Nabal e Abigail: A Bela e a Fera
Texto: I Samuel 25:1-42

Introdução: Você está familiarizado com a história de Nabal e Abigail? Se não, por favor, tire um tempo para ler todo o capítulo de I Samuel 25.

Davi foi ungido por Samuel para ser o próximo rei de Israel, mas o rei Saul, no seu ciúme, manteve Davi e os seus 600 homens isolados no deserto de Parã. Davi e seus homens continuaram a ministrar ao povo de Israel, oferecendo-lhes proteção contra seus inimigos. Eles foram montando guarda nas fronteiras. Em nosso texto, Davi envia dez dos seus jovens à família rica de Nabal. Eles vão para pedir uma oferta para apoiar seus esforços. Nabal é um tolo teimoso. Ele se recusa a fazê-lo. 

Na raiva, Davi diz a seus homens para se armarem para derramar sangue. No caminho para executar a sua vingança, ele se encontra com a esposa de Nabal. O nome dela é Abigail. Os servos de Nabal tinham avisado a ela sobre o perigo iminente e a insensatez de seu marido. Ela intercepta Davi e seus homens com uma oferta. Davi se sente tocado por sua fé, pega a oferta e se retira.

Dez dias se passam. Nabal toma conhecimento do presente de sua esposa a Davi, e Deus permite que seu coração já pedregoso se transforme em pedra. Davi fica sabendo da morte de Nabal e leva Abigail para ser sua esposa!

Eu intitulei a mensagem de hoje, "A Bela e a Fera”.

Primeiro vamos falar sobre a Fera, ou seja, Nabal.

1. A Fera - Nabal

A. Ele não quis ouvir seu avô. 
1. Observe que no versículo 17, os servos de Nabal dizem a Abigail que o seu senhor era um homem insensato, pois não queria ouvir ninguém.
2. No texto de I Samuel 25, vemos que Nabal é da família de Calebe. Certamente seu avô Calebe deve ter desafiado seus próprios filhos e netos para servir e obedecer ao Senhor. O nome Nabal significa "tolo". E como um tolo, Nabal não estava ouvindo o seu avô.

B. Ele não quis ouvir seus amigos.
1. Observe que os homens que trabalhavam para ele, disseram que Nabal não quis ouvir ninguém. Eles devem ter dito a ele uma e outra vez das bênçãos que Davi e seus homens tinham sido para eles.
2. Seu relatório foi que Davi e seus homens militares tinham sido um muro de proteção para eles. Nabal não deu ouvido.

C. Ele não quis ouvir a sua esposa. 
1. Abigail nem sequer foi ao seu marido, quando ela fez os preparativos para levar uma oferta a Davi e seus homens. "Porque ela não foi a ele?" Ela deve ter pensado consigo mesma: "Ele não vai me escutar de qualquer jeito”.

D. Ele não quis ouvir a sua própria consciência.
1. Nabal tinha sido abençoado com muito. Quando Abigail leva a oferta a Davi, ele nem sequer percebe que algo foi tirado.
2. Certamente, em sua própria consciência, ele sabia que Deus tinha o abençoado para que ele pudesse ser uma bênção para outros. A pergunta poderia ser feita "Nabal, como você consegue dormir à noite”?

E. Ele não quis ouvir a Deus.
1. Samuel, o profeta, havia ungido Davi para ser o rei. Nabal se refere a Davi como um jovem fugitivo.
2. Nabal era um tolo.

F. Existe alguma coisa que Deus tem pedido a você? Você está ouvindo?

G. Conclusão para a besta: Seu coração virou pedra.

2. A bela - Abigail

A. Ela viu o juízo iminente.
1. Ela sabia que Davi estava vindo com os seus cavaleiros. Você tem conhecimento de que uma grande tribulação está prestes a chegar ao planeta Terra? Leia o Livro do Apocalipse!
2. Ela viu a dor do pecado nos rostos dos abusados.
a. Certamente, Abigail podia ver o medo e tristeza nos rostos dos servos de Nabal em sua relação com ela à loucura de seu marido. A insensatez de Nabal significaria sua perdição. O pecado dói.
b. Olhe para os rostos das mulheres e das crianças que foram feridas pela loucura de seus pais rebeldes.

B. Ela viu a graça de Deus em suas bênçãos diárias.
1. Ela sabia que Davi e seus homens tinham sido um muro de proteção para ela e sua família. Ela estava agradecendo as bênçãos diárias.

C. Ela viu o plano de Deus se desenrolando.
1. Observe a palavra de profecia e de encorajamento que ela falou a Davi em sua intercessão com ele. Ela mencionou que ela sabia que ele era o rei ungido e que logo ele estaria sentado em seu trono de direito. Ela queria ser parte de seu reino vindouro.
2. Abigail viu a “grande” imagem. Não é?

D. Ela viu que uma dádiva sacrificial era sua única esperança.
1. A única esperança que Abigail poderia imaginar era de uma oferta apresentada a Davi.
2. Nossa única esperança de redenção é a oferta de sacrifício que Cristo fez em nosso favor no Calvário! 

Conclusão: Final feliz: Abigail tornou-se a noiva do rei.

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem