Ainda há lugarTexto: Lucas 14:22

Introdução: Um dos métodos favoritos de Jesus para comunicar as grandes verdades espirituais ao povo que o seguia era o uso de parábolas. Este texto enfoca a parábola da grande ceia, que oferece material abundante para meditação e estudo por parte do povo de Deus.

Ater-nos-emos basicamente a expressão com que o Senhor ordenou ao servo, quando o enviou a buscar os últimos participantes da grande festividade: “Ainda há lugar”

I. Hoje, ainda há lugar

A tarefa universal de evangelismo que o Senhor confiou a sua igreja apresenta esta característica singular: é uma tarefa para hoje, agora!
1. Ontem, o dia que passou. Jeremias 8:20
2. Amanhã um dia duvidoso. Tiago 4:14
3. Hoje o dia oportuno.
a. Hoje é o dia do cumprimento da escritura. Lucas 4:21
b. Hoje é o dia da salvação. II Coríntios 6:2 – Hebreus 3:15
c. Hoje é o dia das grandes exortações de Deus. Hebreus 3:13
4. Jesus disse ao ladrão na cruz: “Hoje estarás comigo no paraíso” Lucas 23:43. Sim, amados, hoje ainda há lugar. Hoje, agora, é o dia oportuno.

II. Ainda há lugar no céu.

Naturalmente, ao falarmos de “lugar” no céu, estamos usando uma linguagem figurada, pois o céu não é um lugar com espaço limitado. O termo “lugar” aqui tem conotação com “oportunidade”.
1. O céu é um lugar perfeito
a. Perfeito em dimensão, perfeito em estrutura, perfeito em propósito, perfeito em natureza, para sempre perfeito em tudo. O céu é perfeito porque é a morada de Deus e porque nele não entra pecado.
2. O céu é um lugar aberto.
a. O céu está aberto a todos os que aceitam a Cristo como perfeito e suficiente Salvador. O céu está aberto aos que lavam suas vestiduras no sangue do Cordeiro. O céu é o lar dos remidos por Cristo. O céu é o lar e a pátria definitiva do povo salvo, a Igreja de Jesus.
3. O céu é um lugar acessível.
a. Jesus disse: “Na casa de meu pai há muitas moradas” João 14:2
b. Ainda há lugar no céu. Este é um dos grandes motivos pelos quais devemos continuar na obra missionária. Podemos e devemos pregar ao mundo inteiro, porque ainda há lugar. E bastante lugar.

III. Ainda há lugar na igreja

1. A igreja é um corpo. Efésios 4:15-16 – I Coríntios 12:12
2. A igreja é um edifício. Mateus 16:18 – I Coríntios 3:9-10 – Efésios 2:20. Ainda há lugar para novas pedras.
3. A igreja é um rebanho. Salmo 100:3 – I Pedro 5:2-3 João 10:11. Ainda há lugar para novas ovelhas neste aprisco. João 10: 16 – Isaías 53:6 – I Pedro 2:25

IV. Ainda há lugar para os perdidos

1. A humanidade está perdida. Romanos 3:23
2. A humanidade está condenada. Romanos 6:23
3. Deus quer salvar a humanidade da condenação eterna.
a. “Porque o filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” Lucas 19:10

Conclusão: Hoje é o dia oportuno de salvação, ainda há lugar para os que aceitam o convite do Salvador. O dia de Deus é o dia que se chama hoje.

Esboço de Sermão do pastor Geziel Gomes