Predestinação: Deus Versus Homem

Predestinação Deus versus HomemIntrodução: É certo que existem muitas nuances e diversos tipos de predestinação ensinada pelo homem. No entanto, este estudo deve centrar-se sobre as questões fundamentais da predestinação. Nosso português "predestinar" é a partir do grego “proorizo”. "Pro, de antemão," e “honzo”, denota “marcar de antemão" Na verdade, a predestinação é um tema bíblico: "Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho..." (Romanos 8, 29). Novamente, “de acordo como ele nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade ... " (Efésios 1: 4, 5).

I. Muitos acusam Deus de fazer acepção de pessoas baseados em sua compreensão da predestinação.

A. No entanto, a Bíblia claramente afirma e confirma que Deus não faz acepção de pessoas. "Então, Pedro abriu a boca, e disse: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas" (Atos 10:34, ver também Romanos 2:6-11, Efésios 6:9 , Colossenses 3:25). Qualquer doutrina, então, que coloca Deus em posição de fazer uma acepção arbitrária de pessoas é obviamente falsa. Pedro não só declara que Deus não faz acepção de pessoas, mas ele continua a mostrar inequivocamente aqueles que Deus aceita. "Mas em cada nação que temê-lo, e praticar a justiça, é aceito por ele"

B. Alguns confundem e igualam divina presciência e predestinação:
a. Definição de Calvino. Reprovação foi, por Calvino, envolvidos na eleição, e Divina presciência e predestinação eram idênticos. O modo Calvino de definir a predestinação: “O conselho eterno de Deus pelo qual ele determinou o que deveria fazer com cada ser humano. Porque ele não criou todos em igual condição, mas ordenou uns para vida eterna e os demais para a condenação eterna. Assim, conforme a finalidade para a qual o homem foi criado, dizemos que foi predestinado para a vida ou para a morte”. Calvino confessa que este é um "decreto horrível..." (The International Standard Bible Enclyclopaedia, vol. 4, pg. 2436).
b. No entanto, Deus pode conhecer um assunto de antemão sem predeterminar o assunto a tal ponto que as pessoas (neste caso) são excluídas, na medida em que a sua vontade e participação estão em causa (ver mais adiante). Alguns religiosos, no entanto, mantém essa visão radical da predestinação, que ao insistir na soberania de Deus, eliminam totalmente a vontade e o papel do homem.

II. A predestinação como ensinada na Bíblia.

A. As escrituras ensinam a presciência de Deus. Deus é capaz de "declarar o fim desde o princípio, e desde a antiguidade, as coisas que ainda não foram feitas..." (Isaías 46: 10). Desde que o esquema de Deus da redenção foi planejado a partir da criação original, é óbvio que Deus sabia que Adão e Eva iriam pecar, etc. (I Pedro 1: 20, Efésios 1: 4,5, cf. Mateus 25: 34, Apocalipse 13: 8, 17: 8).

B. Embora Deus soubesse que Adão e Eva iriam pecar, ele não força ou programa-os para o pecado. Como agentes morais livres, Adão e Eva escolherem cometer o pecado (Gênesis 3). A vontade do homem está envolvida em sua salvação, e não a coerção irresistível de Deus (João 3:16, Mateus 11:28-30). Entretanto, Deus sabia que alguns aceitariam; mesmo antes que eles aceitassem (Atos 18:9-11). Assim, alguns foram "ordenados para a vida eterna", porque Deus sabia que eles obedeceriam ao evangelho quando ouvissem (Atos 13:48, Romanos 10:16).

III. A predestinação como ensinada pelo homem.

A. "Desde toda a eternidade, Deus, pelo muito sábio e santo conselho da sua própria vontade, ordenou livre e inalteravelmente tudo quanto acontece...", escreve o homem (Confissão de Fé Filadélfia cap. 6 º, parág. 2 - 4). O Calvinismo ensina que o homem é tão depravado que ele não pode aceitar a graça de Deus sem um irresistível trabalho especial do Espírito Santo, independente da vontade do homem.

B. Muitas vezes, é nesse sentido que o homem ensina que Deus decidiu os que seriam salvos e os seriam perdidos antes da criação e que este decreto foi arbitrário da parte de Deus (que não envolvem o homem). Ouvir João Calvino: “Conforme o que a Escritura mostra claramente, dizendo que o Senhor constituiu uma vez por todas, em seu conselho eterno e imutável, aqueles que ele quis tornar para a salvação, e aqueles que ele quis deixar em abandono. Quando aos que ele chama para a salvação, dizemos: que ele os recebe por sua misericórdia gratuita, sem levar em conta a dignidade deles; que, ao contrário, o acesso à vida é vedado a todos aqueles que ele quis deixar entregues à condenação; e que isso é realizado por seu juízo oculto e incompreensível, conquanto justo e imparcial. Ensinamos, ademais, que a vocação dos eleitos é como uma demonstração e um testemunho da sua eleição. Semelhantemente dizemos que a justificação deles é outro símbolo e sinal dela, até quando eles chegarem à glória, na qual se dará o seu cumprimento e a sua consumação." ( As Institutas Vol.3).
a. Há muitas discussões religiosas em relação ao papel de Deus e do homem na salvação do homem. Parece que o homem está determinado a perverter o simples plano de Deus para a salvação do homem neste ensino o homem ganha sua salvação (a graça de Deus não é necessária) ou em afirmar que a salvação é toda de Deus (a obediência do homem não está envolvida). Como o homem não é sem pecado, Deus dá a graça necessária pelo qual o homem obediente pode ser salvo. No entanto, a graça de Deus não é "Sola Gratia" como os calvinistas sustentam.
b. Um debate inicial envolvendo a questão da predestinação foi realizado entre Agostinho de Hipona e Pelágio. Na verdade, Agostinho originalmente foi quem ensinou o sistema de cinco pontos da predestinação de João Calvino.
1. Agostinho ensinou que o homem não tem nada a ver com a sua própria salvação. O homem herdou a natureza totalmente depravada de Adão e Eva ao ponto que são espiritualmente incapazes de aproveitar-se da graça de Deus, ele ainda sustentou. Como resultado da natureza adâmica depravada ser herdada, os bebês nascem em pecado e com uma natureza pecaminosa. Agostinho argumenta que a única maneira de salvar é de Deus intervir e escolher alguns a quem ele chama seus escolhidos para serem salvos. Essa escolha é totalmente arbitrária e independente dos escolhidos. Aqueles que assim escolhidos, não pode jamais ser perdido ou cair da graça. Ao inverso, aqueles que não foram escolhidos arbitrariamente antes da fundação do mundo para a vida eterna está irrevogavelmente condenado ao inferno, com absolutamente nenhuma esperança de salvação, independentemente do que fazem ou não fazem. Tal doutrina, formulada por Santo Agostinho constitui o verdadeiro "calvinismo de hoje".
2. Pelágio, por outro lado, ensinou que cada homem é criado livre assim como Adão e que cada homem deve escolher se ele vai servir a Deus ou o diabo. Todos os homens, sustentou Pelágio, não são pecadores, porque Adão pecou, mas porque cada homem violou a lei de Deus. Pelágio argumentou que, quando Deus estendeu o plano de salvação é para todos os que obedecem, e não apenas uns poucos a quem Deus escolheu arbitrariamente, de forma totalmente independente de si mesmo. Cada homem pode cooperar com Deus e ser salvo por sua fé e obediência à vontade de Deus. É trágico que a maioria dos que se pronunciou sobre os resultados do debate no Conselho Ecumênico de Éfeso (431 dC), favoreceu as opiniões de Agostinho. É igualmente lamentável que muitos continuam a abraçar a doutrina atéia de Agostinho hoje sob o nome de calvinismo.

IV. Deus é um Deus de amor e equidade final.

A. A graça de Deus que traz a salvação é acessível a todos (Tito 2:11-14). Os eleitos de Deus são aqueles que apropriaram da graça de Deus, em simples submissão à sua vontade.
B. A eleição é iniciada, continuada, e culminada no homem que exerce o seu livre arbítrio moral e escolhendo aceitar a extensão da graça de Deus (I Pedro 1:2; I Tessalonicenses 1:4-8, II Pedro 1:5-11).

Conclusão: Para concluir, a predestinação bíblica é uma prova da onisciência de Deus.

Além disso, a profecia bíblica é baseada na presciência de Deus e a predestinação (marcar de antemão).

Além disso, o fato de que Deus sabia que poucos aceitariam seu Filho também é indicativo do amor de Deus ao enviar seu Filho. "Os poucos" que serão salvos, não são um grupo a quem Deus de forma totalmente arbitrária, sem qualquer participação de sua parte, escolheu para serem salvos, mas aqueles que "entrarem pela porta estreita" e seguir o "caminho estreito" (Mateus 7:13-14).

5 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. muito bom alias ,o livre arbitrio tanbem tem sido mal entendido , um abraço na paz do senhor

    ResponderExcluir
  2. Muito bom amigo, belo texto, palavras de amor.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. @Anônimo
    Sem dúvida, vamos tratar desse assunto em outra ocasião.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. É uma pena que vc esteja a favor de pelagio que foi reprovado como Herege... É uma oena vc acha que a igreja da época estava errada em estar do lado de Agostinho que foi um dos maiores teólogo da igreja.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem