As Preciosas Promessas de Deus


As Preciosas Promessas de Deus
Texto: II Pedro 1:4

Introdução: De acordo com o Moderno Dicionário da Língua Portuguesa “Promessa” é o ato ou efeito de prometer. Declaração pela qual alguém se obriga, pela fidelidade e pela justiça, a fazer ou deixar de fazer alguma coisa. É uma declaração juridicamente vinculativa que dá à pessoa a quem é feita a promessa o direito de esperar o desempenho ou cumprimento de um ato específico.

Quando se trata das promessas que Deus deu a cada crente, Pedro diz que elas são "mui grandes” - isto é, elas são mais do que grandes.

Pedro não se contentou apenas em nos fazer saber que as promessas de Deus são muito grandes. Ele também nos diz que elas são de fato "preciosas promessas". É interessante notar que a palavra grega traduzida por “precioso” que Pedro usa, ele usa apenas três vezes - uma vez na descrição da nossa fé preciosa, uma vez na descrição do precioso sangue de Cristo que foi derramado por nossos pecados, e aqui no nosso texto que descreve as preciosas promessas de Deus.

“Precioso” significa: estimado especialmente, caro, de grande valor ou de grande excelência. Precioso é, no entanto, uma palavra subjetiva. Algumas coisas podem ser preciosas para você e não para mim. As coisas variam de valor, dependendo do papel que desempenham e o impacto que podem ter na vida de alguém.

Vamos dar uma olhada em algumas das promessas que Deus tem nos dado. Vamos avaliar o impacto que elas têm desempenhado ou podem desempenhar em nossas vidas para determinar se Pedro está correto quando ele chama de "preciosas promessas".

I. As promessas de Deus podem desempenhar um papel importante no nosso futuro glorioso.

A. Está alguém doente e cansado deste velho mundo pecaminoso em que vivemos?
B. Um dia destes as coisas mudarão drasticamente.
1. I Tessalonicenses 4:16-17 – “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com a voz do arcanjo, e com a trombeta de Deus: e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor”
2. I Coríntios. 2:9 – “Mas, como está escrito, o que os olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração humano é o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”.
3. Apocalipse 21:4 – “E Deus enxugará toda lágrima de seus olhos, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem haverá mais dor: porque as primeiras coisas são passadas”.

II. As promessas de Deus não só afetam o nosso futuro glorioso, eles também são pertinentes para o nosso presente conturbado.

A. Está alguém enfrentando dificuldades diárias?
B. Você está coberto pelas promessas de Deus.
1. Isaías 59:19 - "... Quando o inimigo vier como uma enchente, o Espírito do Senhor levantará um estandarte contra ele".
2. Isaías 54:17 - "Toda arma forjada contra ti não prosperará, e toda língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás. Esta é a herança dos servos do Senhor..."
3. Salmo 23:4 - "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”.
4. Romanos 37-39 “Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem as potestades, nem coisas presentes, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura, poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor”.

III. As promessas de Deus se remontam ao mais profundo escuro de nossas vidas e impacta nosso passado pecaminoso.

A. O verdadeiro valor das promessas preciosas de Deus não são realmente encontrados completamente; em como elas afetam o nosso futuro ou até mesmo nosso presente.
B. Alguns hoje aqui podem estar dizendo: "Estas promessas são para os cristãos; sou alguém que tem uma longa história de uma vida pecaminosa que me impede de lançar a reivindicação de tais promessas”.
C. As preciosas promessas de Deus cuidam de seu passado pecaminoso.
1. Salmos 103:12 - "Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões”.
2. Isaías 1:18 - "Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve, ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã"
3. I João 1:7 - "O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado”.

Conclusão: As promessas de Deus são para todos aqui presente. Elas prometem um futuro glorioso, preservando o seu presente, apagando seu passado.

Por favor, não permita que as coisas do seu passado o impeça de reivindicar as preciosas promessas que Deus tem para você hoje.

Eu creio que você tem que concordar comigo. São promessas realmente preciosas.

2 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Passei pra desejar um natal repleto de paz, saúde e confraternizações, com a bênção de Jesus. E um ano vindouro de muitas realizações e sorte.

    Com carinho
    Isa

    http://sabedorias-isa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. @Isa
    Obrigado querida.
    Desejo tudo de bom na sua vida.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem