Os Quatro Maiores Poderes do Universo

Os Quatro maiores Poderes do Universo
Texto: Mateus 28:18
Introdução: Hoje vamos falar dos 4 maiores poderes do Universo. Nenhum deles está na mão do ser humano. Nenhum deles pode ser manipulado pelo homem, portanto, não podem ser corrompidos.
 
Os 4 maiores poderes do universo são responsáveis pela maior transformação que jamais a raça humana poderá produzir por si mesma. Toda a ciência, toda a tecnologia, toda a cultura, todo o poderio bélico, todo o armamento nuclear, jamais poderá produzir uma nova criatura.

Vou lhes falar a respeito do poder do Deus Altíssimo manifesto de quatro extraordinárias maneiras:

I. O poder da cruz – Nada mais pode me libertar da condenação do pecado.

Romanos 6:6 Pois sabemos que a nossa velha natureza pecadora já foi morta com Cristo na cruz a fim de que o nosso eu pecador fosse morto, e assim não sejamos mais escravos do pecado.

Você já ouviu a frase: “todo o homem é inocente até que se prove o contrário”? Isso é uma linguagem forense. Alguém vai ter que provar que uma pessoa é culpada. Parte-se do pressuposto que todo cidadão é a priori inocente. Mas quando vemos a questão do ponto de vista de Deus, o panorama é totalmente o inverso – todos são culpados até que alguém pague a dívida.

Agora, você sabe o que mais me impressiona quando leio nos Evangelhos a paixão de Cristo?

O império romano podia mandar fazer uma cruz, mas não podia forçar Jesus a deitar-se nela. Poderia mandar fazer pregos de ferro, mas não poderia forçar Jesus a abrir suas mãos para que fossem perfuradas. O império romano poderia colocar Jesus entre dois ladrões, mas não poderia forçá-lo a perdoar um deles oferecendo-lhe a vida eterna gratuitamente. A cruz de Cristo é uma das maiores demonstrações do poder de Deus para a redenção do homem.

Mas o que há de tão poderoso na Cruz de Cristo?

1. Primeiramente, a cruz é um misterioso paradoxo, porque ao mesmo tempo em que se vê nela uma violência, vê-se também uma profunda declaração de amor divino ao ser humano.
Ali, o santo toma o lugar do pecador, o inocente, o lugar do culpado, o justo, o lugar do transgressor. Na cruz de Cristo, a dor de Um se transforma em alivio da angústia de muitos; a ferida de Um, é o remédio para enfermidade de muitos; o castigo de Um, ser torna justiça de muitos. Oh! A maravilha do poder de Cristo.

2. Em segundo lugar, a cruz de Cristo resolve o mais profundo e insolúvel problema de Deus.
Ele ama o ser humano, mas o amor de Deus é santo. Ele nunca pode amar alguém abrindo mão da sua santidade. Ele somente pode relacionar-se com pessoas santas. Daí o problema - como conviver com pecadores sem comprometer sua santidade? Como julgar e condenar pecadores por meio de sua justiça sem frustrar o seu amor pela raça humana?

A Bíblia nos fala de um fato universal: todos pecaram.

Romanos 5:12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.

Todo o pecado é uma afronta pessoal a Deus, primeiramente porque Ele nos criou para amá-lo, e nos fez para sermos santos, como Ele é. Mas também o pecado provoca em Deus uma irreprimível indignação. No livro do Apocalipse, lê-se do “lagar (tanque) da cólera de Deus”, ou do “lagar (tanque) do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso.” (Apocalipse 14.19; 19.15) A ira de Deus, uma vez provocada e manifesta, causa a aniquilação completa da criatura a qual é destinada.

João 3:36 Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

Quando um pecado é cometido, a lei de Deus, a sua vontade, a sua moral, enfim, Ele é pessoalmente ofendido. Ora, o que é pecar? É quando alguém se rebelou contra o seu governo, sua autoridade, e agora Ele requer com justiça uma compensação pela rebeldia.

Ora, a única compensação justa para o pecado do homem, é a morte do transgressor. Se todos pecaram, todos terão que morrer. Mas se o homem paga pelos seus pecados, com sua morte, Deus fica satisfeito em sua perfeição, mas o homem se perde.

Mas acontece que há também esse lado de Deus – a riqueza da sua misericórdia – que o faz ter o miserável no coração. Como aplacar a ira santa e justa de Deus e ainda salvar o ser humano? Quem pode fazer tal resgate?

É necessário alguém que seja verdadeiramente humano para representar o ser humano. Mas para que a compensação seja aceita, ela precisa ser perfeita e oferecida por alguém perfeito aos olhos de Deus.

Ora, somente Deus pode ser perfeito, e somente um ser humano pode representar a raça humana. Como unir o irreconciliável?

Deus resolve esse problema de maneira maravilhosa: ENCARNAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO. O Deus-Filho encarna-se em Jesus, verdadeiro Deus, verdadeiro homem, Deus-homem, verbo que se faz carne, Deus profunda e graciosamente empobrecido de sua glória para caber dentro de um corpo humano.

Mas é na cruz que o maior de todos os milagres acontecem. Deus precisa achar um lugar onde a ira e a misericórdia se abracem. Deus precisa de um lugar onde a lei e a graça deem as mãos, um lugar onde a justiça e a paz se beijem. Deus precisa de um lugar para realizar o milagre da SUBSTITUIÇÃO. Esse lugar é a cruz de Cristo. É na cruz que Jesus é castigado por Deus, na cruz Jesus é traspassado, na cruz é ferido, na cruz moído pelas nossas transgressões.

A ler o Evangelho, você achará Jesus em cidades, em casas, à beira mar, em montes, andando pelo deserto, pelas estradas, vai encontrá-lo sobre as águas do mar, nas margem dos rios, mas nenhum desses lugares serviu para a SUBSTITUIÇÃO. Somente na cruz Deus fez isso.

Cruz é o lugar certo para derramar o sangue do Cordeiro de Deus. Cruz é o lugar certo para Cristo derramar sua alma na morte. Tire a cruz de Cristo da Historia e o Evangelho torna-se apenas um educado estilo de vida, mas sem poder algum para nos livrar da condenação do pecado.

Qual é o poder da Cruz? Paulo responde.

Gálatas 6:14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.

Colossenses 2:14 e anulou a conta da nossa dívida, com os seus regulamentos que nós éramos obrigados a obedecer. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz.


Qual o resultado disso? Quando a dívida é paga, quando o nosso pecado é perdoado, Deus nos reconcilia com Ele, o relacionamento é restabelecido, há paz entre nós e Deus. Assim, o Apóstolo Paulo afirma:

Romanos 8:1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.

Lucas 23:33-34 Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda. Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes.

Isso é poder! Sabe o que Deus faz com isso? Ele transforma vidas.

II. O poder da ressurreição – Nada mais pode me dar esperança da vida eterna.

1ª Pedro 1:3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

O segundo maior poder do universo, é a autoridade de anular o poder da morte. Se a cruz aniquila o poder do pecado, a ressurreição de Cristo anula a destruição da morte. Graças a Deus, esse poder também não pode ser manipulado pelo homem. O que o homem faria com o poder de anular a morte? Só Deus sabe que terríveis coisas o ser humano faria com esse poder. O homem gosta de brincar de Deus. Gosta de se sentir senhor da vida e da morte.

Somente Deus é Deus. O poder da ressurreição pertence a Deus, somente Ele pode usá-lo. Paulo fala que Deus “nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,”.

Você já teve a experiência de se despedir de um ente querido, de uma pessoa profundamente amada? Aqueles que seguraram por alguns momentos um caixão onde havia o corpo de um filho, de um pai, de uma mãe, do marido, da esposa, sabem quão confortadora é a afirmação de Paulo:
1ª Coríntios 15:13-20 E, se não há ressurreição de mortos, então, Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé; e somos tidos por falsas testemunhas de Deus, porque temos asseverado contra Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual ele não ressuscitou, se é certo que os mortos não ressuscitam. Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram. Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens. Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.
Suponha que não houvesse a vida eterna...
Qual a recompensa de deixar o mundo e a sua glória?
Qual a recompensa de ter vivido uma vida digna quando muita gente prospera fraudulentamente?

Qual a recompensa de ter sido fiel no casamento quando a maioria das pessoas acredita que o importante é viver novas emoções?
Qual a recompensa de ter lutado contra o pecado, contra as paixões da natureza humana?

Sem a esperança de vida eterna nenhum desses sacrifícios teria qualquer recompensa. Graças a Deus, o Apóstolo Paulo fala de um VIVA ESPERANÇA. Não é auto-ajuda, não é auto-hipnose, é fato – de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos. Para que o evangelho chegasse até nós, centenas, milhares de mártires deram suas vidas por essa causa.

Pois o poder da esperança na vida eterna está acima de qualquer benefício desse mundo. Para nós o viver é Cristo, e o morrer é lucro.

III. O poder do evangelho – Nada mais me assegura que eu persevere até o fim

Romanos 1:16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;

Gosto de como o Apóstolo Paulo coloca isso – poder para salvação. Se a cruz me liberta do poder do pecado, a ressurreição me livra do poder da morte, as promessas do evangelho me asseguram que estarei seguro nas mãos de Deus até o fim.

Deus tem o poder de manter a promessa que Ele fez no Evangelho. E sabe como ele usa esse poder? Para manter-me fiel a Ele.

Certa vez um homem visitou uma velha senhora que estava quase para morrer. Tentando experimentar a sua fé para partir desse mundo perguntou:“- Suponha que na ultima hora, Deus decidisse não mais salvar a sua vida...

Ela respondeu: “- Por mim, tudo bem, Deus perderia muito mais do que eu. Eu perderia apenas minha alma. Mas Ele perderia a honra do Evangelho que me garante: Aquele que crê em mim tem a vida eterna”

IV. O poder da fé – Nada mais pode vencer o mundo.

1 João 5:4-5 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?

Quero terminar essa mensagem falando de um 4º poder – o poder da fé. Como os outros, esse poder também não pode ser manipulado pelo homem. O poder da fé não pode ser comprado, negociado, vendido, emprestado. A fé é um dom de Deus. Não vem da força humana. A fé que move montanhas é o dom gratuito de Deus.

Se o poder da cruz anula a condenação, o poder da ressurreição vence a morte, o poder do evangelho garante a minha salvação, o poder da fé me ajuda a vencer o mundo. Para chegar às portas do céu é preciso vencer o mundo antes.

João diz: E esta é a vitória que vence o mundo – a nossa fé.

Você reparou bem nessa frase? Por que não disse – está é a fé que vence o mundo, mas a vitória que vence o mundo? Simplesmente porque a nossa fé é uma resposta à vitória de Cristo.

Por que precisamos da fé para vencer o mundo? Porque o mundo é hostil à nossa fé, é inimigo do crente tanto quanto a carne e o diabo. O mundo jaz na maligno, portanto vai sempre guerrear contra a fé cristã.Como age o poder da fé no crente? A melhor resposta a isso está na carta aos HEBREUS 11: 33-40
...os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros.

Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra.

Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados. Hebreus 11:33-40

Thomas Haukes, foi um ministro inglês do seculo 16 que havia sido condenado à morte com outras seis pessoas. Era o dia 9 de Fevereiro de 1555. Erudito na educação, Hawkes inspirava muitos com sua fé. Alguns amigos presos com ele pediram a Hawkes se ele poderia dar um sinal quando estivesse no meio das chamas, para saberem que seria possível resistir ao sofrimento sem negar a fé. Hawkes prometeu erguer as mãos acima da cabeça, antes de render o espírito, caso fosse possível suportar o sofrimento em paz de alma.

Chegado o dia da execução, 10 de junho de 1555, pregou sua ultima mensagem antes de morrer. Em seguida, foi amarrado pelo meio à estaca, e logo lhe a fogueira foi acesa. Tão forte foi o fogo que logo sua pele escureceu, e começou a consumir rapidamente o seu corpo.

Quando todos pensaram que ele já havia morrido, Hawkes, lembrado de sua promessa aos companheiros, ergueu seus braços que ardiam como tochas, e uniu as suas mãos sobre a cabeça, como se batesse palmas, não uma, nem duas, mas três vezes. A multidão rompeu em gritos de alegria e vitória! Howkes havia guardado a sua fé até o fim!

Hebreus 12:1-2 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

Conclusão: Quero terminar essa mensagem com um desafio a você. O Poder da Cruz de Cristo, da Ressurreição de Cristo, do Evangelho de Cristo e da fé em Cristo, não são usados por Deus por imposição. Deus não violenta o coração dos homens. Pelo contrário, Deus nos convida a nos submetermos a esses poderes.

Você já foi à cruz? Já deixou ali os seus pecados? Já pode dizer que nenhuma condenação está sobre sua vida? Você já tem em seu coração a esperança da vida eterna? Você tem andado nas promessas do Evangelho? Tem lutado e vencido o mundo pela fé? Quero convidar a você para submeter-se à Cruz de Cristo, ao poder da Ressurreição, convido você a entregar-se ao poder transformador do Evangelho e viver pela fé.

Você fará isso hoje?

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem