Transformando tragédia em vitória

Transformando tragédia em vitóriaTexto: II Reis 4:1-7

Introdução: Nós servimos ao Deus do impossível! Quando enfrentamos situações aparentemente impossíveis, como momentos de tragédia…

Essa mulher estava enfrentando um momento difícil, primeiro a perda do marido, segundo os credores batem a porta, para levarem seus filhos como escravos, só tragédia…

Essa história nos ensina que Deus é capaz de mudar as coisas e recuperar as bênçãos da tragédia.
[post_ad]
Vejamos 7 etapas para que isso aconteça: 

I. Reagir a situação

A. Ela fez algo sobre a sua situação: Ela não sentou-se e ficou esperando que as coisas acontecessem. Foi pró-ativa como ela enfrentou a tragédia: a morte de seu marido e a possibilidade de seus filhos se tornarem escravos.
B. As coisas a evitar:
1. Fatalismo - O que tem de acontecer, acontecerá,
2. Auto piedade - Porque essas coisas sempre acontecem comigo,
3. A condenação e a acusação - Deus não ama você, você não é bom. Você está pagando.
C. Exemplos: Josafá (2 Crônicas 20:3) ficou alarmado e buscou o Senhor, Davi em Ziclague (1Samuel 30:6) se fortaleceu no Senhor.

II. Pedir a Deus

A. Ela clamou ao homem de Deus - Eliseu: Ele era o profeta, líder em Israel, o líder da escola de profetas.
B. Como posso ajudá-la: Eliseu sabia o que ela queria, mas permite a ela fazer o pedido. Precisamos ter objetivos claros e sermos específicos quando pedimos algo a Deus.

III. Reconheça o que você tem

A. O que você tem em sua casa? No primeiro momento ela disse que não tinha absolutamente nada. Não podemos desprezar o que temos? (Zacarias 4:10)
B. A chave para a nossa benção está conosco: Moisés tinha uma vara, Davi uma simples funda, os discípulos o lanche de um menino. Seu divino poder nos deu tudo que precisamos para a vida e piedade (2 Pedro 1:3).

IV. Considere a palavra de Deus

A. Ela ouviu atentamente as instruções: Isto é evidenciado pela sua obediência. Muitas vezes pedimos a Deus, mas não conseguimos ouvir as instruções. Suas instruções foram muito específicas.
B. O sucesso vem de ouvir atentamente a Palavra de Deus: Josué 1:8.

V. Coloque em pratica as instruções

A. Ela fez o que o homem de Deus disse: Isso é muito mais difícil do que apenas ouvir. Aqui é onde a borracha encontra a estrada. Talvez tenha sido constrangedor para ela ir aos seus vizinhos e pedir vasos emprestados.
B. Ela foi aos vizinhos, pegou os vasos, fechou a porta, e derramou óleo: Ela obedeceu implicitamente. Recipientes vazios eram necessários. Você não pode encher vasos que já estão cheios. Para recebermos a unção devemos esvaziar-nos. Ela teve que fechar a porta e fechar as distrações e obstáculos para obedecer a Deus.

VI. Retorne para mais instruções

A. Ela não se tornou presunçosa após o sucesso: Ela teve uma grande abundância, mas teve o cuidado de continuar buscando a Deus para mais instruções. Ela não se baseou em seu sucesso para o futuro. Manteve sua dependência de Deus.

VII. Receba as bênçãos

A. A abundância de Deus: Sua necessidade era pagar a dívida para que seus filhos não fossem tomados como escravos. Ela conquista isso e muito mais. Deus responde a oração com mais do que ela precisava. Efésios 3:20 “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos, segundo o seu poder que opera em nós”.
B. Exemplos: Salomão pediu sabedoria para governar, quatro amigos levaram um paralítico a Jesus para a cura, o ladrão morrendo queria ser lembrado no reino de Jesus e Cornélio queria ouvir a Palavra de Deus. Eles receberam mais do que eles pediram.

Conclusão: Deus é um Deus redentor. Não importa a tragédia ou a situação aparentemente impossível que enfrentamos, Deus é capaz de transformá-la em sucesso.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!


Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Transformando tragédia em vitória Transformando tragédia em vitória Reviewed by Aldenir Araujo on fevereiro 12, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.