A Torre de Babel

Em BabelTexto: Gênesis 11:4-9

Introdução: Há uma batalha constante - uma guerra - entre o que chamamos de "cristianismo ortodoxo" e o mundo. Para aqueles que seguem o cristianismo bíblico é dito que eles devem comprometer-se com o mundo, se quiserem sobreviver - e muitos crentes professos fizeram exatamente isso.

Devemos nos comprometer?

A igreja cristã deve ser edificada sobre as coisas de Deus. Primeiro de tudo, devemos construir como a Escritura nos ordena, como os mandamentos de Deus. Isto não é uma noção popular, mas é a única maneira que as coisas podem ser.

Se não construirmos a nossa Igreja sobre os princípios de Deus revelados na Palavra de Deus, então vamos aprender a mesma lição que a humanidade aprendeu a "Torre de Babel". Nós vamos aprender que:

1. Não há uma maneira certa de fazer uma coisa errada. Gênesis 11:4

As pessoas se reuniram para construir, se reuniram por um motivo específico. Estavam animados, porque eles iam fazer alguma coisa. Eles estavam indo fazer algo grande. Eles estavam de acordo sobre o que eles queriam fazer. O que o povo, toda a humanidade, decidiu fazer? Eles realmente se propuseram a fazer três coisas:

Primeiro, eles queriam construir uma cidade. Eles queriam construir um lugar onde todos pudessem se reunir para viver e trabalhar. Não há nada errado com isso - todos nós precisamos de um lugar para morar. Se todos trabalharmos juntos, podemos fazer uma cidade fantástica, um lugar que podemos nos orgulhar.

Em segundo lugar, eles queriam construir um "lugar alto", uma torre. A palavra hebraica usada aqui significa também "um púlpito". Essas pessoas queriam, em suma, construir um lugar de adoração. Esse sentido é reforçado quando lemos a frase: “cujo cume toque no céu”

Agora, essas pessoas não eram tolas o suficiente para pensar que eles poderiam construir uma torre ou um lugar elevado tão alto que poderia alcançar o lugar onde Deus vive. Os povos antigos não eram estúpidos, não importa o que os teólogos liberais digam. Estas pessoas podem não ter sido tão tecnologicamente avançados como nós somos hoje, mas as civilizações pré-incaicas utilizavam a cirurgia cerebral como uma extensa prática, 2000 AC. As pessoas antes de nós, não eram estúpidas.

Mais pobres talvez, mas não ignorantes. Você só pode ir tão alto se antes você conseguir correr sem oxigênio. Assim, nem Deus nem essas pessoas acreditavam que estavam construindo uma torre que alcançasse o céu. Não Amados, eles estavam construindo um lugar de adoração - um templo, um púlpito. Não há nada errado com isso.

Em terceiro lugar, estas pessoas queriam "façamo-nos um nome". Os construtores deste lugar queriam ser famosos, para que pudessem atrair outros para o projeto. A publicidade é boa, o anonimato é ruim. Vamos ter uma reputação para a construção, contar aos outros as coisas boas que estamos fazendo, e nós vamos atrair mais para o projeto.

Portanto, temos aqui três coisas boas, três intenções que, em si, não são ruins. Há apenas um problema: Todas as três intenções foram expressamente contra a vontade de Deus. Essas pessoas construíram – “para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra”
Eles queriam ficar neste único lugar, nas planícies de Sinar. No entanto, a ordem expressa de Deus para o homem - mais especificamente a Noé quando saiu da Arca, foi: Gênesis 9:1 "... Sede fecundos e multiplicai e enchei a terra."

Deus, nosso Pai ordenou que a humanidade se reproduzisse se espalhasse, e repovoasse a terra. Em vez disso a humanidade povoou a Terra até chegar à terra rica de Sinar, e então parou. Neste ponto o homem decidiu ignorar a ordem de Deus, para ficar em um lugar, e crescer.

Posso dizer isto com todo o amor que eu tenho em meu coração por você: Não existe maneira certa de fazer uma coisa errada. O mundo vai nos dizer: "Contanto que você não fira ninguém, faça o que quiser". Mesmo as organizações de igreja, grupos que costumavam ser centrados em Cristo e focados em seus ministérios, se inclinaram à opinião popular. Mas amado, não há maneira certa de fazer uma coisa errada!

Para o homem que se vinga da pessoa que o ofendeu; a Escritura diz: "Não existe maneira certa de fazer uma coisa errada". Para o pastor quem lê o que a Palavra de Deus diz e ainda ignora a sua aplicação, dizemos: "Não existe maneira certa de fazer uma coisa errada".

Você pode me perguntar: "Como é que vamos determinar o certo do errado"? Responda-me rapidamente: "Que diz a Escritura"? O que disse Deus? O que o livro ensina? O que a Palavra Sagrada diz, independentemente de como eu me sinto?

Quando Israel pediu a Samuel que lhes mostrassem o caminho certo a seguir, disse Samuel: I Samuel 12:23-24
“Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito. Tão-somente, pois, temei ao SENHOR e servi-o fielmente de todo o vosso coração; pois vede quão grandiosas coisas vos fez.”

Quando Deus nos manda fazer uma coisa, andar no caminho, viver para Ele, então não há maneira certa de abandonar a sua direção. O corpo humano é frágil, mas o nosso Deus é maravilhoso. A visão humana é limitada - só podemos ver hoje - mas o nosso Deus vê e controla tudo. Isaías 46:10-11

Essas pessoas se juntaram para viverem juntos fora das ordens de Deus e sem a presença de Deus. Quando Deus disse ao homem para crescer e repovoar a terra, o Senhor fê-lo com o bem-estar do homem em mente.

2. Se Deus não está no centro do projeto, você está usando betume como argamassa! Gênesis 11:5-6

Antes do início deste projeto, o povo fez um inventário rápido sobre o que tinham. A Bíblia diz: Gênesis 11:3

“E disseram uns aos outros: Vinde, façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume, de argamassa.”

Parecia que as pessoas tinham as matérias-primas necessárias para construir esta grande cidade e este grande altar. Eles estavam cheios de pedra em Sinar, para construir. Mas a argamassa que essas pessoas estavam planejando usar era betume.

Você consegue imaginar essas pessoas construindo um lugar alto, uma torre para Deus usando pedras e betume? Pode funcionar por um tempo, mas quando o sol começou esquentar - o que então acontece? Torna-se viscoso, pegajoso, mole - e as paredes, como Jericó, caem!

Amados, se Deus não está no centro de qualquer projeto em que você trabalha então você está utilizando betume em vez de argamassa. Deus não estava no centro do Projeto Babel. A Bíblia diz: "E o Senhor desceu para ver a cidade e a torre”

Ora, Deus sabia o que esses tolos estavam fazendo desde o início. Você não pode esconder-se de Deus. O rei Davi disse: Salmos 139:7-12

“Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa.”

Você não pode esconder-se de Deus! Deus está em toda parte! O que estamos lendo em Gênesis é o que é chamado de “antropomorfismo”, uma maneira de escrever muitas vezes usada na Bíblia para ilustrar a Deus de uma maneira que nossas mentes pequenas possam entender. Aqueles que se reuniram em Babel não convidaram Deus para fazer parte de seu projeto.

Se Deus tivesse sido convidado, se Deus estivesse no projeto, o resultado teria sido muito mais favorável. Deus disse a Noé como construir a arca, e ela permaneceu à tona sobre a pior tempestade que a humanidade sofreu. Você tem visto tempestades ruins no Brasil, mas nada comparado ao dilúvio de Noé! Deus disse a Salomão para construir o templo, e ele era a coisa mais bela que o homem tinha visto.

Se Deus está no centro do que você está construindo, então, o edifício vai ser bonito. Se Jesus Cristo está no centro do seu casamento, seu casamento vai durar. Se Jesus Cristo está no centro de sua família, seus filhos serão abençoados. Se Jesus Cristo é em primeiro lugar em suas transações comerciais, elas serão preservadas enquanto todas as outras falham. Como diz a escritura em: I Coríntios 8:6 “todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele”.

A humanidade precisa aprender a lição de Babel. Se Deus não está no projeto, então o projeto está fadado ao fracasso. Quantos pais tristes cujos filhos sofrem sob as garras de Satanás - tudo porque Jesus não estava no projeto.

É a vontade de Deus que o homem seja um ser social. Fomos criados para se casar, ter família, a se agrupar em comunidades, nas cidades, nas nações. Somos criaturas sociais. Mas em primeiro lugar fomos criados para estar em união com Deus. Nós não somos chamados para socializar se, na nossa comunhão, Deus é empurrado para fora do círculo. Deus quer a nossa comunhão com Ele que Ele derramou seu sangue por nós.

É melhor manter Deus no centro de seus projetos - ou você estará usando betume como argamassa!

3. Deus acabará fazendo do seu próprio jeito. Gênesis 11:8-9

Embora o próprio pensamento de que é repugnante para nós, porque assim o desejo de andar de qualquer maneira que nos agrade - Deus vai finalmente começar seu próprio caminho. A religião moderna representa nosso Criador como um "cavalheiro" que não vai forçar nada a ninguém. Eu não sei onde tiraram essa ideia, mas certamente não tem origem na Bíblia.

Deus acabará por fazer a Sua própria maneira. Deus nos criou como diz a Escritura: Romanos 9:20-21 e também, Isaías 64:8

É estranho que pedimos a Deus que nos ajude quando estamos doentes, e até mesmo pedimos a Jesus para curar nossos corpos - contudo, quando estamos bem lhe dizemos para ficar fora do nosso negócio. Que tolice! Em nossos dias e época nós não tememos a Deus, ainda assim - por outro lado - somos surpreendidos com o aumento de doenças mortais e enfermidades.

Deus nos desenhou ao longo de certos princípios, e com determinadas necessidades. Mas dentro de cada pessoa tem um lugar, um vazio, uma coisa que nos diz que Deus é real. Nós o buscamos na Igreja, nós olhamos para cima no meio da noite e sabemos que Ele está lá. Mesmo o tolo, o ateu, sabe que Deus existe. Ele pode dizer com os lábios que Deus não existe, mas quando a dificuldade vem, ele olha para cima com a mesma intensidade como todos nós.
Deus ordenou ao homem espalhar e repovoar a terra, e embora o homem resistisse, Deus insistiu - e todos foram dispersos.

Neste curto período de tempo que chamamos de "vida" Deus ordenou que nós nos submetêssemos a Jesus Cristo. Devemos ir a Ele que morreu por nós, para servi-Lo, para contar aos outros sobre ele. Deus, nosso Salvador deve ser o centro das nossas vidas.

Jesus é a torre para onde devemos correr. Provérbios 18:10 - Salmos 61:1-3
Cedo ou tarde, assim como foi com Babel, cada pessoa que já viveu seu joelho se dobrará diante de Jesus Cristo. A Escritura diz: Filipenses 2:9-11

Este princípio é tão forte quanto um mandamento, foi o mandamento que aqueles em Babel tentaram evitar. Contudo, Deus triunfará! Jesus Cristo será exaltado. Todo joelho se dobrará diante de Jesus, louvado seja seu santo nome!

Conclusão: Então por que não aceitar Jesus como Salvador? Por que não comprometer totalmente a Ele que morreu por você? Prefiro construir minha vida e minha união, sejam eles da Igreja, ou família, ou cidade, em Jesus Cristo.

No fim, não será permitido o uso de betume como argamassa. Deus triunfará em e por Jesus Cristo, nosso Salvador.

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Irmão agradeço pela explicação sobre o ocorrido na torre de babel, por favor continue pregando o evangelho e não desista desse blog, e que o Senhor Jesus Cristo o abençoe imensamente.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem