Pouco com Deus é muito
Texto: I Coríntios 1:25-29 

Introdução: O mundo sempre diz que quanto maior, melhor, pequeno não é bom. Os ímpios acreditam que quanto mais melhor; e pouco não é bom, há força nos números e o pouco torna-se irrelevante, os ricos e famosos são mais importantes do que os pobres e insignificantes. Este é o jeito do mundo e a filosofia dos incrédulos.

Mas espiritualmente falando, como nem sempre é o caso, como veremos neste sermão. A verdade da questão é - pessoas serem maiores ou menores, mais ou menos em número, ricos ou pobres, grandes ou pequenos, fortes ou fracos, não é a questão principal. A grande questão é ter Deus ao longo de tudo o que pensamos, dizemos ou fazemos! Existe casos na Bíblia que provam que; "pouco com Deus é muito" Devemos observar e aprender.

Veja Provérbios 15:16 “Melhor é o pouco, havendo o temor do SENHOR, do que grande tesouro onde há inquietação”.

1. Um pouco de pão com Deus, é muito. João 6:1-13.

- Certa feita no ministério do Senhor houve um problema - uma multidão de pessoas estava em um lugar deserto, um fim de tarde e todos estavam com fome.
- Os discípulos tinham 5.000 homens com fome (João 6:10) em suas mãos. Mateus 14:21 diz-nos que este número não incluía mulheres e crianças de modo que o total poderia ser algo como 10.000 - 15.000 pessoas.
- E, veja bem o que o Senhor usou para alimentar as multidões - cinco pães e dois peixes (João 6:9-10) - com 12 cestos de sobra!

2. Um pequeno exército com Deus; é muito. Juízes 7:1-7.

- Foi uma época difícil para os israelitas, quando os midianitas os aterrorizavam e os empobreciam.
- Israel clamou a Deus e Ele ouviu-os e desejou livrá-los. Para fazer isso, Deus deveria levantar um líder e um exército de Israel para lutar contra os cruéis midianitas.
- Ele chamou um humilde lavrador (Gideão) para levantar um exército poderoso. Agora o exército de Gideão era primeiro de 32.000 recrutas FRACOS, depois 300 FORTES!
- Muitas vezes há realmente fraqueza em número quando Deus não está nele! (Ver Levítico 26:8)
- A covardia é contagiosa entre os soldados em guerra! Paulo disse uma vez que, quando ele era fraco na carne, então ele era forte no Senhor por Sua graça! (II Coríntios 12:10).

3. Uma pequena arma com Deus; é muito.

- Em tempo de guerra, um exército grande, avançada tecnologia e armamento pode significar a diferença entre vitória e derrota.
- Nos tempos antigos da Bíblia, os reis pagãos e os generais, confiavam em seus números, carros e armas. Mas Israel tinha a melhor arma secreta de todos - a sua fé em Deus! (Salmos 20:7; Isaías 31:1).
- Lembra-se da vara de Moisés? (Êxodo 4:1-5, 17, 20).
- A funda de Davi? (I Samuel 17:40, 49).
- Sangar e a aguilhada de bois? (Juízes 3:31).
- Sansão e a queixada de jumento? (Juízes 15:14-16).

Lição: Em qualquer guerra ou de luta da vida, Deus pode usar qualquer coisa insignificante que já está em nossas mãos para nos dar a vitória!

4. Um pouco de dinheiro com Deus; é muito. Marcos 12:42-44.

- O presidente John F. Kennedy no seu discurso de posse em 1961, disse: "Meus compatriotas, não pergunte o que seu país pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer por seu país".
- No reino espiritual, poderíamos dizer a todo o cristão: "Não pergunte o que o Senhor pode dar a você, pergunte o que você pode dar para o Senhor”.
- A atitude predominante do mundo é: "tenha tudo o que pode e tudo você pode ter", mas Deus diz de maneira diferente em Provérbios 11:24 “A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda”
- Observe que o Senhor Jesus não criticou ou humilhou aqueles que deram maiores ofertas, mas Ele preferia que seus discípulos soubessem que Deus valorizava a oferta oferecida por aquilo que o doador conserva depois que a doação foi dada!
- Exemplos bíblicos de dar no mais alto nível:
ü O que Deus deu: "... Ele deu o seu Filho unigênito..." (João 3:16).
ü O que Jesus ​​deu: Sua vida. Jesus disse: "Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos”. (João 15:13).
ü O que o cristão deve dar: Em Romanos 12:1, Paulo escreve: "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”.


Lição: Nosso Pai Celestial avalia nosso dar não tanto pelo tamanho ou quantidade de algo que damos, mas quanto temos após o presente ser dado! 

Conclusão: A verdade é que o pouco é muito quando Deus está nele! Seja fiel e bom no pouco que Deus lhe deu agora para que Ele, certamente abençoe e recompense-o com muito mais em Sua perfeita vontade e tempo. Lucas 16:10 - "Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito”.

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

2 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Palavra abençoada Pr. Aldenir.
    Que Deus continue a lhe capacitar mais e mais

    ResponderExcluir
  2. Muito bom concluiu minha mensagem de domingo que vem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem