Dá-me os Teus Ombros

Dá-me os teus ombros
Texto: Números 7:7-9

Introdução: Os filhos de Coate não tinham carros para transportar a carga do tabernáculo. A família de Gérson transportaria as coisas mais leves do tabernáculo e por isso precisavam de “dois carros e quatro bois” (Números 7:7).
A família de Merari transportaria as coisas mais pesadas do tabernáculo e a eles foi dado “quatro carros e oito bois” (Números 7:8).

A razão pela qual a família de Coate levaria a carga sem carros e sem bois era porque eles transportariam a carga sagrada que estava dentro do lugar santo e do lugar santíssimo “sobre os ombros”.

Observe que todas estas famílias tinham que fazer um trabalho, uns mais leves outros mais pesados, mas todos tinham que dividir se no trabalho de mover o tabernáculo de um lugar para o outro.

Há cargas sagradas que só os ministros de Deus, homens e mulheres podem carregar, e não a podem transportar com carros e bois, mas sobre os ombros. Todos nós temos a responsabilidade de levar cargas e fazer o trabalho que Deus nos ordenou.

Deus diz claramente a mim como pastor, a você como líder e a você como membro “Dá-me os teus ombros”. Esta é a mensagem que Deus nos tem dado para compartilhar hoje.

I. Deus está buscando crentes com ombros de oração

1. O diabo busca crentes religiosos, que sejam apáticos à oração. Muitos crentes se encontram sem tempo para orar.
a. O diabo gosta disso. Temos que orar para que nós sejamos cristãos com ombros fortes de oração.

2. Ore muito ou ore pouco, o importante é que entres na presença de Deus e tenhas um encontro com ele. 

3. O apóstolo Paulo no livro de Efésios capítulo 6:18 nos diz: “Orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito.”
a. A segunda arma defensiva do crente é a oração.
b. Com nossa oração vencemos o diabo e os demônios quando a empregamos para repreendê-los e resisti-los. Nela nos apoiamos para fortaleza.

4. Sem a oração não podemos ser crentes vitoriosos. Se perdermos os ombros da oração vamos perder nossas forças espirituais.

II. Deus está buscando crentes com ombros de santidade

1. Em 1 Samuel 9:2 lemos: “Este tinha um filho, cujo nome era Saul, jovem e tão belo, que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima, sobressaía a todo povo.” Saul era belo e sumamente alto. Os crentes manifestam e destacam sua santidade. Precisam ser altos em sua vida moral e ética. Tem que ter estatura em seu caráter santificado. Na vida privada o em público se verá que dos ombros para cima sobressai a todo povo.

2. Deus está dizendo não percas teus “ombros de santidade”. Sem ombros de santidade diremos como Sansão: ”... ir-se ia de mim a minha força e me enfraqueceria e seria como todos os homens” (Juízes 16:17).

3. Logo lemos que Sansão se tornou o crente caído, o homem natural, já que sem o Espírito Santo somos naturais e comuns: ”... e começou a afligi-lo, e retirou se dele a sua força” (Juízes 16:19), e quando despertou a “kriptonita” do pecado lhe tirou as forças. A Dalila que o havia tentado, o mortificava, o molestava e ria-se dele.

4. Assim é o inimigo das almas quando um filho de Deus se deixa cortar com a tesoura do pecado. 5. Sansão porque perdeste teus “ombros de santidade”?

III. Deus está buscando ministros com ombros de integridade

1. Deus ama a integridade de caráter naqueles que lhe servem. No Salmo 33:1 diz: “Regozijai-vos no Senhor, vós justos, pois aos retos convém o louvor”.

2. O cristão com ombros de integridade é reto, é exemplar é honrado. A integridade de Jó se resume nesta pergunta de Deus a Satanás: “Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero, e reto, e temente a Deus, e desviando-se do mal.” Jó 1:8.

3. Precisamos de crentes nestes tempos de falta de caráter com ombros de integridade, que sejam crentes de uma só palavra.

4. Homens e mulheres de Deus que não sejam mentirosos, caluniadores, adúlteros, fornicários, homens e mulheres que dentro e fora da igreja mantém sua integridade a Deus.

IV. Deus está buscando crentes com ombros de amor

1. Deus está buscando ombros de amor. Crentes que através dele flua o amor aos perdidos, seu amor pelos fracos, seu amor pelos afligidos... Pessoas que sejam comunicadoras do amor.

2. O sacrifício de Jesus Cristo no Calvário foi rotulado com o sangue do amor. 

Conclusão: Deus está buscando ombros que possam levar as cargas da pregação; das missões, do ensino, do pastorado, a carga de servir a Igreja. Ele te diz hoje: “dá-me teus ombros” 

5 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. esta mensagem foi uma benção em minha vida! agradeço a DEUS pela misericordia pelo amor que tem por nós. através desta mensagem descobri que muitas vezes queremos deixar nossos ombros leves , sem nada carregar. poderosa esta palavra ! Deus continue abençoando.

    ResponderExcluir
  2. @Anônimo
    Que bom, fico feliz de saber que foi benção para sua vida. Siga em frente, sempre avante; sabendo que o nosso descanso não é aqui. Miquéias 2:10.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. A palavras de Deus nos fortalecer grandemente e alegras os nossos corações.
    Que Deus continua dando sabedoria .amém

    ResponderExcluir
  4. Sonhei com uma Irma me dizendo essa frase: você não é menino de ombro descoberto. Ela me encorajava a perseverar a prosseguir na caminhada com Cristo.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem