Como pregar um sermão?

Muitos são convidados a preparar e pregar um sermão, mas poucos recebem qualquer ajuda ou orientações. Este artigo curto foi projetado para dar alguns conselhos que podem ser úteis.

A pessoa convidada a pregar uma mensagem deve se certificar de que ela fez o seu trabalho de casa. Não há razão para tentar pregar uma mensagem, se você não está disposto a reservar tempo para aprender a Palavra. Você deve dedicar tempo para aprender a Palavra antes de ser convidado a pregar.

Recordamos as palavras de nosso Senhor quando Ele disse: "O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca" (Lucas 6:45). Se você estiver armazenando a Palavra em seu coração, lendo-a e estudando-a no seu dia-a-dia, você sempre terá algo para compartilhar com os fiéis.

Quanto tempo vai levar para preparar a sua mensagem? Naturalmente, isto irá variar de acordo com a experiência do pregador. Em média, os pregadores mais experientes passam mais de 16 horas preparando para cada sermão. Isso não inclui o tempo que passam na própria leitura pessoal. Se você concorda em pregar um sermão, você estará se comprometendo a fazer uma quantidade significativa de estudo e preparação. Estudar a Bíblia deve seguir um processo de três etapas; ler a Bíblia, interpretar a Bíblia, e aplicar a Bíblia.

Você deve ler a Bíblia em uma série de traduções responsáveis. Não desenvolva um sermão baseado em uma única tradução expressa em um verso. Leia lentamente e leia repetidamente. Tente entender o que a passagem está realmente dizendo.

O segundo passo é interpretar a Bíblia. Este é o processo de entender o que a passagem significa realmente. Os erros mais drásticos de aplicação vêm de pessoas que ignoram a etapa da interpretação. Considere o contexto de uma passagem e compare Escritura com Escritura. Faça uso de um bom conjunto de referências cruzadas. Comparar e contrastar com outras passagens.

Finalmente, aplicar as Escrituras. Este é o processo de ajudar o crente a decidir o que ele ou ela deve fazer em resposta à Escritura. Não tente aplicar a Escritura até que você a tenha interpretado.
Muitos pregadores gostam de começar o sermão com uma ilustração ou uma brincadeira. Ilustrações e humor podem ser usados para levar a um ponto e manter a atenção das pessoas. Basta lembrar que você está ali para pregar a Palavra de Deus e não para entreter.

Conheça o curso: Pregador Completo

Todo sermão deve ter uma introdução, corpo e conclusão claramente definidos. A introdução deve ser projetada para agarrar e prender a atenção dos ouvintes. O corpo do sermão pode ter um ou mais pontos. Muitos pregadores gostam de pregar um sermão de 3 pontos. Enquanto eu hesitaria em sugerir que um sermão de 3 pontos seja o formato que cada pregador deve seguir, penso que alguns pregadores se beneficiariam de preparar sermões de 3 pontos porque suas mensagens não têm estrutura coesa.

Em todo sermão, o pregador deve ter um ponto que ele pretende levar a sua audiência. Afirme este ponto, repita-o e demonstre como tudo que você diz se refere a este ponto. Um sermão que ouvi foi sobre a necessidade de testemunho pessoal. O corpo do sermão tinha muitos pontos, mas o pregador sempre apontou para o fato de que cada um de nós deve estar testemunhando. Foi um dos melhores sermões que eu já ouvi.

Todo sermão deve ter uma conclusão definitiva. Para o público, não há nada pior do que pensar que uma mensagem está chegando ao fim e, em seguida, descobrir que não.

Se você achar que você não terá tempo para pregar todo o material que você preparou, corte algum material e vá para a conclusão. Lamentavelmente, muitos pregadores começam a ficar sem tempo, voam através da última metade de seu sermão e depois terminam sem qualquer conclusão real. Um pregador pode evitar esse problema se ele praticar a sua mensagem e saber exatamente quanto tempo ela leva. O pregador deve respeitar o tempo que lhe é dado. O pregador deve fazer um esforço especial para terminar a tempo.

O pregador deve extrair seu sermão da Bíblia, e não ler o seu sermão na Bíblia. O pregador existe para explicar um texto ou tópico. Ele não deve decidir o que ele quer pregar e, em seguida, ir à procura de um texto para apoiar suas opiniões. O texto não é um trampolim para qualquer tópico que você deseja pregar.

Há diferentes tipos de sermões. Uma mensagem expositiva pega uma passagem da Escritura e procura explica-la. O sermão tópico traça um tópico através das Escrituras. Um sermão biográfico segue a vida de alguém encontrado na Escritura e busca aprender as lições que podemos aprender a partir de sua vida. Uma mensagem evangelística procura explicar ao público o que eles devem saber para ser salvo. Um tipo de mensagem evangelística é o testemunho. Uma mensagem de exortação procurará mover os crentes a uma obediência mais profunda das Escrituras. O pregador iniciante deve experimentar com uma variedade de estilos.

Cada crente tem um dom espiritual (1 Coríntios 12:7). Um jovem com um dom de ensino, exortação ou evangelismo pode ser chamado para pregar um sermão. O conteúdo do sermão provavelmente vai depender do dom espiritual de um homem.

Como escolher um tema para pregar? Às vezes, o tópico é atribuído pelo pastor da igreja. Se você tiver a liberdade de escolher o seu próprio tópico, gaste uma grande quantidade de tempo em oração. Ao mesmo tempo, certifique-se de que você está lendo e estudando a Bíblia. Muitas vezes, suas próprias leituras levarão a um tópico que você deve pregar. Pergunte a si mesmo o que o público precisa ouvir.

Ao se preparar para uma mensagem, estude a palavra para si mesmo. Isso vai levar um tempo considerável. Tire um tempo para meditar sobre a Palavra. Não comece a escavar através de comentários e ouvindo áudios das mensagens de outras pessoas sobre o mesmo tema.


Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Como pregar um sermão? Reviewed by Aldenir Araujo on sábado, junho 18, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.