Vigiemos e sejamos sóbrios

Vigiemos e sejamos sóbrios
Texto: I Tessalonicenses 5:6
Introdução: A palavra "vigiar" aparece 61 vezes na Bíblia. A palavra "vigiar" significa permanecer acordado, estar alerta, sóbrio e ao contrário de estar dormindo e inconsciente do entorno. 
O arrebatamento da igreja (a nossa bem-aventurada esperança) pode ocorrer a qualquer momento. Devido a isso, não deveríamos estar dormindo, mas sim ser cristãos atentos.
Há pelo menos seis coisas importantes que o cristão deve vigiar.

I. Vigie o que você pensa. II Coríntios 10:5

[post_ad]A. Muitos cristãos não conseguem levar seus pensamentos em cativeiro pelo Senhor. Em vez disso, eles são dominados por pensamentos negativos e mal que influenciam a atitude (Provérbios 23:7a). Eventualmente, você se torna o que você sempre pensa.
B. Ao primeiro sinal de maus e negativos pensamentos, devemos recusar e combatê-los; preenchendo nossos corações e mentes com o que bom e positivo (Filipenses 4:8).

II. Vigie o que você vê. Salmo 141:8a

A. Um dos desperdiçadores mais eficazes de Satanás do valioso tempo e energia é a televisão. A televisão é a visão do diabo. Milhões de pessoas estão sendo lavadas diariamente por cenas de imoralidade e violência em programas de TV. Mesmo comerciais e anúncios estão cheios de pontos turísticos de homens e mulheres seminus.
B. O que Jesus quer que vejamos? Certamente não é a sujeira diária e o lixo do mundo, mas aquilo que ajuda o nosso crescimento espiritual e fortalece a nossa fé. (Salmos 119:18). 

III. Vigie o que você ouve. Provérbios 23:12

A. Nós vivemos em uma sociedade que está constantemente alagada e bombardeados com música barulhenta e irritante, linguagem obscena, abuso verbal, fofocas e pessoas amaldiçoando - cada um competindo por nossa atenção e audiência. Devemos habitualmente filtrar o que ouvimos e rejeitar tudo o que é anti-Deus e anti-bíblicos.
B. Devemos prestar mais atenção ao estudo da Palavra de Deus e os gritos dos pobres e necessitados, os solitários e os que estão perecendo. (Romanos 10:17 - Provérbios 21:13).

IV. Vigie o que você fala. Mateus 12:36-37

A. Todos nós podemos lembrar casos em que as nossas observações irresponsáveis feriram sentimentos. Se não tivermos cuidado com o que dizemos, vamos sempre trazer mais mal do que bem.
B. Temos que tornar um hábito de pensar pelo menos duas vezes antes de dizer algo sensível. Às vezes, a boca é muito mais rápida do que a mente! (Provérbios 15:1 - Colossenses 4:6)

V. Vigie o que você faz. Colossenses 3:23 - I Coríntios 10:31.

A. Somos salvos pela graça mediante a fé em Cristo (Efésios 2:8-9). Mas depois da salvação, a nossa profissão de fé cristã deve ser apoiada por boas obras. De todas as pessoas, os cristãos devem ser o número 1 e campeões de boas obras (Efésios 2:10 - Tito 2:14).
B. Não importa quantas vezes dizemos e confessamos nosso cristianismo, as pessoas gostariam de ver a diferença. Eles vão observar e julgar-nos por nossos atos e ações.
C. Ações de verdade falam mais que palavras! Às vezes as pessoas se tornam surdas ao que estamos dizendo, porque nossos atos soam tão fortes! Se você diz que é um cristão, então, aja e viva como um! Vamos fazer mais e falar menos!

VI. Vigie aonde você vai. Provérbios 9:6

A. Alguns cristãos estão tão ocupados e vão a qualquer lugar durante a semana, exceto a igreja. Parece que até mesmo entre os professos crentes, jogos e festas se tornaram mais populares que a oração, o culto de estudo bíblico, e ganhar almas. As pessoas estão se tornando mais amantes dos prazeres do que amantes de Deus. (II Timóteo 3:4).
B. É uma tragédia que há mais pessoas fazendo fila nos cinemas, casas lotéricas e parque de diversões do que em igrejas cristãs. Assim, os bancos vazios dentro das igrejas durante quintas-feiras e domingos são uma vergonha para todos os crentes, e um escárnio à fé cristã. Hebreus 10:23-25.

Conclusão: Deus chama todos nós, os que creem na Bíblia, os crentes em Cristo a vigiar e ser sóbrios em tudo o que ver, pensar, ouvir, dizer, fazer e, ir - porque todos estes têm consequências presentes e futuras, seja para o bem ou para o mal.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!