O Abominável Pecado da Idolatria

O abominável pecado da idolatria
Texto: Êxodo de 20:4-6 

Introdução: O desprezo a Deus e a idolatria entre outros pecados estão no topo da lista.

Seu ódio contra o culto e adoração a falsos deuses e ídolos não é segredo.

Nos dois primeiros dos Dez Mandamentos, é nos dada uma ordem direta de Deus para não colocar nada diante dEle. 

I. O que a idolatria faz a Deus (Êxodo 20:4)

A. A palavra "adorar" significa "dar a maior devoção e amor a uma divindade." É impressionante o que as pessoas estão adorando hoje. Alguns ambientalistas adoram florestas e os oceanos e os animais. Os supersticiosos adoram estrelas, cristais e amuletos da sorte. O mais sofisticado dos homens adoram a ciência e a filosofia. (Romanos 1:25). Deus exige adoração exclusiva do seu povo (Deuteronômio 10:20). Há algumas razões por que Deus odeia a idolatria:

B. Ela tenta falsificar Deus. A Idolatria zomba do Senhor, fornecendo um substituto, profano finito e barato em vez de um Deus santo e infinito. Desvia a humanidade de adorar o Deus vivo e verdadeiro, assim, rouba de Deus a glória devida a Ele (Isaías 42:8).

C. Ela tenta restringir Deus. A Idolatria encolhe o Deus infinito e Todo-Poderoso em um tamanho conveniente e gerenciável. Se Deus é reduzido a uma estátua ou mesmo apenas uma vaga ideia, então ele se torna menos intimidante. Idólatras, inverteram a ordem correta das coisas, fazendo Deus na própria imagem do homem! (Cf. Atos 14:11)

D. Ela tenta controlar Deus. Em idolatria o adorador tem mais controle. As pessoas querem um deus adequado que elas podem manipular. A ideia é, se Deus pode ser confinado em uma pedra ou uma imagem de madeira, ou colocado em cristal, então ele pode ser facilmente "perdido ou encontrado" Se alguém não quer que Deus esteja em torno dele, uma pessoa pode apenas "escondê-lo!" Dessa forma, ele pode simplesmente se sentir muito melhor quando ele faz algo errado! Se Deus pode ser fixado em cima de uma prateleira, de um altar ou dentro de um templo, então, o idólatra o tem sob controle! O homem nunca pode controlar a Deus. O Criador controla as Suas criaturas! (Atos 17:24-25)

II. O que a idolatria faz ao homem (Êxodo 20:5)

A. Um ídolo é qualquer coisa que tira o principal foco de Deus e o coloca em cima de alguém ou alguma outra coisa. Onde a sua vida está centrada em? Qual é o seu foco principal? Na realidade, um ídolo não tem que ser uma coisa ruim. Pode ser algo neutro ou até mesmo uma coisa boa usada de uma maneira ruim. Algumas pessoas colocam os seus ídolos no seu cofre! 
Arqueólogos dizem-nos que em todas as culturas ao longo da história tem havido ídolos de pequenos deuses ou deusas. Por alguma razão, o homem é obcecado em transformar pessoas ou coisas em objetos de culto. Deus odeia muito isso. Por uma questão de fato, Ele condena isto! A adoração de ídolos é uma questão grave. Deus é um Deus ciumento e deseja nossa adoração na íntegra (Êxodo 34:14 - Deuteronômio 4:15-19). Idolatria não só despreza e ataca o Senhor, ela também causa danos terríveis ao homem...

B. Ela irá dominar o homem (I Coríntios. 12:2). O termo que podemos usar hoje para os ídolos seria "vício". Você pode ser viciado em trabalho, esportes, alimentos, álcool, drogas, sexo, etc. - mesmo negando isso! Você tem um vício? Se assim for, você será enganado e escravizado. Algumas pessoas buscam uma promoção no trabalho tanto que negligenciam suas famílias. Alguns homens alimentam um hábito tanto que ele destrói sua saúde. Algumas pessoas têm tanto medo de perder a aprovação de pessoas em suas vidas que a preocupação e o medo domina-os. Quando você tem um vício, você não está apenas obcecado, mas envolvidos em idolatria realmente!

C. Ela irá decepcionar o homem. A idolatria sempre promete mais do que pode dar, mas todos os idólatras serão desiludidos porque os deuses que eles fizeram são impotentes (Jeremias 10:14 - Salmos 115:4-7). Toda vez que o homem põe sua expectativa em algo que não seja Deus, ele vai se decepcionar. Somente Deus pode preencher o vazio no coração do homem!

D. Ela irá deformar o homem (Salmo 115:8). Os ídolos podem mudar e distorcer um homem. Os homens se tornam como o que eles mais valorizam. No primeiro momento o homem molda o seu ídolo, então o ídolo forma ele! Em última instância, o homem não é apenas deformado, mas conformado com o seu ídolo escolhido. Os ídolos vão dominar, decepcionar, deformar e destruir você! (Apocalipse 21:8)

III. O que a adoração a Deus faz ao homem (Êxodo 20:6)

A. Ela irá agradá-lo (Salmos 37:4). Nunca se contentar com uma imitação barata. Com alegria, adorar e servir somente o verdadeiro Deus da Bíblia.

B. Ela vai libertá-lo (João 8:32). Você pode ser livre do controle de pessoas ou circunstâncias. Você não tem de agradar a muitas pessoas - você não pode! Viva para a plateia de Um - só Deus! Você pode ser livre de seu passado - perdoados dos pecados e erros. Você pode ser livre a partir do seu presente - com poderes para quebrar hábitos pecaminosos. Você pode ser livre de seu futuro - sem medo da morte e do inferno!

C. Ela irá desenvolvê-lo (II Coríntios 3:18). Estamos diariamente sendo transformados em uma nova imagem gloriosa pelo Espírito do Senhor. Um dia havemos de ser transformado na imagem de Cristo (Romanos 8:29). 

Conclusão: Deus julgará todos os ídolos e idólatras. O Deus vivo e verdadeiro quer que todos nós adoremos e sirvamos somente a Ele (I Coríntios 10:14 - I Tessalonicenses 1:9).

Amigo não crente, você vai abandonar seus ídolos e se arrepender de seus pecados? Você vai confiar e acreditar somente em Jesus hoje?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem