
Introdução: Todo crente sofre tentações. Inclusive os obreiros são tentados.
Todos os fiéis do velho testamento foram provados pela tentação. Jesus também foi tentado. Lucas 4:13 “E, acabando o Diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo”
Tentação é a indução, ou o conselho, a pratica do mal.
Ser tentado não é pecado, mas ceder a tentação sim. Tiago 1:15 “Depois, havendo a concupiscência concebido, dá a luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte”
I. A natureza da tentação
A. Toda tentação é externa, ou seja, de fora para dentro.B. A intenção do Diabo é usar toda e qualquer tentação, é fazer o crente admitir ou concordar com o erro, como se não houvesse nenhum problema. Gênesis 3:4 “Então, a serpente disse a mulher: Certamente não morrereis”.
a. Inclusive oferecendo “vantagens” Gênesis 3:5 “Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal”.
II. A vigilância sobre a tentação
A. A Bíblia diz: “Resisti ao Diabo e ele fugirá de vós” Tiago 4:7B. Às vezes ele brama como um leão, e só a firmeza na fé para resisti-lo. I Pedro 5:8-9 “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo”.
C. Porém, a maioria das vezes ele vem ardilosa, e sutilmente. Jesus disse: “Vigiai” Marcos 14:38. Vigiar é conhecer o inimigo e sua estratégia, é saber o que ele pensa, qual é o seu plano. Nós não devemos ignorar os ardis de satanás. II Coríntios 2:11 “Porque não ignoramos os seus ardis” Ele não tem como derrotar o crente vigilante.
D. Resistir ao diabo é resistir à tentação.
III. A importância de resistir a tentação.
A. A tentação se não for dominada, destrói a vida moral e espiritual do crente. Mas, uma vez que lhe oferecemos resistência, fortalecemos o interior de nosso ser.B. Há uma bem aventurança especial para aqueles que resistem as tentações, a saber, a “coroa da vida”, como promessa de Deus. Tiago 1:12 “Bem aventurado o varão que sofre a tentação; porque quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam”
Conclusão: “A resistência à tentação em suas variadas formas, aumenta o poder do crente. Mas o ceder as tentações destrói as defesas espirituais dos remidos”. (Champlin)
Adoro estes estudo são bênção pra minha vida
ResponderExcluirPostar um comentário
Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!