As Provações na Vida dos Filhos de Deus Texto: Juízes 3:1‑6
Quando Deus quer fazer uma maravilha, começa por uma dificuldade. Se quiser fazer algo incrível, começa por algo impossível
Introdução: As provações são reais na vida dos filhos de Deus; não podem ser evitadas, pois formam parte do plano divino. Como uma atitude muito humana, muitas vezes frente à dor de uma provação surge à pergunta: Porque eu, Senhor? Esta frase é produto da resistência humana frente aos momentos desagradáveis.
O povo de Deus, muitas vezes tem feito as seguintes perguntas: Prova Deus a seus filhos? Quais instrumentos Ele usa para a provação? Qual é o propósito da provação?[post_ad]Tratar de responder as perguntas anteriores não é nada novo. Um ensino claro sobre o tema; encontramos no trato de Deus com a nação de Israel. Em Juízes 3:1‑6 Deus dá a resposta a essas perguntas. Israel tinha sido desobediente, e por esta razão Deus permite certas nações entre eles com o propósito de prova-los.

I. Deus prova seus filhos

A. As provas são incontestáveis na vida do cristão. Tiago 1:2; I Pedro 1:6.
B. As provas são inevitáveis na vida do cristão. II Timóteo 3:12; I Pedro 4:12.

II. Deus prova seus filhos utilizando diversos métodos.

A. Escolhe segundo a necessidade.
B. Usa as nações pagãs.
C. Usa o próprio Satanás (Jó).

III. Deus prova seus filhos para diversos propósitos.

A. Para que o povo ponha em prática a fé.
B. Para que vejam o poder de Deus em meio à guerra.
C. Para que aprendam a lutar.
D. Para que aprendam a obedecer.
E. Para que aprendam os mandamentos de Deus.
No crepúsculo de nossas vidas, quando terminar nossos dias nesta terra, o único que perdurará é o que demos aos demais.

Conclusão: Deus não nos deixa sem resposta quanto ao porque das provações. Portanto, não devemos nos surpreender quando Deus usa certos instrumentos com seus filhos para prova-los. Ainda que as provações em si mesmas não sejam agradáveis, Deus as encaminha para aumentar nossa maturidade. Por meio das provações Deus purifica, forma e examina o caráter de seus filhos.

Pr. Aldenir Araújo