Culto Fúnebre

Culto Fúnebre
Cerimônia Fúnebre

Esta cerimônia foi preparada para os casos em que só há um culto fúnebre programado, seja ele na residência, na igreja, ou no cemitério.

A mensagem que foi incluída como modelo considera que o falecido era crente em Jesus.

Leitura bíblica

Poderá ser lida uma das passagens, ou uma seleção das várias passagens que aparecem na seção de leituras bíblicas.

Oração

O ministro reconhecerá a soberania de Deus e pedirá a sua bênção sobre o culto que celebrará.

Dados sobre a pessoa falecida e sua família

O ministro informará sobre o lugar de nascimento da pessoa falecida, os lugares onde viveu, seus familiares. Estes e outros dados deverão ser confirmados antecipadamente pela família.

Leitura bíblica

O ministro lera um salmo, ou a passagem bíblica favorita da pessoa falecida (por exemplo, o Salmo 23).

Oração

O ministro agradecerá a Deus pelo fortalecimento e o consolo que a Palavra nos dá, e lhe pedirá que esta atue na vida dos seres mais queridos da pessoa falecida.

Hino especial

Um solista ou um grupo musical cantará um hino.

Homenagem póstuma

Um dos membros da família que melhor conhecia a pessoa falecida falará durante alguns minutos sobre as virtudes mais destacadas da pessoa, aquelas que ficaram gravadas na memória de seus amigos.

Mensagem

O ministro escolherá nas Sagradas Escrituras um tema que encoraje, anime e console os presentes, e os faça refletir sobre a vida e a morte.
 
A mensagem seguinte, incluída aqui como modelo, destaca as virtudes que caracterizavam a pessoa falecida:

"Nosso amigo... dorme"

Texto: João 11:11

Esta expressão bíblica é muito mais que uma força de expressão. É uma realidade. Não é só uma maneira de suavizar a dura realidade da morte. É uma verdade que se encontra na Bíblia, tanto no Antigo como no Novo Testamento.

Por que Jesus se referiu à morte como um "sono"? Porque ele sabia que é certo o que o salmista diz no Salmo 127:2, que "Ele dá aos seus amados o sono."

Ao nos referirmos a__________________ (nome da pessoa falecida) como amigo(a), conseguimos envolver a todos os presentes, porque era amigo(a) íntimo(a) de sua(seu) esposa(o), de seus sogros, de seus filhos e de seus netos, como também amigo(a) de todos os que tiveram a oportunidade de sê-lo. Era um(a) amigo(a) no sentido mais completo da palavra, como expressa Provérbios 17:17: "em todo tempo ama o amigo". Assim era __________________ (nome da pessoa falecida): Amava a todo mundo em todo tempo.

(O ministro relatará alguns episódios que ilustrem o fato da pessoa falecida ter sido um(a) amigo(a) exemplar).
Que significa para__________________ (nome da pessoa falecida) o estar adormecido?

1. Significa ver a Deus

Em Atos 7:56-60, Estêvão, antes de adormecer, viu o céu aberto e o Filho do homem à direita de Deus Pai. Da mesma forma__________________ (nome da pessoa falecida) verá a Deus, pois em Mateus 5:8 Jesus diz: "Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus". __________________(nome da pessoa falecida) adormeceu em paz com Deus. Não existe sono mais agradável do que este.

2. Significa reunir-se com amigos que partiram antes dele

Em Atos 13:36 Paulo diz que "tendo Davi no seu tempo servido conforme a vontade de Deus, dormiu e foi posto junto de seus pais".__________________ (nome da pessoa falecida) acabou de ter a oportunidade de reunir-se com seus amigos ou seus pais, caso estes o tenham antecedido.

3. Significa esperar reunir-se com seus amigos no futuro

Em sua primeira carta aos Tessalonicenses, capítulo 4, versículos 14 a 18, Paulo escreveu estas palavras de suprema esperança e incomparável consolo: "Cremos que Jesus mor­reu e ressurgiu, assim também cremos que aos que dormem em Jesus, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Pois o mesmo Senhor descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vi­vos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras."

Isto nos servirá de consolo e encorajamento, e manterá a certeza de que iremos encontrar ________________ (nome da pessoa falecida) no céu. Mas isso dependerá de nós. Seja nos preparamos devidamente, e se nos mantivermos fiéis a Deus, nós nos encontraremos com ele (ou ela) um dia, certa­mente não muito distante.

Deste modo, ao pensar em nosso(a) amigo(a) __________________(nome da pessoa falecida), lembra­mos que ele(a) adormeceu, e que isto significa que ele(a) des­pertará para viver por toda a eternidade com Cristo. De ma­neira que agora só falta a nós, em tempo muito próximo, nos reunirmos a ele(a) para morarmos juntos "na casa do Senhor, por longos dias".

Hino cantado pela igreja

Um hino solene será cantado ou um hino favorito da pessoa que faleceu, que seja adequado para a ocasião (por exemplo, Tantos como a areia da praia).

Entrega do corpo à terra

O ministro dirá:

"Estamos reunidos para tornar a lembrar o que é eterna­mente sagrado por ser um dom da parte de Deus. Somos sus­tentados por uma fé mais poderosa que a morte, e temos a certeza de que a vida se estende para além deste lugar, avan­çando por toda a eternidade. Nessa confiança nós nos reuni­mos aqui para deixar a parte mortal de nosso(a) irmão(ã) nes­te lugar de descanso. Estamos rodeados da natureza maravi­lhosa que Deus criou, e estamos convictos de que teremos um lugar de descanso, não feito por mãos humanas, mas pelo próprio Deus eterno."

Bênção pastoral

"Ao que pode fazer muitíssimo mais que tudo o que pe­dimos ou imaginamos, segundo o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na Igreja e em Cristo Jesus por todas a gerações, pelos séculos dos séculos! Amém."

2 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Paz irmão para mim foi muito util este seu comentario !!
    Eliseu Silva

    ResponderExcluir
  2. @Anônimo
    Amém, querido. Fico feliz que tenha sido útil.
    Abraços

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem