falar com você presta atenção a ela.

Você quer que seu lar seja um lugar de paz onde podes descansar depois de um dia de trabalho?
Então não chegue em casa com a cara feia, fechada. Não chegue gritando com teus filhos. Fala com amabilidade e verás que te responderão da mesma maneira. Não vês que tuas ações provocam a reação dos demais?

O único que quer que você esteja atribulado é o diabo. Vai dar este gostinho para ele? 

Deus quer que você seja feliz. E confiando em suas promessas podes ser ainda que, todavia não esteja cumprida.

Abraão firmou sua tenda ali, onde Deus lhe disse que seria seu. Você tem que se firmar na promessa que Deus te deu e não se mover do lugar. Tua fé tem que estar firme em Deus.

Abraão edificou ali um altar. Você tem que adorar a Deus no lugar que Deus te colocou. Se Ele falou, não há duvida que será como Ele disse. Comece a adorar e agradecer, ainda que não tenhas visto o cumprimento porque tua fé na fidelidade de Deus te dá a garantia da resposta.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem