As primeiras coisas, primeiro

As primeiras coisas, primeiroTexto: II Coríntios 4:17-18

Introdução: Uma das falhas mais comuns entre aqueles que afirmam ser cristãos é a de ter prioridades erradas nesta vida. A verdade é que estamos invertendo os valores quando temos o hábito de colocar as coisas secundárias em primeiro lugar, e as coisas primárias em segundo lugar. É difícil de acreditar, e ainda assim é tão verdade que o pecado faz muito dano a nós mesmos quando colocamos mais valor e importância sobre o bom e não o melhor!
Nosso Deus é um Deus de ordem e não de confusão. Ele fez isso tão claro que temos que ter as devidas prioridades. Ter um senso de prioridades de boa vontade marca a diferença entre o verdadeiro sucesso e o fracasso.[post_ad]A Bíblia é muito clara com relação às coisas que devem ser de primeira importância na vida. Como o nosso tempo é limitado, vamos observar seis delas, a saber:

I. Justiça antes das coisas materiais (Mateus 6:33).

A. Ter princípios justos na vida é muito mais importante do que obter ganhos materiais. Este é um tema recorrente em toda a Bíblia (Provérbios 15:16,27 - 28:20).
B. Um estilo de vida materialista é muitas vezes acompanhado pela ilusão de que a acumulação de dinheiro e bens é a chave para a paz e a prosperidade (I Timóteo. 6:9-10).

II. A família antes da prosperidade financeira

A. Ló foi armando suas tendas até Sodoma sem se preocupar com nada além do ganho material (Gênesis 13:12).
B. Os pais estão frequentemente muito ocupados na sua busca de prosperidade material que negligenciam a formação espiritual e moral dos seus filhos (Efésios 6:1-4 e Tito 2:4-5).

III. Autocorreção antes da correção dos outros (Mateus 7:3-5)

A. Inverter esta ordem é um pecado comum. Estamos inclinados a ser caridosos com nós mesmos e severos com os outros.
B. Devemos ser muito mais severos, com nós mesmos e mais caridosos com os outros (Romanos 2:1-3).

IV. Reconciliação antes da adoração aceitável a Deus. (Mateus 5:23-24)

A. Oferta aqui também pode significar qualquer coisa que desejo oferecer a Deus - a oração, louvor, agradecimento, música, dinheiro, etc.
B. Deus não se compraz e não aceita ofertas de corações repletos de amargura, ira e malícia (Efésios 4:31-32).
C. É impossível amar verdadeiramente a Deus e odiar o irmão ao mesmo tempo (I João 4:20-21).

VI. A santidade pessoal antes da felicidade (II Coríntios 7:1).

A. Santidade é ser puro e limpo diante de Deus (I Tessalonicenses 4:7). Embora a maioria das pessoas evite o tema da santidade como se fosse uma questão embaraçosa, a Bíblia fala da "beleza da santidade" (cinco vezes).
B. A santidade não é só para Deus, mas para Seus filhos também (I Pedro 1:15-16;. Efésios 4:24). Se Deus é verdadeiramente nosso Pai, então será semelhante Seu caráter santo tudo o que pensamos, dizemos ou fazemos. Tal pai, tal filho!
C. Uma pessoa pode estar temporariamente feliz sem ser santo, mas quando um homem verdadeiramente se submete e segue o nosso santo Deus, seu fim também é a felicidade (Salmos 144:15).

VII. Eterno antes das coisas temporais (II Coríntios. 4:18).

A. A salvação deve ser uma alta prioridade dos perdidos.
1. Porque, para isso Jesus morreu (I Pedro 1:18-19).
2. Porque, disso, os homens devem estar cientes (Mateus 16:26).
B. A Igreja deve ter prioridade em nossas vidas.
1. Jesus amou a igreja e morreu por ela (Efésios 5:25).
2. Ele vai voltar para leva-la para o lar eterno (I Tessalonicenses 4:16-1

Conclusão: Não se enganem sobre isso. As nossas prioridades vão comprovar se estamos apenas vivendo por este mundo temporal ou se preparando para o eterno. Meus amigos, se nós esperamos estar com Deus no Céu, no futuro, então devemos praticar dar o primeiro lugar para as coisas celestiais, mesmo enquanto ainda estamos aqui na terra.

A Bíblia declara: "Pois nossa pátria está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo" (Filipenses 3:20).

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!


Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

As primeiras coisas, primeiro As primeiras coisas, primeiro Reviewed by Aldenir Araujo on janeiro 24, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.