Restaurando a oração

Serie: Caminhos para o avivamento – Mensagem # 5
Restaurando a oração
Texto: II Crônicas 29:1-11
Introdução: O rei Ezequias reconheceu desde o principio que o movimento de Judá rumo ao avivamento exigiria um retorno à oração! É quase impossível um indivíduo ou uma Igreja experimentar um verdadeiro avivamento que não restaura a vida de oração!
Falamos de oração, ensinamos sobre isso, realizamos seminários sobre oração... mas o que não fazemos é orar!
Muitas de nossas Igrejas e muitos de nós, entendemos que a oração é importante, mas nós não a praticamos! Não podemos simplesmente atribuir importância à oração, devemos também praticá-la!
A Bíblia nos ensina que a oração é o próprio fundamento do poder de Deus em nossas vidas ou da Igreja.[post_ad]Sua casa será chamada casa de oração!

I. Entrando em sua presença. 29:1-9

A. Prioridade. 29:1-3
1. O primeiro movimento de Ezequias, uma vez que seu pai ímpio tinha morrido e já não tinha um co-regência; a prioridade era levar Judá de volta a Deus!
a. Observe que foi "no primeiro mês do primeiro ano do seu reinado" que Ezequias abriu as portas do templo de Deus novamente!
b. Ezequias entendeu que o avivamento não poderia acontecer sem fazer a relação com Deus uma prioridade!
c. O que Judá precisava para entrar na presença de Deus novamente, era a experiência do avivamento e a restauração de Deus.
2. Sem dúvida, para alguns, isto parecia voltar para trás, porque agora eles eram sofisticados como uma nação e tinha aberto a porta para novas ideias... mas para Ezequias isso não era sofisticação, era pecado!
a. Muitas pessoas hoje pensam que orar é algo "ultrapassado”... eles são muito maduros para este conceito infantil!
b. Muitos veem a oração como uma parte pitoresca de nossa história... mas é muito mais o nosso futuro!
3. Ezequias compreendeu o quanto era importante restaurar a oração à nação, e ele percebeu que isso exigiria os líderes mostrar o caminho!
a. Assim, ele não só abre as portas para o templo...
b. Ele também reúne os sacerdotes e levitas para consagrar de novo suas vidas ao serviço espiritual e ser um exemplo de oração diante do povo.
4. Prioridades apropriadas estão sendo definidas por Ezequias... este é o caminho para o avivamento!
B. Pureza. 29:4-9
1. Ezequias quer os sacerdotes e levitas não apenas orando, mas com um coração purificado!
a. Assim, ele os instruiu a lidar com a infidelidade anterior pela confissão.
b. Ele quer que eles realmente levem a sério seu serviço, isso exigiria levar a sério os erros do passado.
2. A menos que houvesse um sentimento de angustia, eles não iriam aprender a orar!
3. Se não sentimos angustia devido os tempos em que vivemos, não vamos sentir nenhuma necessidade de orar também!
4. Ezequias precisava deles para entender o quão sério as questões eram.
a. Havia uma conexão direta entre a oração e a responsabilidade.
b. Enquanto Ezequias chama-os de volta ao serviço, ele também os chama para lidar com a infidelidade do passado.
c. A oração deve ser combinada com uma ação responsável de ter poder!
5. Ezequias explica que a razão de Judá estar no caos; tem a ver com a negligência do passado a oração e a infidelidade à Palavra de Deus.
a. Ezequias liga a condição espiritual do presente ao comportamento passado.
b. Isso ainda é verdade hoje!
6. Ezequias quer que eles entendam a importante conexão entre orações serem respondidas e uma vida santa.
a. Observe que ele faz essa cuidadosa conexão antes de introduzir uma nova aliança para oração e ministério!
b. Isto é consistente com outra passagem do cronista que afirma: "se meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra" 2 Crônicas 7:14
c. A oração deve ser acompanhada por um humilde arrependimento e um abandono do pecado!

II. Expectativa da oração. 29:10-11

A. Promessa. 29:10
1. Ezequias agora dá o exemplo para os sacerdotes, levitas e Judá oferecendo-se para começar de novo com o ministério e oração.
a. Ezequias quer os ministros em seus lugares novamente
b. E ele quer que eles queimem incenso! (O altar do incenso era o símbolo da oração, era as orações do povo de Deus elevando-se a Deus.)
2. Não era só importante que eles soubessem o que Deus tinha para dizer a eles, também era importante que eles tivessem algo a dizer a Deus!
3. Ezequias vê esta aliança para ministrar e orar como um caminho para o avivamento.
4. Nunca poderemos ter avivamento em nossas vidas ou Igreja... ou nação se não envolve oração!
B. Preparado. 29:11 1. Ezequias chama os sacerdotes e levitas para começar o ministério de novo... com oração!
2. É óbvio que Ezequias acreditava no poder da oração, não é?
3. A oração permite Judá participar no poder de Deus para transformar a nação.
a. O Altar de Incenso estava antes da presença de Deus; demonstrado na Arca da Aliança.
b. Foi nesse altar que as orações subiram como um incenso aromático às narinas de Deus... as orações de Seu povo.
c. Aqui é onde o povo de Deus fez contato real com Deus.
4. Ficando os sacerdotes mais uma vez a luz do altar do incenso no lugar santo seria restaurar a conexão do povo a Deus em oração.
5. Eles precisavam estar preparados para falar com Deus, a limpeza adequada do Templo tinha que ser feita primeiro, depois uma abordagem adequada a Deus precisava ser feito, e finalmente o altar vivo novamente com incenso sendo oferecido como as orações do povo para Deus.
6. Um sacerdote em relacionamento correto com Deus poderia corajosamente chegar a Deus através da oração, um tema que ecoou em Hebreus para nós.
7. A oração permite nossos corações se expressar e se conectar ao poder de Deus, podemos chegar com ousadia diante dEle!
8. A oração tem estado sempre no coração de cada avivamento, e isso não vai mudar!
a. Se quisermos ver o avivamento, temos que nos preparar para entrar em oração!
b. A oração é um caminho para o avivamento... estamos nele? 

Conclusão: Avivamento vem de oração e é sustentado pela oração. É impossível entrar na presença de Deus sem oração! Uma igreja avivada é uma igreja orando - você está pronto para o avivamento?

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!