Como ser vitorioso nas dificuldades

Como ser vitorioso nas dificuldades
Texto: Salmos 142:1-7 
Introdução: Cada um de nós, mais cedo ou mais tarde (caso não esteja atualmente) vai passar por dificuldades.
Aqui neste salmo 142 encontramos Davi em grande dificuldade.
Todo o Salmo nos ensina como ser vitorioso nos problemas - não como escapar dos problemas - mas sim como glorificar a Deus em meio aos problemas.

I. O que nos é dito sobre a dificuldade de Davi. V. 3-6

Davi era nessa época um fugitivo.[post_ad]Sua reputação foi destruída injustamente e ele estava exilado. Nós não sabemos exatamente a qual problema ele se referia. No entanto, somos informados de três coisas sobre ele:
A. Davi diz-nos que o seu problema era grave.
- No v.3, ele nos diz que ele estava "esmorecido" (era envolvido ou envolveu-se com alguma coisa.) Observe como Davi diz no v.6 que quando o seu problema veio sobre ele; ele estava "muito abatido ou fraco". Isso indica um processo.
- Ele foi mais baixo até que ele sentiu que tinha chegado ao fundo.
- Amigo, talvez você esteja em uma experiência semelhante a essa neste momento?
B. Davi diz-nos que outras pessoas contribuíram para o seu problema. - No v.3 diz que seus inimigos tinham feito uma "armadilha" para ele.
- No v.6, ele se refere a eles como "perseguidores".
- É ruim o suficiente ser sobrecarregado com problemas, mas pior do que ter problemas; é ter problemas trazidos a nós através da traição e da maldade dos chamados amigos. Este era o tipo de situação que Davi estava enfrentando. Algo semelhante está acontecendo com você?
C. Davi nos diz que ninguém parecia entender ou se importar. V. 4.
- Esta deve ter sido a parte mais difícil de todas. É um incentivo muito grande quando no meio de problemas, temos amigos e entes queridos que compreendam e simpatizam com a nossa situação.
- Davi sentiu que ninguém realmente se importava com ele, mas o Senhor se importava!
- É importante para nós percebermos o que Davi fez e não fez quando estava em grande dificuldade e como ele reagiu quando as dificuldades surgiram.

II. O que Davi não fez quando estava em dificuldades

Nossa reação adequada para qualquer dificuldade é fundamental. Observe que, enquanto Davi triunfou sobre a sua dificuldade, houve algumas coisas notáveis ​​que Davi não fez quando estava sobrecarregado com dificuldades:
A. Ele não supervalorizou os seus problemas e manteve-se inativo.
B. Ele não chafurdou na amargura e auto piedade.
C. Ele não ficou zangado e rebelde contra Deus.
D. Ele não colocou em dúvida o grande amor de Deus e sabedoria.
E. Ele não sobrecarregou os outros com seus problemas.

II. O que fez Davi quando estava em dificuldades. V. 1-7

Depois de observar o que Davi não fez, então como é que ele efetivamente reagiu quando o seu problema o subjugou? O que exatamente ele fez? Ele tomou três decisões simples, mas muito importantes:
A. Davi levou seus problemas diante do Senhor em oração. V. 1-2. 1. Ao estudarmos estes versos vemos a intensidade e a urgência da oração de Davi.
2. No v.1, vemos a definitude de sua oração.
3. No v.2, vemos o fato de que sua oração foi tão prática; Davi diz, "derramo perante ele a minha queixa" Recordamos o rei Ezequias, quando recebeu uma carta ameaçadora do inimigo do seu reino. Isaías 37:14-15 – “Tendo Ezequias recebido a carta das mãos dos mensageiros, leu-a; então, subiu à Casa do SENHOR, estendeu-a perante o SENHOR e orou ao SENHOR...”. Também nos lembramos de Maria, quando o vinho acabou João 2:3 – “Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho”. Nós pensamos que os cristãos na Igreja primitiva estavam muito oprimidos e perturbados porque Pedro foi preso Atos 12:5 – “Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele”. Esta é a forma de reagir em tempo de dificuldades - levar a questão diante de Deus e pedir-lhe ajuda graciosa. O que aconteceu quando Davi fez isso?
B. A fé de Davi e a confiança em Deus foram aprofundadas. No v.3, ele nos diz que estava confiante de que Deus conhecia o seu "caminho" (Mateus 6:32 - Jó 23:10). Parece que Davi, enquanto estava no meio do sofrimento, olhou para o céu e disse: "Está tudo bem, porque o Senhor conhece tudo sobre mim!" Veja também o que ele disse no v.5. Esta é uma demonstração de fé triunfando sobre as dificuldades. Ver Salmos 23:4!
C. Davi estava cheio de esperança em Deus. V. 7. Estava cheio de confiança no futuro, que tudo acabaria bem. Uma coisa é confiar em Deus para o momento presente, mas e quanto o futuro incerto? E amanhã, e na próxima semana, e no próximo mês e no próximo ano? Nós perguntamos, seremos livrados de nossos problemas? Se perdermos a esperança enchemo-nos de desespero (veja Atos 27:20). Quando a esperança se vai ficamos desanimados e desistimos facilmente. Aqui, está, o caminho para a vitória em meio as dificuldades...
1. Envolver-se em oração fervorosa. Por que se preocupar quando você pode orar?
2. Exercer fé e confiança na bondade e misericórdia de Deus.
3. Espere a soberania de Deus para manter e controlar o futuro. 

Conclusão: Salmo 34:19 “Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra”. – Salmos 119:71 “Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos”. CH Spurgeon disse: "A escuridão da caverna está sobre o salmista, e ainda, como se de pé na boca da caverna, o profeta, poeta Davi vê uma luz brilhante um pouco mais além" Se você estiver em dificuldades, na caverna - Na escuridão da prova - lembre-se que há uma luz brilhante "um pouco mais além" Não perca a esperança, mas tenha confiança em Deus. Então tudo ficará bem no seu tempo perfeito e vontade. Confie em Deus em todos os momentos, Ele não vai deixar você no fundo do poço!

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!


Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Como ser vitorioso nas dificuldades Como ser vitorioso nas dificuldades Reviewed by Aldenir Araujo on maio 16, 2011 Rating: 5

3 comentários:

  1. Perfeito. O senhor tocou exatamente na questão das dificuldades em minha vida. Uma excelente leitura, Pastor. Agradeço por tê-lo achado.

    ResponderExcluir
  2. @Anônimo
    Fico feliz em saber que foi útil para você. Obrigado pela participação.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. é isso ai pastor ;td na vida passa e o melhor é ter alguém abençoado como o senhor pra nos encorajar e eu estava precisando muito ;fica na paz e Deus o abençoe vc e os seus ;amém...

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.