Perigos a Serem Evitados no Natal

Perigos a Serem Evitados no Natal
Texto:
Mateus 15:1-9

Introdução

A. Provavelmente há mais pecado e injustiça cometida na semana, que se estende do final de dezembro até 1 de janeiro, do que em qualquer outra época do ano.

B. Muitas pessoas, na celebração religiosa do Natal, acham que elas estão honrando a Cristo, mas, na realidade, eles estão desonrando.

C. Vamos listar algumas formas de desonrar Cristo, nesta época do ano.

I. Desonramos a cristo quando praticamos uma adoração vã.

A. Toda a adoração deve ser feita de acordo com a verdade, e não através de tradições e doutrinas dos homens. João 4:24; Mateus 15:9

B. Cristo é desonrado quando homens comemoram seu nascimento sem a sua sanção.
1. Não há nada de errado em lembrar as bênçãos do nascimento de Jesus.
i. No entanto, quando o homem criou a celebração do nascimento de Cristo como o padrão de Deus para a adoração, tornou-se pecado e errado.
ii. Não havia nada de errado com os judeus lavar as mãos antes de comer, mas quando eles fizeram disso um ato de culto; eles acrescentaram à lei de Deus. Marcos 7:1-3, 15
iii. Não havia nada de errado com a prática da circuncisão por motivos de saúde ou sociais, mas quando os judeus cristãos tornaram essa pratica necessária para a salvação, eles pecaram. Atos 15:5; Gálatas 2:4-5

C. A importância de ter autoridade para todas as crenças e prática não pode ser exagerada.1. Se o Senhor nos quisesse celebrando o Natal como Seu aniversário, Ele nos teria dado o dia preciso, e nos mostrado quando e como praticá-lo.
i. Datas precisas foram dadas no Velho Testamento, e certamente poderia ter sido dada no âmbito do novo se o Senhor quisesse.
2. Somos instruídos nas Escrituras a lembrar da morte de Jesus no primeiro dia da semana, participando do pão e do fruto da videira. 1 Coríntios. 11:23-26, Atos 20:7
i. Nós não honramos a Cristo pelo exercício de uma prática que sua palavra não autoriza. 1 Coríntios. 4:6; 2 João 9; Mat. 7:21-23; Gal. 6:8-9

D. Nós sabemos a partir de registros históricos que a importância atribuída ao dia de Natal originou-se centenas de anos após a Lei de Cristo ter sido dada. Damos um exemplo. Muitos outros poderiam ser dados.
1. A Enciclopédia Americana: "O Natal, de acordo com muitas autoridades, não era celebrado nos primeiros séculos da igreja cristã ... Uma festa foi estabelecida em memória do nascimento de Cristo, no século IV. No quinto século, a Igreja Ocidental (Igreja Católica) ordenou que fosse comemorado no dia da festa romana antiga do nascimento do sol, já que nenhum conhecimento certo do dia do nascimento de Cristo existia ”

II. Outra maneira de desonrar a cristo durante o natal é as; festas de bebedices.

A. Os cristãos são muitas vezes enredados nas festas da empresa realizadas na época do Natal e Ano Novo.
B. Um estudo do uso de bebidas alcoólicas na Bíblia nos leva a compreender os males da participação no mesmo.
1. Os efeitos da bebida são:
i. Ela perverte o julgamento. Isaias 28:7-8
ii. Ela seduz e destrói. Prov. 23:29-35
iii. É viciante - "escraviza o coração." Oséias 4:11
iv. Ela provoca doenças. Oséias 7:5
C. Beber bebidas alcoólicas é condenado no Novo Testamento. 1 Tessalonicense 5:5-7
1. A palavra "sóbrio", que é usado muitas vezes no NT é "nepho" no grego, que entre outras coisas, significa, "ser livre da influência de entorpecentes."
i. Bebedices estão condenadas em I Pedro 4:3.

D. Deixe-me encorajar todos para evitar beber bebidas alcoólicas durante o natal, e em qualquer outra época.
1. Não deixe que seus colegas de trabalho ou de escola te aliciem e seduzam você a tomar uma bebida.
i. Mesmo porque a bebida pode ter uma influência sobre a mente.
2. Não seja hipócrita, mas tome uma posição forte para o que é direito.
i. Ouvi falar de um cristão hipócrita que disse que na festa da empresa, em vez de beber o licor, ele derramou um pouco de coca em um copo e segurou-a na mão, para dar a aparência de estar fazendo o que todo mundo estava fazendo.
ii. Isto não é coragem e firmeza diante do Senhor.
3. Algumas pessoas poderiam afirmar que a religião não tem lugar no escritório, mas um estudo recente prova o contrário.
i. Vamos com ousadia pregar a palavra de Deus em todas as oportunidades, independentemente do que os homens podem dizer ou pensar.

E. Apesar de tudo isso, há alguns irmãos que dizem: "Paulo disse a Timóteo para tomar um pouco de vinho por causa do seu estômago." Veja 1 Tm. 5:23
1. Paulo estava simplesmente instruindo Timóteo a tomar um pouco de "puro suco de uva" para o seu estômago.
2. Paulo não está encorajando Timóteo a começar a beber rígidos licores.

F. Alguns irmãos querem fazer uma grande confusão sobre Jesus transformar a água em vinho.João 2:1-8
1. Deixe-me fazer uma simples pergunta, mas, importante, "Jesus estava incentivando a embriaguez?” Em outras palavras, Jesus transformou a água em vinho para que todos os convidados do casamento ficassem bêbados com o vinho que ele fez?
i. Uma resposta honesta a essa pergunta tira o argumento daqueles estão tentando se justificar com esta passagem.
ii. Os vinhos suaves que existiam no tempo de Jesus não são nada em comparação com as bebidas alcoólicas, que nós temos hoje.
iii. Assim, temos a expressão, "dados a muito vinho" nas Escrituras.

III. A terceira forma de desonrar a cristo durante o natal é a; falta de fidelidade.

A. As atividades especiais associados com a família e amigos, escola eventos, viagens, entretenimento, compras, etc., são todas conduzidas em um ritmo frenético durante os feriados.B. Muitos cristãos permitem essas atividades seculares para empurrar a Deus de seu lugar de direito.
1. Cultos da igreja são negligenciados, a oferta é reduzida, Estudo bíblico, oração, trabalho pessoal e outras atividades são  negligenciadas.

C. Assim, podemos verbalmente denunciar a observância religiosa do Natal como uma tradição dos homens, que, na prática, permitem o Natal para empurrar Cristo para fora de nossas vidas.
1. Por favor, considere: Mateus 6:33, 1 Pedro 1:13, Colossenses 3:2
i. Influenciar os cristãos a serem indiferente no Trabalho do Senhor é a maior obra do diabo.
ii. Não sejamos mornos, mas preocupados, zelosos, e ativos na obra do Senhor.

IV. Outra coisa para evitar nesta época do ano é; o materialismo.

A. Eu temo que alguns de nós estão estabelecendo um padrão para as nossas crianças que não é bom.

B. Jesus disse que é mais abençoado dar do que receber. Atos 20:351. Nossas crianças estão acostumadas a receber, e elas querem receber.
2. Eles querem e, normalmente, começa, com o mais recente brinquedo, só que um, mas muitos outros.
3. O que é triste, é que a dívida que os pais cristãos fazem para manter a tradição do natal, chega quase à Lua, para fornecer esses presentes para suas crianças.

C. Mesmo as pessoas não crentes reconhecem que o Natal se tornou um comercio.
1. Eu não estou dizendo que é pecado dar presentes nesta época do ano, ou em qualquer outra, mas deveríamos evitar os extremos.
2. Vamos evitar os perigos do materialismo. Lucas 12:15  

Leia também: A verdadeira expressão do natal

Conclusão

A. Nunca devemos permitir que as pressões das tradições dos homens nos leve a observar algo que não é ordenado por Deus.
1. A maneira de honrar a Cristo é fazer exatamente como ele mandou, nem mais, nem menos.
B. Além disso, não podemos permitir que as atividades do natal nos leve a desviar-se do serviço fiel ao Senhor.

Pr. Aldenir Araújo

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. A Bíblia não proíbe bebida alcoolica e sim a embriaguez... esse esboço é MENTIROSO

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem