Compreendendo o tema “Em Cristo” no livro de Filipenses

Compreendendo o tema “Em Cristo” no livro de Filipenses

Texto: Filipenses 1:26

Introdução: A frase “em Cristo” aparece em oito ocasiões diferentes através da carta aos Filipenses, e é um dos principais temas que Paulo se dirige.

O texto é importante porque Paulo não usa em Jesus, por Jesus, ou mesmo por causa de Jesus. Paulo faz o uso “em Cristo”, por duas razões importantes. A primeira é que ele está escrevendo para judeus convertidos à fé.

Fazer a afirmação de que Jesus é o Cristo ou Messias era vital para a mensagem que Paulo pregou em Filipos e isso foi uma outra maneira de lembrá-los deste fato.
[post_ad]
A segunda razão é um pouco mais sutil, mas é clara. Paulo parece fazer uma conexão clara com a vantagem de ser parte da igreja ou corpo de Cristo. Uma tema que Paulo se dirige a Igreja é a unidade.

Comunicar o fato de que os crentes tinham uma ligação comum em Cristo que percorrer um longo caminho para restaurar a unidade da igreja.

Observe todas as coisas que Paulo escreve aqui que nós ganhamos por um relacionamento com Cristo.

1. Os crentes estão em Cristo. V. 1.

A vida de fé que une os cristãos juntos flui do fato de estar unidos em Cristo. O elo comum que mantém a igreja unida é Jesus. Todo cristão tem uma relação um com o outro, porque estamos em Cristo.

2. A nossa alegria está em Cristo. V. 26.

Os cristãos entendem que a fonte da alegria pessoal e duradoura não é deste mundo. Nossa fonte de alegria vem de uma experiência pessoal com Jesus. O poder da Sua ressurreição nos traz a alegria que nada na vida jamais poderá tirar.

3. Nossa glória está em Cristo. 3:3.

Glória é receber honra, respeito e admiração dos outros. A glória de Jesus vai ser revelada no final do tempo em que ele retornar. O cristão não busca a glória para si, mas sim para glorificar a Cristo. Quando os cristãos vivem para trazer glória ao nome de Jesus, o resultado é a participação na glória definitiva de Cristo.

4. Nossa confiança ou fé está em Cristo. 3:9.

Os cristãos encontram a fonte de sua confiança na vida é Cristo. A fonte de estar confiante na vida diária vem de saber que Jesus está caminhando conosco em todos os aspectos da vida.

5. Nossa esperança está em Cristo. 3:14.

A esperança do cristão consiste em duas verdades fundamentais. A primeira é que os cristãos têm a promessa do céu e que quando morrermos vamos ter um lugar no céu com Cristo. A segunda fonte de esperança está firmada no final do tempo e da ressurreição prometida dos mortos. Jesus promete dar-nos um novo corpo e nova vida através da Sua ressurreição.

6. A nossa paz está em Cristo. 4:7.

A experiência de paz é a tecelagem do poder divino com a nossa fraqueza humana. Paz nos dá a estabilidade em meio a um mundo inseguro. Nós podemos ter o descanso no meio do turbilhão da vida.

7. Nossa recompensa ou bênçãos estão em Cristo. 4:19.

A recompensa da vida cristã é a experiência da eternidade com Cristo.
A bênção do conhecimento de Cristo é a experiência de sua força na vida diária. A bênção de Cristo é a capacidade de atravessar as dificuldades da vida e suas dificuldades de sobrevivência.

8. A nossa cidadania está em Cristo. 4:21.

Os cristãos têm a dupla cidadania. Os cristãos têm a vida aqui na Terra e nosso futuro lugar no céu. Os cristãos são membros do Reino de Cristo e tem um lugar preparado para eles no céu.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!