Amores Perigosos

Amores perigosos
Texto: Marcos 12:30-33

Introdução: A Bíblia é um livro muito honesto e equilibrado. Ela nos mostra não só o lado positivo nas pessoas para que possam ser nossos exemplos, mas também os negativos, para que sejamos avisados.

Na Bíblia encontramos como Sansão se envolveu em um caso de amor perigoso com Dalila, que levou à sua queda, como Salomão amava muito as mulheres pagãs que se transformou seu coração longe de Deus, e como o amor de Davi por Bate-Seba o levou ao pecado de adultério e assassinato de Urias, marido de Bate-Seba. Todos estes são apenas alguns exemplos de amores perigosos que levaram a muitas dores e angústias.

No texto da Bíblico de hoje, vamos observar quatro amores perigosos, dos quais muitos estão envolvidos hoje. Estes são mais sutis e passam despercebidos pela maioria das pessoas. No entanto, estes quatro casos de amor são tão destrutivos como aqueles experimentados por Sansão, Salomão e Davi. Esses quatro amores perigosos são:

I. Amar mais a glória dos homens do que a glória de Deus. João 12:42-43.

A. Aqui, Jesus estava pregando de Isaías 6:9-10.
B. Muitos dos que creram nele não o confessava abertamente.
Por quê? Por que...
1. Eles amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus,
2. Eles aprenderam a verdade, mas não agiam sobre ela, não poderiam tomar uma posição pública por Jesus,
3. Eles se preocupavam mais com a sua posição social. Você conhece pessoas assim? João 7:13 - Provérbios 29:25.

II. Amar mais o dinheiro do que a Deus. I Timóteo 6:6-10.

A. Paulo apelou para a piedade com contentamento (v.6).
B. Ele advertiu sobre os perigos envolvidos nas riquezas (v.9).
A natureza humana é gananciosa e nunca está satisfeita. Provérbios 27:20.
C. Ele lembra que o amor ao dinheiro é algo destrutivo. É a razão de errar a partir da fé e tristezas incontáveis na vida de muitos e as pessoas ao seu redor.
D. Paulo nos dá a solução para evitar esse caso de amor perigoso. É encontrado em I Timóteo 6:11-12.

III. Amar mais os prazeres do que a Deus. II Timóteo 3:4.

A. Prazer significa satisfação ou prazer que não é errado em si mesmo. Ocasionalmente para relaxar e descansar, para aliviar-se das tensões e pressões da vida não está errado. Nosso corpo e mente precisa disso. Marcos 6:31-32.
B. Mas sempre há formas certas e erradas de prazeres. Os prazeres errados são os que alimentam desejos carnais e desejos pecaminosos. I Pedro 2:11 - Gálatas 5:16
C. Dedicar mais tempo para hobbies ou hábitos pessoais que tendem a carnalidade e afastamento é perigoso. Por exemplo: a gula X leitura da Bíblia; esportes e exercícios X orar e ganhar almas, televisão e filmes X o culto e ajudar pessoalmente na obra de Deus.
D. Segundo a Bíblia, o amor do prazer é uma marca inconfundível do presente mundo perverso e ímpio!

IV. Amar mais a si mesmo do que a Deus. II Timóteo 3:2.

A. Há uma canção em inglês intitulada "The greatest love of all" ( O maior amor de todos). Esta música expressa exatamente o tipo de amor do mundo, quando em uma de suas linhas diz... “Learning to love yourself, it is the greatest love of all” (Aprender a amar a si mesmo, é o maior amor de todos) compare com João 15:13. Que grande diferença!
B. Deus odeia ver os homens amantes de si mesmos e as coisas que só lhes agrada. I João 2:15-16.
C. O pecado de amar a si mesmo e o mundo faz com que até mesmo ministros deixem o povo de Deus e a obra. II Timóteo 4:10a.
D. A Bíblia nos adverte que este mundo materialista, egoísta, ímpios e perversos já está sob a condenação justa do Senhor. É só uma questão de tempo antes de a ira de Deus ser derramada. II Pedro 3:7.

Conclusão: Amar a Deus, nosso Criador é a fonte da nossa vida e tudo de bom que nós apreciamos. Se o nosso coração e alma estão realmente amando o Senhor, então estaremos sempre conscientes das prioridades mais importantes na vida.

Se realmente amamos a Deus e as coisas de Deus, então nunca devemos pensar, muito menos, permitir que esses amores perigosos estraguem o nosso relacionamento precioso com Deus. Tiago 4:4.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem