Como Resolver Problemas?

Como resolver problemas?Texto: II Reis 4:1-7

Introdução: Uma das maiores dificuldades encontradas pelas pessoas, tanto em relação a sua vida pessoal, quanto no aspecto profissional, é a falta de habilidade para resolver problemas.

É comum nos sentirmos ansiosos quando surge a necessidade de resolvermos problemas que, presumimos, estão além de nossa capacidade. Ocorre um sentimento de angustia e impotência, fatores agravantes, que aumentam ainda mais o grau de dificuldade.

Em geral os problemas são percebidos pelas pessoas de forma diferente. Algumas, mais otimistas, encaram problemas como oportunidades de resolver assuntos e até mesmo como forma de melhorar seu padrão de vida. Outras transformam pequenos problemas em verdadeiras tragédias anunciadas, sofrendo por antecipação.

Como Deus nos ajuda a resolver problemas?

I. Todos nós temos problemas. v.1

1. O texto nos mostra a história de mulher que tinha dois grandes problemas.
a. Seu marido havia morrido ”Meu marido teu servo, morreu”
b. Ela tinha dividas e poderia perder também os filhos. “É chegado o credor para levar os meus dois filhos para lhe serem escravos”
i. A semelhança daquela mulher todos nós podemos ter problemas em alguma (s) área(s) de nossas vidas. Problemas conjugais, problemas de relacionamento entre pais e filhos, desemprego, enfermidade, etc.Jesus durante no final de seu ministério se dirige aos seus discípulos dizendo “No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” João 16:33 .
ii. Também no final do sermão do monte em Mateus 7 Jesus nos alerta dizendo que os “ventos soprariam com ímpeto contra a casa do prudente e também do insensato”
iii. Uma vez que essa é realidade que alcança a todos nós a grande questão passa a ser como resolver nossos problemas ? Neste sentido através da mulher viúva nos aprendemos que :

II. Em primeiro lugar devemos buscar a Deus para resolver nossos problemas.

“Certa mulher, das mulheres dos discípulos dos profetas, clamou a Eliseu”. O profeta Eliseu era o “homem de Deus” naquele lugar. Deus o havia escolhido como sucessor de Elias para ser o seu “porta voz” naqueles para Judá e Israel.
1. Entregar a Deus em primeiro lugar os nossos problemas é o primeiro passo para a solução de nossos problemas. “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém , sejam conhecidas diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça” Filipenses 4:6

III. Deus quer usar o que temos para a solução de nossos problemas. V. 2

“Eliseu lhe perguntou: Que hei de fazer ? Dize-me que é o que tens em casa. Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite”
1. Aquilo que temos embora pareça pouco ao nossos olhos é o que Deus quer usar. Quando colocamos nas mãos de Deus o que temos ele multiplica para a nossa provisão e também dos outros.
2. Em João 6 Jesus tomou cinco pães e dois peixinhos e alimentou mais de cinco mil pessoas. A partir daquela botija de azeite Deus providenciou o sustento daquela mulher e seus filhos e ainda pagou suas dividas.

IV. Devemos seguir as instruções de Deus para a solução de nossos problemas.

1. Conforme lemos no texto aquela mulher obedeceu rigorosamente as instruções do profeta. Ela foi obediente as instruções de Deus para a solução de seu problema.
2. Infelizmente muitas vezes nossos problemas persistem porque não seguimos as instruções de Deus.
3. Lembremos que o nosso “pai da fé” Abraão que está na lista de heróis da fé em Hebreus 11 foi sobretudo um homem obediente as instruções de Deus.

V. Deus age na medida da nossa fé.

1. Todas as vasilhas que a mulher conseguiu Deus as encheu totalmente. Somente quando não havia mais nenhuma vasilha que o azeite parou .
2. Embora na maioria das vezes Deus nos surpreenda dando a nós muito mais do que pedimos ou pensamos ele sempre leva em conta a medida da nossa fé. Em muitos milagres que Jesus operou ele disse “Faça-se conforme a tua fé” outras vezes ele disse;“o que queres que eu te faça ?” Dessa forma Jesus não somente resolvia os problemas mas também provava a fé daqueles que o buscavam.

Aplicação pratica: De que maneira esta mensagem falou ao seu coração? Algum problema que você está enfrentado e gostaria de compartilhar com sua célula para juntos orarmos?

Autor desconhecido

Obs. Algumas alterações e adaptações pelo Pr. Aldenir Araújo

2 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. muitas vezes quando passamos por provação ,achamos que estamos só tentamos resolver as coisas por nós mesmo .Esquecemos que não estamos sós . Por que esta foi a promessa de Jesus estarei com vcs todos os dias até a consumação do século, A PAZ

    ResponderExcluir
  2. @Professora Ismaelita
    Sem dúvida amiga Ismaelita, o Senhor está conosco em todos os momentos da nossa vida. O segredo é confiar nEle.

    Abraço fraterno.

    Paz

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem